Menu

As duas vias da evolução

Atualizado dia 10/16/2014 12:08:54 PM em Autoconhecimento
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ao longo de minha existência, convenci-me que o propósito de estarmos aqui é a Evolução. Não a evolução biológica como querem os materialistas, afinal, inúmeros cientistas já estão comprovando a ideia de que a vida biológica por si só, não é capaz de criar a consciência. Logo, a evolução ao qual nos referimos é a Evolução da Consciência que habita o corpo biológico - o Espírito, se preferir! Este obedece a leis cósmicas que regem a sua evolução. Uma dessas leis é a chamada Lei de Causa e Efeito, onde cada ato nosso (pensamento, sentimento, palavra, etc.) vai gerar um efeito de igual magnitude. Se nossas ações estiverem pautadas pelo amor, a resposta cósmica será o amor e a alegria; por outro lado, se nossas ações forem movidas pelo orgulho, pelo ódio ou qualquer outra forma de desamor, é certo que o efeito será negativo.

Creio que quando o ser humano conseguir entender este conceito não só com a mente, mas também com o coração, creio que a humanidade tomará outro rumo. É que uma verdadeira revolução na consciência do homem só poderá acontecer quando ele entender que a causa de seu sofrimento sempre foi ele mesmo, e que o sofrimento nada mais é do que o efeito de sua conduta distanciada da moral cósmica. Compreendendo isso, ficará claro que nossos infortúnios não são produtos de um castigo divino ou por que sejamos azarados, mas a dor é a mola propulsora que vai (cedo ou tarde) nos fazer tomar outra direção. A exemplo de um boi que é impulsionado a acelerar o passo a cada chicotada, assim é o homem que em dado momento ver-se-á cansado de ser chicoteado por seus próprios erros e se motivará a buscar um novo estilo de vida.

Mas por quanto tempo precisaremos continuar levando chicotadas de nossa má conduta? A resposta é: o tempo que for necessário para o despertar da consciência de cada um! É certo que precisamos evoluir, mas como se dará essa evolução, depende de cada um. Afinal, temos dois caminhos: podemos evoluir pelo amor ou pela dor! O caminho do amor é o mais fácil, compara-se a uma estrada asfaltada de trajeto curto e suave. O caminho da dor, ao contrário, é como uma estrada esburacada com inúmeros perigos e obstáculos (traz transtornos e às vezes dá até vontade de desistir), mas um dia chegaremos lá. O destino é o mesmo!

Há quem prefira lamentar que seja assim, mas se deixarmos nosso orgulho de lado, veremos que notícia maravilhosa é esta: só dependemos de nós mesmos para transformar a nossa vida. É algo encantadoramente desafiador! Não há paz que esteja mais distante de nós do que a distância que nós mesmos nos colocamos dela. Se entendermos que o nosso único destino é a incessante evolução, veremos com gratidão tudo àquilo que detestamos em outros momentos, pois foi aquilo que nos fez chegar exatamente onde estamos agora. Foi bom? Foi ruim? Depende do caminho que cada um escolheu anteriormente, se foi bom sigamos em frente, se foi ruim podemos escolher o outro caminho. Como diria o mestre Chico Xavier, "ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas todos podem recomeçar e fazer um novo fim".

Leandro Severgnini

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa