Menu

APRESENTAÇÃO E REFLEXÃO

Atualizado dia 2/26/2007 11:39:59 AM em Autoconhecimento
por Academia Mental


Facebook   E-mail   Whatsapp

Apresentação Academia Mental

Nosso trabalho consiste no autoconhecimento através de questionamentos. Utilizamos para isso símbolos diversos como: mitos, contos de fadas, mandalas, etc. e atividades como jogos, dinâmicas, cursos, workshops, cine-reflexão, arte-terapia, etc.

Isso representa um novo conceito de trabalho com materiais já existentes, em uma nova abordagem que leva sempre a uma facilitação neste processo do autoconhecimento.

Nosso objetivo é facilitar às pessoas o acesso a novos referenciais de relaciomentos consigo mesma e com o mundo, conseguindo com isso reconhecer seus próprios recursos e capacidades para poderem estar inteiras nas relações. Desta forma as escolhas serão feitas de maneira mais harmoniosa.

Questionamentos:
1. O que é destino, quem os traça?
2. Podemos fugir do nosso destino?

Pequena reflexão sobre A Bela Adormecida

No conto “A Bela Adormecida” nasce a filha de um rei e uma rainha, e os nobres e todas as fadas são convidados para o festejo. Durante a celebração as fadas expressam seus melhores votos; porém, uma fada, a Fada Sombra, foi acidentalmente esquecida. Esta fada irrompe em cena e amaldiçoa a criança dizendo que esta morrerá com quinze anos ao picar o dedo numa roca. No entanto, uma Fada Persona ainda não tinha expressado seu desejo. Ela não é capaz de eliminar totalmente a maldição da Fada Sombra, mas consegue modificá-la para que a criança durma durante 100 anos ao picar o dedo.

Para impedir que a “maldição” cause danos à filha, o rei ordena que todas as rocas do reino sejam destruídas. Mas, um dia, a menina, já na adolescência, entra numa antiga sala do sótão de uma torre alta onde encontra a Fada Sombra. A jovem pica o dedo na agulha da roca. Na mesma hora ela e todas as pessoas do reino caem num sono profundo que dura 100 anos.

Terminado esse período, um jovem cavaleiro brandindo sua espada abre caminho através do bosque cerrado que havia crescido à volta do castelo. Entra no palácio e encontra todos adormecidos. Depara com a jovem Bela Adormecida e, ao beijá-la, quebra o encanto despertando-a, bem como a todos no reino. Logo eles se casam e são felizes para sempre.

Reflexão

1. O que é destino, quem os traça?
Destino é tudo aquilo que não podemos mudar e é traçado pela hereditariedade (talentos, habilidades); é biológico, portanto, de natureza constitucional.

2. Podemos fugir de nosso destino?
O que temos que fazer é ter conhecimento e assim evitar o sofrimento. Nesta estória constatamos que foi retirado de Bela o direito de saber das possibilidades de sua vida futura, quando o rei pede que retirem todas as rocas do reino. Sendo assim, a princesa se depara com uma possibilidade ligada ao seu destino e não pode evitar o sofrimento, pois não tem consciência do que aquilo significa e para que serve. Não podemos fugir de nosso destino, mas podemos ter consciência e fazer escolhas diante deste.

Comentários

Este conto revela todos os meios interiores que o indivíduo precisa desenvolver para atingir a idade adulta, rompendo com a fantasia de imaginar que os pais irão sempre protegê-lo quando, na verdade, temos que fazer isto sozinhos.

No conto, os pais têm a intenção de superproteger a filha e mandam retirar todas as rocas do reino. Desta maneira Bela Adormecida desconhece o que é uma roca e o perigo que isso representa para ela. O rei e a rainha não dão acesso às informações que eles possuem, causando todo o sofrimento no amadurecimento da princesa.

Resultado: Bela fica adormecida e distante de si mesma por 100 anos sem poder agir no mundo. Só a partir de seu sofrimento, quando ela fura o dedo na roca é que se abre um espaço para o seu desenvolvimento. No entanto, tudo isso poderia ter sido evitado se seus pais tivessem lhe passado o conhecimento prévio que já possuíam.

Com isso, podemos começar a refletir que o sofrimento é desnecessário. Não precisamos sofrer para atingirmos a maturidade e o autoconhecimento. Devemos falar claramente o que sabemos a nós mesmos, aos nossos filhos e às pessoas que estejam dispostas a trilhar o caminho do autoconhecimento. Através deste caminho podemos desenvolver nossos recursos bem como aprimorarmos nosso relacionamento no mundo.

Para dúvidas, informações e questionamentos fazer contato com:
Academia Mental
[email protected]
(11)3258-8347 Texto revisado por Cris
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Academia Mental   
Consultorio Walkiria Rovai Psicologa CRP /0613624 R Itacolomi 333 cjs 61 e 116 Higienopolis-São Paulo tel. 32588347 cel 991328936
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa