auravide auravide

Autossabotagem


Facebook   E-mail   Whatsapp

A autossabotagem é o comportamento onde procuramos criar obstáculos para dificultar nosso êxito nos nossos projetos de vida. A autossabotagem dificulta ou impede que você alcance seus objetivos. Na maior parte das vezes, este comportamento é inconsciente. Às vezes, ela vem naquela voz interior crítica que temos de nós mesmos, o que faz parecer que a autossabotagem é algo consciente.
Por exemplo, o pensamento “deixa pra lá, você sempre foi gordinha, seu corpo não é magro, já tentou tantas vezes emagrecer e não conseguiu”? Daí você se convence de que não vale a pena e desiste. Mesmo nesse caso, a autossabotagem tem uma parcela inconsciente, já que as verdadeiras motivações por trás desse discurso podem estar bem recalcadas.
Mas, qual seria a origem da autossabotagem? Podemos pensar em várias causas para esse comportamento autodestrutivo. Uma delas é o fato de que fomos programados para nos mantermos seguros para sobreviver. Com milhões de anos vivendo assim, já vai estar gravado em nosso DNA e é ele que nos impede de tomarmos parte em comportamentos ou atividades que pareçam inseguros, ameaçadores.

A autossabotagem está intrinsicamente ligada à nossa autoimagem, portanto, é necessário olharmos para a construção dela. Nossa autoimagem é resultado em grande parte do que nós ouvimos das pessoas ao nosso redor enquanto crescemos. Por exemplo, se você tirou nota baixa na escola e seus pais imediatamente brigaram com você e o chamaram de preguiçoso ou mesmo de burro, é provável que sua autoimagem seja essa: burro e preguiçoso.
A criança que ouve com frequência um determinado tipo de comentário, seja ele positivo ou negativo, passa a acreditar que ele é verdade e, então, começa a agir de acordo com ele. No nível do consciente, isso pode acontecer com a criança simplesmente pensando que não vale a pena estudar, porque sempre vai se dar mal, então, ela desiste de se esforçar. Já no inconsciente, sua mente pode criar situações que dificultem o aprendizado: dificuldade de concentração, ter sono, nervosismo na hora da prova, dar "branco" etc. A criança pode até estar se esforçando, mas ela acaba sabotando seu próprio esforço em prol da autoimagem que ela aprendeu a ter.

Alguns comportamentos autossabotadores

Procrastinação; Deixar-se influenciar pela opinião dos outros com facilidade; Indecisão constante; Concentrar-se sempre nos aspectos negativos de determinada situação; Desiste com frequência; Você não assume a responsabilidade em relação à sua vida; Só fica no planejamento e nunca age; Medo de encarar novos desafios.

Mas, como lidar com a autossabotagem? Alguns passos seriam: identificar o problema e suas causas, procurar se livrar dos maus hábitos como dormir demais ou de menos, uso de drogas, bebidas, fumar pois esses hábitos podem estar mascarando algumas das suas emoções mais profundas que você está evitando entrar em contato. Outras dicas seriam: descrever sua autoimagem e procurar por fatos concretos na sua vida que comprovem ou não esta autoimagem construída e/ou procurar alguma terapia que o auxilie no seu autoconhecimento. Uma vez conseguindo conhecer o autossabotador, sua vida vai se descortinar para você e novas possibilidades vão aparecer no seu caminho e você vai saber aproveitá-las.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fatima Pessoa   
- Leitura de Registros Akáshicos - Mapa Numerológico / Mapa Astrológico - Mesa Quântica Estelar e Espiritual Quântica - Cirurgia Energética - Terapia Tameana e Cura Arcturiana Acesse e-mail: [email protected]/ Instagram:@fatimapessoaoficial/ WhatsApp: (21) 99643-0230
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa