Menu

As muitas formas de ser altamente sensível

Atualizado dia 7/14/2016 11:57:53 AM em Autoconhecimento
por Rosalira dos Santos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sou altamente sensível e tenho facilidade para falar em público. Uma das minhas amigas é uma PAS extrovertida que adora Carnaval e se sente à vontade no meio de multidões. Outra é uma consultora empresarial e navega com tranquilidade em ambientes conflituosos. Um amigo é acelerado e só se sente vivo quando está fazendo várias coisas ao mesmo tempo.

Todos somos pessoas altamente sensíveis, mas em cada um de nós a sensibilidade se manifesta de maneira distinta.Então, o que temos em comum? A maior receptividade à estimulação. Apenas isso. É importante ter em mente que a alta sensibilidade é uma faceta da nossa personalidade e não a totalidade dela.

Alta sensibilidade: características centrais

Quando usamos o termo PAS estamos nos referindo a um conjunto de pessoas que possuem algumas características em comum. Sendo que, de acordo com a dra. Elaine Aron, quatro destas características são essenciais para definir uma pessoa como altamente sensível: processar toda a informação de maneira profunda, facilidade para a sobre- estimulação, intensidade emocional e sensibilidade sensorial. Ao lado destas encontramos uma série de outras características que podem ou não estar presentes em cada caso concreto.

Muitos fatores influem na forma como a nossa sensibilidade se manifesta. Por ter a permissão para expressar a sua sensibilidade uma mulher tenderá a reagir de maneira distinta a um homem; uma pessoa criada numa família numerosa poderá se sentir à vontade em grandes grupos, um introvertido terá maior capacidade de ocultar suas emoções, enquanto o extrovertido não conseguirá dissimular seus sentimentos. Além disso muitas pessoas ao longo da vida desenvolveram “truques adaptativos” para sobreviver como pessoa sensível num mundo que não o é. Embora possam ter sido eficientes em determinados contextos, esses truques têm, em geral, o efeito nocivo de ocultar a sua sensibilidade de si mesmo e reforçar o sentimento de inadequação que acompanha muitos PAS.
A importância do autoconhecimento

Por isso mesmo é imprescindível um trabalho de autoconhecimento. Sozinha ou com o apoio de um profissional, é tarefa de cada pessoa conhecer o modo particular como se expressa a sua sensibilidade: qual é o seu limiar de tolerância ao estresse? Quais são os gatilhos que o acionam? Como a dieta, o sono, do álcool ou lugares barulhentos influenciam você? Quais situações lhe parecem assustadoras e quais aquelas com as quais pode lidar com tranquilidade? Que atividades lhe ajudam a desconectar e relaxar? Como o trabalho e a vida cotidiana poderiam ser organizados de forma mais compatível com a sua sensibilidade? Só o autoconhecimento lhe permitirá integrar a sensibilidade à sua vida de maneira a poder desfrutá-la como o presente que realmente é.

Sermos altamente sensíveis não nos torna iguais. A sensibilidade influencia o conjunto das nossas relações com o mundo externo e com o nosso próprio mundo interior. Mas cada um de nós é um ser humano único, com uma personalidade e uma história próprias, às quais a alta sensibilidade confere uma intensidade e uma profundidade especiais. Se você deseja ajuda para explorar a sua sensibilidade e descobrir como criar uma vida mais condizente com a sua verdade interna entre em contato comigo. Talvez um trabalho de coaching seja indicado para você.

Se você deseja saber se é uma pessoa altamente sensível, ou se você já se reconhece como tal e quer saber mais sobre a característica e como lidar com ela, visite o meu site: https://amesuasensibilidade.com.br/. Lá você poderá responder ao teste de alta sensibilidade elaborado pela dra. Elaine Aron e ler mais artigos sobre o tema.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rosalira dos Santos   
Life Coach, especializada em Pessoas Altamente Sensíveis (PAS). Criadora do "Programa Ame sua Sensibilidade". Apaixonada por mitologia, religiões antigas, gatos, florais e fotografia. Mas, acima de tudo uma PAS, como você. Para saber mais sobre a alta sensibilidade, visite meu site: www.amesuasensibilidade.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa