Menu

As provações e o sentido da vida

Atualizado dia 6/30/2015 7:05:58 AM em Psicologia
por Camilo de Lelis Mendonça Mota


Facebook   E-mail   Whatsapp


“Enquanto algo perturbar o homem e ele considerar que isso tem de ser alterado, ainda não atingiu o autoconhecimento”.
(Thorwald Dethlefsen e Rüdger Dahlke. A doença como caminho)


No caminho de avaliações criado por nosso Ego, o mundo parece nos dizer que só existem duas possibilidades: o que vivemos nos causa prazer e ficamos felizes, ou nos causa dor e procuramos logo nos afastar desse sofrimento. Prazer e dor, certo e errado, vida e morte, amor e ódio. O conflito entre estes polos é um dos desafios que precisamos aprender a vivenciar ao longo de nossa vida, superando-o pela compreensão da unidade essencial que eles representam.

As dificuldades por que passamos na vida são oportunidades de crescimento e de autoconhecimento. Quando o indivíduo está inserido no drama de existir, acaba não percebendo a totalidade da situação, observando somente as relações mais próximas de sua percepção imediata.
Por exemplo: Suzana é uma mulher forte, independente, boa mãe, responsável e feliz. Certo dia, ela descobre que seu filho sofreu um acidente, foi parar no hospital e todo seu universo desaba. O sofrimento desconstrói aquilo que ela tinha como firme, sólido e tranquilo. Ao passar por esse acontecimento passageiro, ela mantém o trauma durante meses. Presa ao passado, ela sofre porque não entende, entre outras coisas, que as provações muitas vezes vêm acompanhadas de lições importantes. No trabalho terapêutico, Suzana contou que na véspera do acontecimento ela tivera um “sentimento ruim” com o filho, um mau pressentimento. No entanto, não tomou a decisão de alertá-lo, enfim, não confiou em sua própria intuição.

O relato do caso acima nos chama a atenção para o fato de que dentro de um contexto traumático também existe um aspecto positivo que não foi percebido (a descoberta da intuição). Até aquele momento, Suzana não se dera conta do valor da intuição (que é a voz interior da pessoa, o seu mestre interior, a sua ligação com o divino, o Self), e por não perceber isso, sofreu as consequências da não observação. Ao olhar para trás, depois de vivenciado o trauma, ela pode ter então um grande aprendizado para sua vida. A partir deste momento, ela tem a oportunidade de ouvir mais atentamente as suas percepções interiores, que certamente contribuirão para o seu autoconhecimento.

Nesse sentido, as provações sempre nos levam a nos aproximarmos do sentido da vida. Neste plano da existência, estamos sempre em movimento, num fluxo em que a inconstância é a regra. Daí a importância de se olhar para fora e para dentro de nós com mais paciência e compreensão.

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 23


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Camilo de Lelis Mendonça Mota   
Terapeuta Holístico, CRT 42617, Psicanalista, Mestre de Reiki, Karuna Reiki, Terapeuta Floral. Atendimento terapêutico em Araruama-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ e Saquarema-RJ com hora marcada Tel. (22) 99770-7322. Visite também o site www.camilomota.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa