Menu

AS BRUXAS, AS DEUSAS E A MULHER

Atualizado dia 4/10/2007 6:45:47 PM em Autoconhecimento
por CIRANDDA DA LUA


Facebook   E-mail   Whatsapp

Dedico este artigo, primeiramente, aos grupos de mulheres a que tenho o prazer de participar como facilitadora, a verdadeira irmandade de todas as mulheres na Terra. A todas as mulheres que, muitas vezes, não conseguiram expor os seus desejos guardados no coração, a todas as minhas ancestrais de sangue e espirituais, às benzedeiras, parteiras, curandeiras, xamãs, às mulheres que injustamente arderam no fogo da inquisição, às mulheres que realizam os seus sonhos e escutam o bater do seu coração, às mulheres que nascem a cada instante e as que vieram antes de nós.

Aos homens que seguros de si, conseguem contemplar as mulheres, valorizando as suas conquistas.

À Mãe Terra que tanto nos cobre de bênçãos e a todos os seres!

Desde muito pequena, sinto-me atraída pela natureza e todas as suas manifestações. Tive a feliz oportunidade de ser criada em um local propício para satisfazer esse anseio e ainda recebi o presente de ser educada, na maior parte de minha infância, por minha avó, hoje com 94 anos muito bem vividos. Mulher de imensa sabedoria e simplicidade, benzedeira - herança que recebeu de nossas ancestrais - conhece divinamente as propriedades fitoterápicas das plantas e tem o talento de acalentar todos os seres vivos.

Vovó também é “Encantadora de Histórias” e como ninguém consegue alimentar a alma das pessoas com suas palavras. Nesse ambiente acolhedor, nesse ninho, pude a cada dia me encantar com o universo dos reis, rainhas, príncipes, sapos, bruxas, fadas. Minha avó, intuitivamente, nos ensinou a lidar com as perdas, a amar a vida, a celebrar as fases da lua e a todo instante nos ensinou que estar vivo é a grande Magia!

Cresci e na minha busca pelos “mistérios da vida” participei de diversos grupos de estudos, cursos e trabalhos relacionados ao meu crescimento espiritual. Nessa busca deparei-me com religiões semi-esquecidas e sistemas mágicos surgidos em distantes pontos de nosso planeta. Dediquei-me ao estudo da “velha religião”, do paganismo, da bruxaria, do xamanismo, das danças circulares sagradas e de práticas ligadas ao reencontro do homem com a Natureza. Além desse trabalho de pesquisa fiz faculdade de artes, pedagogia e me especializei em arte-terapia.

Os conceitos que “colhi” com meu estudo e o trabalho terapêutico que realizo há alguns anos, com grupos e em atendimentos individuais, tocaram profundamente a minha alma. Dentro dessa busca encontrei uma Grande Deusa Ancestral e as palavras de Dion Fortune passaram a ser meu lema: “E a ti, que buscas me conhecer, eu digo: tua busca, teu anseio de nada te servirão sem o conhecimento do mistério de que, se aquilo que procuras não encontrar dentro de ti mesmo, jamais o encontrarás fora de ti. Pois vê, sempre estive contigo - desde o começo - e sou aquilo que alcança além do desejo.”

Percebi que essa Deusa habita o meu ser assim como está em toda parte, pois Ela é o todo e nós somos partes dela. Descobri que a bruxa, aquela dos contos de fadas que fascinam e ao mesmo tempo causam repulsa, tem origem muito antiga, e o que mais me encanta é perceber que mesmo após anos de perseguição a imagem da bruxa é tão forte que sobreviveu.

Mas, afinal, quem são as BRUXAS?

Acredito que toda mulher tem seu lado bruxa, o lado selvagem que nos faz entrar em contato com a nossa sábia interior, a nossa curandeira.

A Bruxa é aquela que busca, conhece e utiliza as suas potencialidades. Exercita e fortalece, através delas, seus talentos e possibilidades de transmutar as energias. Ela, muitas vezes, não pertence a nenhum culto ou religião específica. É adepta e praticante da antiga magia da terra, aquela que nossas ancestrais praticavam usando as forças da Natureza manifestadas na terra, no ar, no fogo e na água. É praticante da arte da transformação que pode conviver serenamente ao lado de qualquer crença religiosa, sem interferir no respeito a esta.

A Bruxa contemporânea tem sua arte pautada na poesia, na beleza, na sabedoria, na originalidade, na harmonia com os ciclos da natureza, nas fases da Lua, na alegria de cantar, dançar e no encantamento de viver. Ela compreende os Segredos do Sagrado Feminino, luta pela sua liberdade, orgulha-se de sua sabedoria, vivencia plenamente suas intuições e emoções, ancoradas em suas razões. Ela reverencia as Deusas, aquelas que foram cultuadas por milênios como criadoras da vida e do mundo. Ela sabe que o culto à Deusa não significa colocar uma mulher na chefia em vez de um homem, e sim uma reavaliação de valores radical de funções e de abordagens, que estimule uma cooperação maior.

A Deusa vive dentro de cada um de nós; ela clama para que sejamos verdadeiros para conosco mesmos, de modo que possamos ser verdadeiros para com os outros e verdadeiros para com ela. Ela é a inspiração e o poder que existe dentro de nós!

Se você chegou ao final desta leitura, interessado e envolvido pelo que aqui foi colocado de forma tão simples e seguindo a linguagem do coração, você está sendo chamado pela Grande Deusa, pela sabedoria de seus antepassados, pelo reencontro com a Terra. Saiba que você não está sozinho neste caminho.

Agradeço a você, leitor, com flores do meu jardim, pois cada palavra deste artigo tem enorme significado na minha jornada pessoal.

Com carinho!

Soraya F. Mariani
www.ciranddadalua.com.br
13/04- Curso Sagrado Feminino - Um Círculo de Mulheres Nascidas da Lua
29/04- Curso Espiritualidade da Terra

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: CIRANDDA DA LUA    
Soraya Mariani é coordenadora do Projeto Cirandda da Lua.Tem formação acadêmica em artes e pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e Arte Terapia. Agrega ao seu conhecimento diversas técnicas holísticas: floral, fitoterapia, encantação de contos, tarô; e ainda dedica-se ao estudo e prática da mitologia arquetípica, filosofia, antroposofia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa