Menu

Autoconhecimento - o ouro que vem de dentro

Atualizado dia 12/12/2023 11:54:27 AM em Autoconhecimento
por Katia Bueno de Oliveira


Facebook   E-mail   Whatsapp

O autoconhecimento é um convite à uma lapidação interior, a termos um olhar mais profundo sobre quem somos, sobre o que é realmente importante para nós, nossos valores, desejos e sonhos. E também sobre os pontos que precisamos desconstruir: os padrões que repetimos, nossas sombras (que precisamos integrar na nossa consciência), crenças distorcidas e assim por diante. Desta forma, vamos retirando tudo o que é falso e vamos adentrando cada vez mais na VERDADE do nosso ser.

O nosso mundo interior só pode ser conhecido através de uma observação atenta e cuidadosa. É necessário colocar nossos julgamentos de lado e começar a se observar com muita consciência e total aceitação. É importante perceber que nós somos a CONSCIÊNCIA que está além daquilo que estamos pensando e sentindo. Podemos sair do personagem/ego, aprendendo a se colocar na posição de OBSERVADOR. Isso significa acolher, observar e sentir o que está acontecendo, abandonando os julgamentos e interpretações mentais.

A vida está atuando a favor do nosso processo evolutivo a todo momento, porém, na maioria das vezes não captamos os sinais, muito menos percebemos o "ouro" contido em cada desafio. Ficamos "brigando" com as adversidades e perdemos a chance de acessar a força que está sendo trabalhada em nós.
A verdadeira mudança começa quando silenciamos essas vozes dissonantes e começamos a nos fazer perguntas mais profundas, tais como: "O que isso está querendo me ensinar?" ou "Por que isso está me incomodando? O que preciso integrar em mim ao invés de projetar no outro?".

Um ótimo ponto de início para um processo de autoconhecimento é olhar para aquilo que mais nos INCOMODA. Geralmente o que nos incomoda no outro ou no mundo lá fora está revelando algo similar que temos dentro de nós mesmos, porém, ainda não integramos na consciência. Exemplo: "Eu me incomodo quando o outro não me valoriza como eu gostaria".
Neste caso, pergunte a si mesmo(a): “Será que eu estou me valorizando como deveria?”. Muito provavelmente a resposta será NÃO. Então é aqui que se inicia um processo de transformação. Agora você já sabe que precisa começar a se valorizar mais ao invés de esperar que os outros façam isso por você. Faz sentido?

O autoconhecimento é um caminho longo, às vezes árduo, mas é o único que nos levará ao paraíso da consciência – o lugar mais desejado dentro de nós mesmos – onde nos sentimos inteiros, plenos e completos. Ou seja, nada faltando e nada fora do lugar!
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 35


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Katia Bueno de Oliveira   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa