Menu

As leis que não são dos homens

Atualizado dia 3/1/2007 12:02:31 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ao constatarmos que a justiça dos homens é precária e que em muitas situações torna-se falível, lenta, inoperante ou obsoleta, costumamos apontar o dedo indicador para cima e afirmarmos com convicção: "A justiça de Deus tarda, mas não falha!"

O que vem a ser esta justiça infalível defendida por ditos populares e que numa escala ético-moral estaria, hierarquicamente, acima das leis e da justiça criada e idealizada pelos homens? Seriam leis naturais que valem para todos os seres do universo e que, por isso, orientam a conduta do homem sobre a face da Terra?

Segundo o espiritismo, nas obras psicografadas por Chico Xavier e no "O Livro dos Espíritos", obra básica transmitida a Allan Kardec pelos espíritos superiores e por ele codificada, encontramos, nas dez Leis de Deus, com segurança e coerência absoluta, as respostas para as nossas dúvidas, como veremos a seguir:

Leis Naturais
A Lei Natural é a Lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem e ele só é infeliz quando dela se afasta.
Entre as Leis Divinas, umas regulam o movimento e as relações da matéria bruta: as leis físicas, cujo estudo pertence ao domínio da ciência. As outras dizem respeito especialmente ao homem considerado em si mesmo e nas suas relações com Deus e com seus semelhantes. Contêm as regras da vida do corpo, bem como as da vida da alma. São as leis morais. A razão está a dizer que devem ser apropriadas à natureza de cada mundo e adequadas ao grau de progresso dos seres que o habitam.
"O Livro dos Espíritos", Allan Kardec

Lei de Adoração
A adoração está na Lei Natural, pois resulta de um sentimento inato no homem. Por essa razão é que existe entre todos os povos, se bem que de formas diferentes. A adoração consiste na elevação do pensamento a Deus.
"O Livro dos Espíritos", Allan Kardec

Lei de Trabalho
A luta e o trabalho são tão imprescindíveis ao aperfeiçoamento do espírito como o pão material é indispensável à manutenção do corpo físico. É trabalhando e lutando, sofrendo e aprendendo, que a alma adquire as experiências necessárias na sua marcha para a perfeição.
"O Consolador", Emmanuel/Chico Xavier

Por trabalho não se deve entender apenas as ocupações materiais; o espírito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.
"O Livro dos Espíritos", Allan Kardec

Lei de Reprodução
O uso do sexo é uma Lei Natural na esfera da crosta terrestre, mas todas as Leis Naturais na experiência humana devem ser exercidas, como em toda parte, sobre as bases da lei universal do bem e da ordem. Quem foge ao bem é defrontado pelo crime; quem foge à ordem, cai no desequilíbrio. Não devemos esquecer que o sexo, na existência humana, pode ser um dos instrumentos de amor, sem que o amor seja o sexo. Por isso mesmo, os homens e as mulheres cuja alma vai se libertando dos cativeiros da forma física escapam, gradativamente, do império absoluto das sensações carnais.
"Missionários da Luz", André Luiz/Chico Xavier

Lei de Conservação
A Lei de Conservação obriga o homem a prover as necessidades do corpo. Sem força e saúde, impossível é o trabalho. É Lei da Natureza, todos os seres vivos o possuem, qualquer que seja o grau de sua inteligência. Em alguns é puramente instintivo, raciocinado em outros.
"O Livro dos Espíritos", Allan Kardec

Lei de destruição
Preciso é que tudo se destrua para renascer e se regenerar. Porque o que chamais destruição não passa de uma transformação que tem por fim a renovação e melhoria dos seres vivos. As criaturas são instrumentos de que Deus se serve para chegar aos fins que objetiva. Para se alimentarem os seres vivos reciprocamente se destróem, destruição esta que obedece a um duplo fim: manutenção do equilíbrio na reprodução que poderia tornar-se excessiva e utilização dos despojos do invólucro exterior que sofre a destruição. Esse invólucro é simples acessório e não a parte essencial do ser pensante. A parte essencial é o ser inteligente que não se pode destruir e se elabora nas metamorfoses diversas por que passa.
"O Livro dos Espíritos", Allan Kardec

Continua...

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa