Menu

ARTÍFICE DO PROGRESSO

Atualizado dia 9/27/2007 12:32:43 PM em Autoconhecimento
por Geraldo de Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

A vida na Terra não é perfeita. Oscilações da economia com freqüência jogam por terra planos longamente acalentados. O passar do tempo pouco a pouco dilapida o vigor físico. Amigos e familiares desencarnam.

Por sua natureza material, a Terra é um local de transição. Nela há certas vicissitudes inevitáveis como a dor, a doença e a morte do corpo físico. Esses fenômenos são comuns e até certo ponto aceitos com naturalidade. O que possui o condão de tornar o viver terreno realmente áspero são as fissuras morais dos homens. Fôssemos todos leais e bondosos e a vida na Terra seria um paraíso.

Mas por ora não é assim. O egoísmo persiste forte nos corações humanos. É ele que faz com que busquemos nossos interesses imediatos, despreocupados das tragédias e dores que causamos aos outros.

Com base nessa realidade, muitos acreditamos que a raça humana não tem jeito. Achamos que tudo está mesmo perdido e procuramos nos envolver o mínimo possível no que ocorre à nossa volta. Deixamos de votar, de nos indignar e de cobrar uma postura ética no comportamento político e social.

Esse gênero de comportamento não é novo. No âmbito religioso, por séculos houve a tendência de candidatos à santificação retirarem-se do mundo. Gastavam o tempo em cerimônias e preces, esquecidos das dificuldades dos que permaneciam envoltos nos afazeres mundanos.

A frase do Cristo, na qual ele diz que Seu Reino não é deste Mundo, costuma ser invocada como sustentáculo desse proceder. Entretanto, Jesus jamais demonstrou desprezo pelo Mundo e por suas criaturas. Enquanto aqui esteve, Ele se dedicou a educar e a curar os enfermos do corpo e da alma. Em dada oportunidade afirmou que Seus seguidores deveriam ser o sal da Terra e a luz do Mundo.

Esse enunciado certamente significa que o cristão precisa fazer a diferença. Que ele deve agir para que o Mundo se converta em um local mais justo e fraterno. Assim, não utilize os quadros chocantes da Terra como desculpa para cruzar os braços. Pense que você tem um papel a cumprir no contexto em que está inserido. Mire-se nos exemplos do Cristo e viva com muita correção. Trabalhe, sirva, seja leal, indulgente e compreensivo. Mas não enterre e nem esconda os seus talentos. Saia de seu círculo mais restrito de relações e aja para que o Mundo se torne um lugar melhor. Desenvolva ideais de elevação e pureza e os partilhe com o próximo. Indigne-se com os desmandos da política e cobre reformas. Sinta-se responsável pelo local em que vive.

Lentamente tudo se transforma e aprimora. As leis humanas estão em constante aperfeiçoamento. Certas práticas iníquas do passado, como o duelo e a escravidão, hoje não são mais admitidas. Muitos de nós lutamos para que cada melhora ocorresse.

Reflita sobre isso e torne-se um artífice do progresso. Você experimentará algumas dores e decepções ao se envolver em questões sociais, mas saberá que cumpriu a parte que lhe toca na construção de um mundo melhor. No ocaso de sua vida terrena, quando tudo o mais se extinguir, a paz pelo dever bem cumprido persistirá em seu coração.

Pense nisso.

Fonte: Redação do Momento Espírita

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Geraldo de Souza    
CONSULTAS AGENDADAS: REGIOES DE SANTO AMARO E INTERLAGOS... (SAO PAULO-SP). *TERAPIA DE PSICANÁLISE, ABORDAGEM JUNGUIANA, COM HIPNOTERAPIA ERICKSONIANA... *TERAPIA DE REIKI USUI ENERGIA NATURAL DE CURA. *COACHING COM PNL/APOIO PESSOAL/EMPRESARIAL... Contato inicial por email. Seja bém-vindo! Aguardando seu contato.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa