Menu

As Mentiras Que Te Contaram Sobre Vender Poesia

Atualizado dia 5/24/2016 3:22:42 PM em Autoconhecimento
por Eldes Saullo


Facebook   E-mail   Whatsapp

poesia-vende

Osho diz que o amor é a única poesia que existe. Todas as outras são apenas um reflexo dele. Mesmo a dor é um caso de amor refletido.

Nisto, eu te pergunto: é possível rimar poesia com dinheiro? Como fazer para que seu trabalho como poeta chegue às mãos do maior número de leitores?

A primeira coisa a fazer é  parar de dizer aos poetas de amanhã que poesia não vende.

Muitos autores, por sofrerem esta lavagem cerebral em algum ponto de suas existências, insistem em me perguntar se poesia vende. Costumo devolver a pergunta com outra: poesia realmente não vende ou são os poetas que se recusam a criar uma audiência para seus poemas? Como escrever é um processo interno, tudo o que é externo cheira a campo minado.

No entanto, o fato de algo ser repetido exaustivamente não significa que seja verdade, muito pelo contrário. A Terra não é quadrada, nem é o centro do Universo.

Se você não sabe, poesia é um gênero multimilionário, embora você possa ser perdoado por pensar que se trata do primo pobre do mercado literário. É claro que representa uma percentagem muito menor das vendas de livros, mas, ainda assim, poesia é um grande negócio.

Sendo sincero, poucos poetas no mundo vivem ou viveram apenas de poesia. A grande maioria sempre precisou de outra atividade para pagar as contas. Digo isto porque alguns seres humanos têm um sério problema de expectativas: preferem o futuro ao presente. Acreditam que basta escrever e publicar e logo serão teletransportados automaticamente para uma mansão em uma ilha paradisíaca onde viverão felizes para sempre fazendo versos sobre o mar e as gaivotas.

Realinhe suas expectativas. Jogue a semente, plante, regue, alimente, cuide, pode e você colherá os frutos das suas pequenas ações diárias.

Na verdade, tudo começa com um preconceito enraizado dos próprios autores. Muitos detestam conjugar os verbos “escrever” e “vender” na mesma estrofe.

O pensamento dominante diz que se você vende você não tem sensibilidade. Que artistas que se prezam não se preocupam com comércio. Só generalizações! Uma ladainha de pensamentos limitantes do tipo:

– “Poesia nunca foi comercial”.
– “Poesia é um gênero obscuro”.
– “Poesia é para se ler em papel”.

Sim, o receio também se deve à onipresença. Milhões de pessoas tentam escrever poesia. São poetas amadores que se contentam apenas em tentar capturar emoções na busca de consolo e conforto. Poucos levam a poesia realmente a sério. Acreditam que rentabilidade é prosa. Poetas intolerantes, o que é um paradoxo, costumam espumar com conversas sobre criatividade e dinheiro. Puro preconceito!

Todo gênero literário tem um público cativo. Com as facilidades do marketing digital, ficou mais fácil encontrar quem queira ler o que você escreve.

Manoel de Barros disse que poesia não é para compreender e não que não é para vender. Não seja uma parede de pensamentos anticapitalistas. Seja uma árvore frondosa de belíssimos poemas com galhos que os estendem ao maior número possível de leitores ávidos para aquecer seus corações. Para alcançá-los, é necessário regar com marketing.

Também não basta rabiscar palavras que dançam sobre extremos da emoção ou divagar sobre a eternidade das ameixas e a frugalidade das madeixas. Alguns pré-requisitos são necessários:

  1. Escreva poemas de alta qualidade.
  2. Dê uma prova de que eles são bons permitindo que o público leia amostras antes de comprar seu livro.
  3. Produza um belo livro ou e-book com uma capa caprichada e um título caprichoso.
  4. Cobre preços acessíveis para que o leitor compre por impulso.
  5. Trabalhe ativa e incessantemente para promover seu livro e disponibilize opções de compras online e off-line.
Isto posto, seguem algumas dicas para que você venda mais poesia:

Publique uma série de livros, três ou mais, na Amazon com preço entre R$1,99 e R$5,99.

Crie um blog e uma Fanpage para divulgar seu trabalho.

Crie um canal do Youtube e faça vídeos com leituras de seus poemas. Capriche na produção.

Promova encontros e leituras presenciais. Convide vários poetas.

Invista o mínimo em Ads para, pelo menos, compreender quem é seu leitor ideal. Depois disto, publique poemas abertos e promova posts no seu blog. Coloque links neles para as lojas onde seus livros são vendidos. Convide o leitor a comprar.

Crie uma lista de e-mails de leitores e, a cada novo livro lançado, deixe-os saber primeiro.

Conecte-se com outros poetas para trocar experiências e fazer promoções cruzadas. Você os recomenda. Eles retribuem.

Inscreva-se em concursos e prêmios.

Busque sempre novas formas de promover seus livros.

Enfim…

“Não procure a matéria prima da poesia.
Pois ela surgiu bem antes do mundo, do primeiro intuito.
E se te perguntarem se poesia vende.
Poesia vende e vende muito”.

Completando o poema do Osho: “A poesia pode estar no som, pode estar na pedra, pode estar na arquitetura, mas basicamente esses são todos reflexos do amor, captados em diferentes veículos. Mas a alma da poesia é o amor, e aqueles que vivem o amor são os poetas reais. Eles podem nunca escrever poemas, podem nunca compor uma música, podem nunca fazer algo que normalmente as pessoas consideram como arte, mas aqueles que vivem o amor, que amam completa e totalmente, esses são os poetas reais”.

Apenas viva, crie e venda seus poemas com amor!

***


Compre na Amazon

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Eldes Saullo   
Escrevo para quem escreve. Há quatro anos eu vivo o meu porquê: motivar e ensinar pessoas a propagarem seu conhecimento e experiência através dos livros. Sou autor de doze livros e das séries Segredos do Best-Seller e Livros Que Vendem. Todos autopublicados e Best-Sellers na Amazon Brasil.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa