Menu

Aprenda a ouvir NÃO

Atualizado dia 2/17/2019 4:40:24 PM em Autoconhecimento
por Viviane Draghetti


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sempre ouvimos que é importante dizer NÃO para nossa sanidade e saúde mental e emocional e também para aumentar nossa segurança interior e autoestima.

Se permitir a recusar convites, visitas, situações que não estamos a fim, ou simplesmente em desacordo com o que faz sentido para nossa vida e momento vivido, inclusive dizer NÃO a amigos queridos.

Quando dizemos SIM para tudo, sofremos muito, deixamos de vibrar na nossa essência, nos tornamos pessoas “boazinhas e descartáveis”.

Mas por que temos medo de dizer NÃO? Por que somos tão prestativos e bondosos, aceitando tudo que os outros querem que façamos?

Por que fazemos o que não gostamos e não queremos para agradar todo mundo?

Temos medo do julgamento e da crítica: pensamos que dizer NÃO a alguém que gostamos, modifique a nossa amizade ou o faça sofrer.

Queremos agradar todo mundo por medo da rejeição e da solidão, porém, nos punimos e nos afastamos de quem realmente somos quando não ouvimos nossa alma.

Aceitamos convites, visitas indesejadas, para não criar conflito, para não parecer antisocial, porém, toda vez que fazemos algo pelos outros que não queremos, sofremos, nos culpamos e estamos nos desrespeitando.

Outro motivo para dizer SIM querendo dizer NÃO é que quando fazemos algo por alguém, mesmo contra nossa vontade, nos sentimos inconscientemente com um “crédito” e podemos cobrar depois. Sob essa ótica, dizer SIM sempre seria um ato de egoísmo, para pedir algo em troca?

Mas de onde vem esse medo de dizer não?
O que pode realmente nos acontecer?
A verdade é que não sabemos dizer não por que não fomos acostumados a ouvir NÃO!!

Reclamamos quando as pessoas não fazem nossas vontades, quando pensam diferente ou quando não estão presentes, dizendo que são egoístas. Percebem como projetamos mais uma vez a sombra no outro e agimos de forma infantil?

Somos carentes e mimados e quando OUVIMOS NÃO, levamos para o lado pessoal, nos fazendo de vítimas e injustiçados.

Então, uma dica para conseguir dizer NÃO é aceitar receber NÃO. Sem vitimização, sem birra.

Ninguém tem obrigação de fazer nossas vontades e estar sempre ao nosso lado. Cada um de nós é responsável pela própria existência, portanto, vamos aprender amar de forma adulta, aceitando e dizendo NÃO, sem culpa.

Quando aprendermos a ouvir NÃO das pessoas e da vida, teremos mais coragem para dizer NÃO sem expectativa, medo ou julgamento.

E que tal começar a semana dizendo e acetitando um NÃO? O quanto essa atitude me traria mais autoestima e paz?

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Viviane Draghetti   
Terapeuta Holística, Coach de Autoconhecimento, Instrutora de Yoga, Mestre Reiki, Karuna Ki e Seichim, Especialista em Geobiologia Alquímica, técnica de limpeza energética profunda, à distância. Há 10 anos, sua missão é auxiliar no Desenvolvimento Pessoal e Espiritual das pessoas, através de atendimentos, cursos, treinamentos, palestras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa