Menu

ASTROLOGIA E PSICANÁLISE

Atualizado dia 1/17/2008 1:50:08 AM em Autoconhecimento
por Ana Lucia Vieira Santos


Facebook   E-mail   Whatsapp

A PSICANÁLISE NA ASTROLOGIA

Entre 1920 e 1923, Freud (1856-1939) estabeleceu de maneira definitiva sua Teoria do Aparelho Psíquico, onde definia as funções cerebrais que carregavam as informações e pensamentos do ser humano. Dividindo a mente em regiões, conseguiu com mais objetividade determinar onde certos traumas ou disfunções se alojavam na constituição psíquica de uma personalidade e determinando o local da disfunção passou a ser mais fácil trabalhar com sessões de análise numa mente que tivesse transtornos e desequilíbrios em sua formação.

Criando a Psicanálise, Freud transformou o mundo e a visão que havia sobre a constituição do ser humano e suas manifestações. Ele criou departamentos cerebrais onde as obtenções de informações seriam arquivadas ou utilizadas conforme o raciocínio da pessoa em questão e analisando essas partes ficou mais fácil obter um resultado seguro na condução de uma cura mental ou melhora em comportamentos atípicos em geral. Com os nomes Ego, Id, Pré-consciente, Recalque e Inconsciente, além do importante Super-Ego, ele revolucionou a concepção do uso da mente humana e das possibilidades de tratamento que esses canais conduziriam no uso de uma mente equilibrada.

Com um mapa da região cerebral, ele delimitou locais e arquivos onde todas as experiências humanas poderiam ser localizadas para serem usadas no benefício da própria cura mental desejada. O interessante é que nessas delimitações pode-se facilmente associar a Astrologia e seus planetas como determinantes das disfunções manifestadas.

Ao compreender que a mente percebe as experiências externas e as encaminha a um banco de dados deu a ele o nome de Recalque e às informações que pudessem ser esquecidas com o passar do tempo fariam parte do próprio Inconsciente: isso nos leva à Lua na Astrologia, pois esse planeta é o que mais guarda informações e características do comportamento emocional e intuitivo da pessoa em questão. Na Astrologia Cármica é o primeiro planeta a ser analisado, pois nele estão todas as informações sobre a vida passada e processos a serem trabalhados no presente.

Àquelas informações que a mente administrasse com segurança e pudesse passar à frente denominou Pré-Consciente que equivale ao planeta Mercúrio, que é o nosso veículo de expressão e comunicação de idéias.

Impulsionado pela necessidade de sentir prazer está o ID, a ferramenta que a mente usa para encontrar a satisfação de seus desejos, sejam eles quais forem. E aí cabe perfeitamente o planeta Vênus, a parte sedutora e amorosa de nossa personalidade.
Delimitando essas funções e impondo regras e ordens, temos o Super–Ego, que equivale nada mais nada menos que ao nosso conhecido planeta Saturno – o grande construtor de formas e conceitos - que se mal usado pode ter características repressivas e quando bem usado nos dá o polimento civilizado necessário para vivermos em sociedade.

Na soma de todas essas manifestações está o EGO – o senhor absoluto da vida - que ordena e coordena essas funções sob seu prisma. Ego é o Sol na Astrologia e como tal, o planeta que define as principais expressões de uma personalidade.

Ao analisarmos um mapa, não podemos só parar no Sol e seus aspectos. Outros planetas podem ter indícios maiores de problemas quando analisados. Podemos perceber quando o planeta Vênus sob um aspecto tenso com Saturno tem sua busca pelo prazer dificultada: uma pessoa com Vênus quadratura Saturno tem medo de se relacionar - na psicanálise isso se demonstra como uma pessoa com um Super-Ego muito forte fica impedida de viver o prazer em sua vida.

Pessoas com a Lua com poucos aspectos, não têm acesso a seu mundo inconsciente de experiências arquivadas; então, suas lembranças estão realmente em Recalque e incapacitadas de serem vividas no dia-a-dia conscientemente.

Um Mercúrio retrógrado ou com aspectos difíceis com Saturno pode dificultar a manifestação do Pré-Consciente. Assim, essa pessoa não consegue falar de si ou trabalhar suas experiências de maneira inteligente e associativa.

Muitos conflitos dificultam um Ego e aquilo que poderia ser a manifestação plena do uso mental, acaba se tornando uma tortura para a experiência de estar vivo. Compreendido sob esse prisma podemos entender a dor que leva algumas pessoas ao suicídio então.

Se Freud levou a Psicanálise para um patamar de reconhecimento científico no tratamento da mente humana, podemos também confiantemente usar o mesmo conhecimento ao analisar um mapa natal. Tendo à frente a intensidade das funções e certas combinações que levam a uma mente saudável, podemos ajudar no processo de reintegrar essa coordenação, com terapias em geral e o mapa astrológico pode dessa maneira ser uma grande ferramenta no diagnóstico desse processo.

Lidando com algo tão sutil como a mente humana, a Astrologia pode indicar caminhos e chegar a um consenso geral de bem estar e equilíbrio para quem está vivo e tendo experiências de aprimoramento aqui no planeta Terra. Aliando a seu trabalho o processo Psicanalítico, a Astrologia terá mais eficiência para determinar questões a serem trabalhadas e o grande benefício será de todos em geral.

ANA LUCIA VIEIRA SANTOS
[email protected]
(11) 98286-9631

Texto revisado por Cris




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 42


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ana Lucia Vieira Santos   
ASTROTERAPIA https://www.facebook.com/zodiana/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa