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Apresentação dos Espíritos de Umbanda

Atualizado dia 5/24/2006 5:49:19 PM em Autoconhecimento
por BATISTA D´OBALUAYÊ


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É importante não aceitar as descrições fantásticas que videntes, intoxicados de animismo, fazem de supostas entidades... Alguns vêem Oguns italianos, japoneses, monges tibetanos, até romanos de couraças e espadas ou cimitarras flamejantes, quando não é Xangô chinês na aparência de um velho mandarim; outras vezes afirmam que Oxóssi é um jovem hindu ou italiano, de cabelos semicompridos com manto púrpura ou um homem de cor moreno-jambo, com uma faixa na cintura e três flechas enfiadas no corpo, tal qual modelo fabricado pelos santeiros.

É bom lembrar que a Umbanda é a lei regida por princípios e regras em harmonia que não podemos alterar pela nossa simples vontade; todos os que conscientemente tentaram alterá-la sofreram diferentes dissabores...
A Umbanda é o movimento do Círculo Inicial do Triângulo e este é o Ternário ou a Tríade que exterioriza suas vibrações através das três formas ordenadas pela lei, que são místicas pois simbolizam: Pureza, Simplicidade e Humildade.

Pureza que nega o vício, o egoísmo e a ambição.
Simplicidade que é o oposto da vaidade, do luxo e da ostentação.
Humildade que encerra os princípios do amor, do sacrifício e da paciência, ou seja, a negação do poder temporal.

As três formas que simbolizam estas virtudes são as de crianças, caboclos e pretos-velhos que ainda traduzem: o príncipio ou nascer, o meio ou a plenitude da força e a velhice ou o descanso. Isto é a consciêcia em calma, o abandono das atrações materiais... O esquecimento do ilusório para o começo da realidade. A palavra caboclo é genericamente usada para qualificar todos os espíritos que se apresentam na "forma de índios".

É óbvio que o nosso "Eu" real jamais revelou, jamais, nem revelará sua verdadeira forma. Compreenda-se sua "forma-essencial"; ele externa sua consciência, seu livre arbítrio por sua alma, pelo corpo mental que engendra os elementos, que é uma formação do cognominado corpo astral ou perispírito, que é uma forma durável, fixa.

O espírito não tem pátria, porém conserva em sua forma, sua alma pelos caracteres psíquicos de vários renascimentos em diferentes pátrias. O conjunto desses caracteres psíquicos experimentais contribui para a sua personalidade moral e mental influindo decisivamente na forma de seu corpo "astral" e mesmo na física quando encarnado. Eleva-se ou evolui pelo resgate espiritualmente que sua imediata condição estando de tal forma purificada, anula os caracteres pessoais de sua última encarnação em aparência, aquela que caracterizou sua passagem pelo "mundo da forma humana".

Conclui-se que existe maior quantidade de formas astrais feias, baixas de aspectos brutais, reveladoras do atraso mental de seus ocupantes espirituais do que formas belas que expressam a Luz, a consciência evolutiva.

Os ocupantes das formas que revelam um karma limpo, uma iluminação interior é que são chamadas a cumprir missão na Lei de Umbanda, e por seus conhecimentos e afinidades, são ordenados em uma das três formas já citadas, valendo assim suas próprias vestimentas kármicas. Esta metamorfose é comum aos que tomam a função de Orixás e Guias, que assim procedem escolhendo por afinidade uma dessas formas em que muito sofreram e evoluiram numa encarnação passada.

Para os que estão classificados como protetores, quase a maioria, não se faz necessário esta transformação porque conservam ainda uma das três formas em seus corpos astrais, quais sejam crianças, caboclos e pretos-velhos.

Extraído do Livro "Poder e Magia de Umbanda e Quimbanda", de Batista DObaluayê,
Editora Império da Cultura.
021) 2507-2810
[email protected]

Texto revisado por Cris

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