Menu

As coisas em Ordem: um equilíbrio dinâmico

Atualizado dia 6/9/2015 8:31:58 PM em Autoconhecimento
por Jay Reiss


Facebook   E-mail   Whatsapp

A forma como aprendemos a avaliar e interpretar o mundo é usando a mente através de conceitos e estigmas… até que a gente descubra novas formas de utilizar a mente (mas isso é assunto para outro momento).

Quando eu digo que sou terapeuta, não raro as pessoas deixam clara a imagem mental que elas têm de um terapeuta como uma pessoa super equilibrada, que não faz isso e nem aquilo e que age assim ou assado (dentro, claro, de como elas idealizam que uma pessoa “equilibrada” deve ser). Ah, e também supõem que eu fico analisando as pessoas o tempo todo!!

Loucura seria se eu comprasse o pacote delas e tentasse me ajustar às suas expectativas.

Há alguns anos, eu e a minha ex-mulher fomos parados na alfândega dos EUA porque eu fiz a besteira de correr pra pegar a minha mala que estava passando na esteira. Enquanto um oficial revistava as minhas coisas, o outro me fazia perguntas.
Num momento ele me perguntou:
- Trabalha com o quê?
- Sou terapeuta, respondi.
- E ela? Olhando pra a minha ex-mulher. Trabalha com o quê?
- Ela também é terapeuta.
- Então, vocês não têm problemas em casa?

Diante da última pergunta, eu fiquei olhando pra ele com uma cara de “você realmente está me perguntando isso?!”
Ele ficou sem graça e disse:
- Foi só uma brincadeira...
- Ah, tá.

Bem, o fato é que esses estigmas engessam a percepção, criam expectativas de como as coisas devem ser e diminuem consideravelmente a capacidade de compreensão.

E aí o ponto desse artigo: a Ordem, um princípio essencial dentro do que a gente observa nas Constelações Familiares.

Uma pessoa que tem uma interpretação engessada ou distorcida dessa palavra pode pensar nela como um palavrão: como uma castração da sua liberdade de escolha e de expressão, como um adolescente que quer afirmar a sua individualidade confrontando o que é estabelecido.

E isso é a distorção através dos estigmas. Muitos conceitos são mal interpretados e profundamente distorcidos.

Ordem traz uma referência muito simples - o que vem antes do que:
Plantar pra depois colher, aprender pra depois ensinar, a ordem da execução de um procedimento etc..
Uma ordem natural da vida é que os pais vêm antes dos filhos. Os pais nasceram antes dos filhos e esses vieram a partir da vida dos pais. Logo, os filhos são os pequenos e os pais são os grandes.

Isso que dizer que os filhos devem seguir pela vida afora com o sistema de crenças dos pais? Não. Definitivamente não!

É natural questionar e ter pontos de vista diferentes e explorar a vida a partir da sua própria perspectiva e buscar a própria realização. Agora, se os filhos reconhecem no seu íntimo que a vida deles veio através dos pais (eles são os frutos daquela árvore) nasce um respeito natural por essa ordem. Reconhecer e aceitar isso traz um senso de paz. Negar isso é negar a si mesmo.

Isso se aplica a tudo: a ordem das coisas na sua casa, a ordem dentro de uma organização profissional (quem faz o que), a ordem dentro de uma comunidade, a ordem no funcionamento saudável do corpo, a ordem natural do ecossistema, a ordem natural da vida.

A ordem traz uma noção de limites que traz paz. Reconhecer isso possibilita harmonia e desenvolvimento. O oposto é verdadeiro.

www.reeduca.com.br
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Jay Reiss   
Constelador Familiar, Facilitador de Barras de Access®, Facilitador de EFT, Instrutor de Breema Bodywork®, Master e Wizard Avatar ®, estudante contínuo de Astrologia como orientação pessoal e profissional. Trabalho com atendimentos e cursos http://terapia.net.br http://www.terapiacomjay.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa