Menu

Autoconhecimento X Autocontrole

Atualizado dia 10/8/2021 10:56:30 PM em Autoconhecimento
por Tania Paupitz


Facebook   E-mail   Whatsapp

A maioria daqueles que buscam conhecer-se através do processo de autoconhecimento sabe das dificuldades que encontra nesta caminhada, sendo um dos seus objetivos ir ao encontro de sua verdadeira essência, tomando posse de quem realmente é.
Muitas vezes, somos tomados por descontroles emocionais, rompantes inesperados, especialmente, diante de nossas atitudes impulsivas, impensadas e, porque não dizer, irracionais; reações estas que, quando trazidas à luz da consciência nos fazem refletir sobre o porquê, reagimos desta ou daquela maneira.

Seria esse o nosso lado sombrio, do qual nossa inconsciência ainda grita, clamando-nos por mudanças?
Sabemos que as mudanças não ocorrem da noite para o dia e, sim, muito lentamente pois tudo obedece um processo.
O objetivo de todos aqueles que trilham pelo caminho do processo de autotransformação é longo, mas seguro, conforme nos diz Santo Agostinho, através do Evangelho Segundo o Espiritismo.

Caminho este que nos possibilitará usufruir de uma melhor convivência interna conosco, liberando-nos dos burburinhos internos, das culpas, das autocobranças e processos autodestrutivos, especialmente quando nos identificamos com a nossa mente, tornando-nos prisioneiros da mesma.
Reconhecer nossas próprias imperfeições (defeitos) nos possibilita irmos ao encontro da reflexão de nossa vida, buscando integrar aquilo que está nos porões do inconsciente, trazendo-os à luz da nossa consciência para que mudanças possam ser efetuadas.

Sempre temos algumas opções quando, finalmente, buscamos nos melhorar internamente e, entre elas, lembremos da frase do grande Filósofo Confúcio:
- “Há 3 métodos para ganhar sabedoria”: 
- O primeiro através da REFLEXÃO – o mais nobre;
 o segundo por imitação - o meio mais fácil e, o terceiro por experiência - o mais amargo”.

Refletindo sobre este método de Confúcio, não fica difícil reconhecer que quando refletimos sobre os acontecimentos da nossa vida, trazendo-os a luz da consciência, acabamos nos dando conta de que a mudança, seja de atitude ou comportamento, será sempre a diretriz que nos levará à conquista do si mesmo e é somente através das experiências terrenas que iremos alcançar tal intento, nos autorresponsabilizando por tudo o que ocorre conosco.
 
Me recordo de uma pessoa muito importante – meu pai, já desencarnado, que deixou escrito em um de seus livros a frase: “PRECISAMOS FAZER AS PAZES COM NOSSO PASSADO”. 
Acrescentaria apenas que, fazendo as pazes com nosso passado, estaríamos de alguma maneira, indo ao encontro de nossa verdadeira essência, esse lugar ainda desconhecido de muitos, repleto de luz, amorosidade, fraternidade e muita PAZ.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 188


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 30 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas como Pissarro e Van Gogh. Cursos de Pintura para Pintura em Óleo ou acrílica sobre tela -iniciantes ou não. www.taniapaupitz.com.br wathsapp - 48 999723446
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa