auravide auravide

As reações alérgicas e as emoções



Entre as manifestações alérgicas que expressam nossas irritações internas através da pele, as mais comuns são a urticária, a dermatite de contato e o herpes. A primeira pode ser causada por algum tipo de alimento ou medicamento ou ainda pela exposição da pele a variações bruscas de frio ou calor. A segunda caracteriza-se por uma reação a determinadas substâncias como metais ou plantas. Já o herpes (labial ou genital) é uma infecção virótica que costuma se manifestar no corpo sempre que o organismo apresenta baixa resistência.

O que podem causar: todas provocam coceira. Na urticária, o prurido vem acompanhado de placas vermelhas levemente salientes, podendo causar inchaço no rosto e na boca. A dermatite de contato desencadeia vermelhidão e bolhas. Logo que aparece, o herpes provoca ardor e vermelhidão, depois surgem pequenas bolhas aglomeradas que arrebentam e viram feridas muito doloridas.

Agravantes: se o prurido persistir por mais de quatro horas, procure o dermatologista para evitar maiores complicações. Além de identificar a doença e determinar o tratamento, o médico vai orienta-lo a encontrar os agentes causadores e tomar os cuidados necessários em cada tipo de reação. O herpes é transmissível, através de contato oral ou sexualmente.

Venenos psíquicos: ansiedade, nervosismo, irritação, dificuldade de exprimir o que sente, ódio de si mesmo, culpa, auto-rejeição, necessidade de ficar na defensiva e manter os outros à distância, falta de amor-próprio, repressão dos impulsos agressivos, tensão sexual, dependência afetiva, sentimento de frustração ou perda, melancolia ou depressão.

Vítimas prediletas: o tipo bonzinho, o intolerante, pessoas sugestionáveis ou personalidades soberbas e orgulhosas que tendem a se isolar dos demais (essas últimas costumam desenvolver dermatite de contato).

Emoções que curam: serenidade, otimismo, pureza interior, liberdade, auto-confiança, amor, sociabilidade.

Sugestões florais:  A essência floral da Capuchinha ou Capelinha traz muito calor interno àqueles temporariamente em conflitos com escolhas a serem feitas, desgastados por interferência externa, ou invadidos por sentimento de fracasso. Crescem as Capuchinhas pelas margens dos riachos e nos lugares úmidos onde há fraca concorrência por parte de outras plantas. Elas não se misturam, demonstrando sua independência e solidão. As folhas se parecem com um conjunto de antenas parabólicas, captando o menor sinal de luz. A essência floral auxilia o indivíduo a perceber a superioridade dos sentimentos de humildade, modéstia e o valor da verdadeira sabedoria.
 A essência floral do Milefólio, conhecida também como Mil em rama revigora o sistema imunológico, cardíaco e neuro-sensorial. A essência trabalha as qualidades de aceitação e adaptabilidade, imprescindíveis à verdadeira libertação interior. A capacidade de sobrevivência da planta em condições adversas reflete sua vitoriosa experiência de adaptabilidade. Nos lugares onde nenhuma outra planta conseguiria sobreviver, ela é capaz de proliferar em abundância.

Advertência: As plantas mencionadas nesta matéria, mesmo quaisquer outras ervas, não devem ser utilizadas sem a orientação de um profissional da área. Embora as essências florais aqui descritas sejam inofensivas, mesmo as plantas comuns podem ser confundidas ou inadequadamente manipuladas.

Texto revisado por Cris
Publicado dia 15/7/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 46



foto-autor
Autor: Maria Isabel de Oliveira   
Maria Isabel de Oliveira tem formação em Cosmobiologia e Naturopatia, especialização em Fitoenergética e pós-graduação em Análise Bioenergética.
E-mail: marybelterapeuta@gmail.com | Mais artigos.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa