Menu

Atitude!

Atualizado dia 5/25/2010 10:41:47 AM em Autoconhecimento
por Teresa Cristina Pascotto


Facebook   E-mail   Whatsapp

A maioria das pessoas tem uma tendência a se colocar como vítima diante de qualquer situação de vida que seja desconfortável, complicada ou perigosa. Seja apenas por uma situação a ser resolvida ou por uma questão que envolva outra(s) pessoa(s).

Basta acontecer algum evento em que a pessoa perde o controle sobre si mesma, para que ela se entregue, como uma vítima indefesa, sem qualquer chance de se desvencilhar ou solucionar a situação.

Quanto mais a pessoa acredita nisso, mais presa fica na questão em si. Ela se torna refém do outro ou da situação. Sente-se encarcerada, impotente e incapaz, sequer, de reagir e tentar alguma alternativa para se libertar. Mesmo que tente alguma saída, por sentir que está presa a algo ou alguém e por acreditar que não conseguirá se desvencilhar, logo desiste, pois ao mínimo esforço, sente-se ainda mais fraca.

Ocorre que essa posição de vítima, por mais dolorosa que seja, acaba sendo um bom recurso para que a pessoa justifique suas insatisfações e seu fracasso. Desta forma, ela não tem responsabilidade nenhuma sobre si mesma, pois algo externo à sua vontade, a impede de fazer aquilo que pretende. Então, ela percebe que encontrou uma boa maneira de se desculpar por suas faltas e falhas e não precisa assumir a responsabilidade sobre o que deve fazer para que sua vida caminhe para a realização plena.

Nesse mecanismo de fuga às suas responsabilidades, a vítima ainda encontra outra vantagem, que é quando as pessoas à sua volta começam a se compadecer por sua triste situação e, assim, tornam-se mais condescendentes com ela, cobram-na muito menos e ainda procuram colaborar e ajudá-la em tudo o que precisa para que ela se recupere e reaja diante da vida.

Dessa forma, ao invés da pessoa se desenvolver, estará sempre encontrando um meio de fuga para não enfrentar a realidade e os desafios da vida.

Outro recurso que utiliza é buscar alguma figura de autoridade para salvá-la. Ela não quer uma condução firme e segura de uma autoridade que orienta, aponta possibilidades e soluções, encorajando-a a fazer o que deve ser feito, que seria até adequado em determinados momentos. O que ela quer, é que essa pessoa seja forte, apenas para protegê-la, e para fazer e resolver tudo por ela, ou conduzi-la de forma extremamente segura, dando todas as diretrizes e, ainda, caso algo saia errado, poderá responsabilizar a autoridade pelo resultado negativo.

Então, esse papel de vítima acaba tornando-se muito confortável para a pessoa, porque ela não precisará fazer nenhum esforço e não correrá nenhum risco e, ainda, se eximirá de qualquer responsabilidade diante de sua vida e sobre qualquer resultado, pois sempre encontrará quem faça tudo por ela.

Se essa figura de autoridade ceder aos apelos da "pobre vítima", ao invés de ajudá-la a crescer e evoluir, estará contribuindo para que essa pessoa continue presa em seu círculo vicioso, onde sempre se colocará na mesma posição e passará a vida procurando figuras que a protejam, amparem e resolvam suas dificuldades e nunca tomará nenhuma atitude firme e realizadora diante da vida.

A solução para esta situação é a pessoa ter a plena aceitação e consciência de sua total responsabilidade sobre suas necessidades e compreender que todas as capacidades, potencialidades e recursos de que precisa, encontram-se dentro dela mesma.

Somente dessa forma, ela poderá tomar uma atitude firme e corajosa de resgatar seu poder pessoal e assumir as rédeas de sua vida nas próprias mãos, com autocontrole e autoconfiança. Assim, terá todas as condições necessárias para seguir em frente, rumo à realização de sua missão de vida, de forma segura e eficaz.

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Teresa Cristina Pascotto   
Atuo a partir de meus dons naturais, sou sensitiva, possuo uma capacidade de percepção extrassensorial transcendente. Desenvolvi a Terapia Transcendente, que objetiva conduzir à Cura Real. Atuo em níveis profundos do inconsciente e nas realidades paralelas em inúmeras dimensôes. Acesso as multidimensionalidades Estelares. Trago Verdades Sagradas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa