Menu

Aprisionamento mental e padrões de comportamento

Atualizado dia 5/26/2020 5:30:36 PM em Autoconhecimento
por Rodrigo Durante


Facebook   E-mail   Whatsapp

Imaginem uma situação qualquer, pode ser algo que aconteceu com a participação de vocês ou com alguém próximo e que você pode observar. Um simples encontro ou breve conversação. A pessoa reagiu de forma estranha, com muitos julgamentos distorcidos do que acontecia ali. Aparentou algum nervosismo e agressividade ou agiu como se o outro fosse o agressor, quando ele poderia até estar em paz e feliz, focado em seus afazeres.

Uma das coisas que mais representam o termo "aprisionamento mental" são nossos padrões de comportamento. Um padrão ou programação envolve uma mentalidade, alguma reação emocional e uma ação na matéria alinhada com eles. Pode ter sua origem nesta ou em outras encarnações, trazendo em si uma grande bagagem de energias desequilibradas, resultado de muitas outras reações e estímulos interpretados distorcidamente.

A primeira etapa da reação programada acontece em um nível energético. Pode vir diretamente de nossa imaginação ou através de algum contato de outra pessoa, acontecimento ou mesmo energia que nos lembra, consciente ou inconscientemente, alguma situação guardada, disparando assim uma reação emocional em nós como medos, raivas, culpas, tristezas, frustrações etc. Esta descarga emocional por sua vez já aconteceu muitas vezes no passado e já foi julgada e interpretada de certa maneira. Então ocorre o fato no plano material (que é neutro, sem julgamentos), nós reagimos através de certas emoções e outras programações que já trazemos e interpretamos o fato através destas emoções, criando assim "verdades" que determinarão como é e como vivemos a nossa realidade.

Desta maneira, atribuímos a determinadas situações e experiências reações, crenças e comportamentos que se repetirão automaticamente quando sentirmos ou percebermos algo parecido novamente. As vezes somente a presença de alguém já nos dispara reações de desconforto e acusação. Inconscientes de estarmos funcionando no piloto automático e em nossas reações emocionais, criamos mais justificativas para nossos comportamentos e, assim, alimentamos mais barreiras para nossa cura interior, equilíbrio e libertação deste padrão.

Com os padrões aos quais estamos presos, não percebemos que a vida pode ser diferente, mais leve e pacífica, sem tanta necessidade de nos defendermos ou de tomarmos certas atitudes que nos parecem obrigatórias. Em algum momento onde certamente somos estimulados a reagir, poderíamos estar em paz com nós mesmos e com a presença e comportamento dos outros ao nosso redor. Muitas situações que passamos hoje são por causa do acúmulo de energia desequilibrada em nós, que atrai certos acontecimentos para dentro de nosso campo vibracional. Porém, uma vez reconhecido e equilibrado o padrão, a situação não mais se repetirá, ou não nos causará mais reações. Da mesma forma, muitos julgamentos e pontos de vista que temos sobre nós mesmos, os outros, a vida e o mundo deixarão de existir, pois foram baseados em antigas reações de medo e sofrimento que agora escolhemos nos libertar.

Por isso é importante estarmos atentos ao nosso mundo interior, para percebermos onde estamos agindo em amor e a partir de nossas escolhas conscientes ou apenas reagindo, acusando algo ou alguém e permitindo que nossas construções distorcidas da realidade do ser nos digam como viver. Viver sem medos, culpas e sofrimentos não é questão do mundo se ajustar a nós e tampouco de nos protegermos dele, mas de curarmos nossas feridas, equilibrarmos nosso emocional e alinharmos nosso mental com nosso Eu Superior, o que há de mais puro e perfeito em nós!

Em Paz,
Rodrigo Durante.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Rodrigo Durante   
Aprendendo a ser feliz e compartilhando tudo o que me faz bem! Atendimentos e workshops.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa