Menu

Ayurveda - A arte de viver

Atualizado dia 10/6/2007 5:20:14 PM em Autoconhecimento
por Pousada Ponto de Equilibrio-Ayurveda


Facebook   E-mail   Whatsapp

A Ayurveda (Ayur=Vida, Veda=Conhecimento), medicina Indiana, inspirada, de aproximadamente 5000 anos, tem despertado grande interesse no mundo Ocidental. Isto porque estamos vivendo um período em que a saúde, bem estar e qualidade de vida são vistos sob novos horizontes e valores, considerando o grande número de movimentos ecológicos e de saúde e a busca da consciência espiritual.

É um sistema holístico, onde corpo, mente, emoção e espírito são totalmente interdependentes e inseparáveis. O homem é realmente visto como um todo.

A Ayurveda não lida somente com a doença e cura, mas com a vida em geral. Existem rotinas diárias segundo os princípios ayurvédicos que agem de forma preventiva e traz grande bem estar geral. Ela propicia juventude e longevidade.

O foco principal é a manutenção da boa saúde(física, mental, emocional e espiritual) e a adoção de uma maneira saudável de viver.

É a Medicina dos Cinco Elementos. Somos um microcosmo do macrocosmo. Somos feitos de ar, éter, fogo, água e terra. Todos têm os cinco elementos, mas o percentual deles difere de individuo para individuo. Esse percentual é fixado na hora da concepção.

As pessoas em que se predomina o elemento Ar e Éter, é chamada Dosha Vata.

Onde se predomina Fogo e Água = Dosha Pitta

E finalmente a predominância de Água e Terra = Dosha Kapha.

Esses três elementos – vata, pitta, kapha, governam todas as funções biológicas, psicológicas e fisiopatológicas do corpo, da mente e da consciência. Nossos anseios, preferências individuais por alimentos, sabores, temperatura, reação ao conflito, sentimentos, são regidos por essa constituição particular de cada pessoa.

Existe tipos mistos, ou seja bidoshas e tridoshas. Ex. Vata/Pitta, Pitta/Kapha, Vata/kapha, ou mesmo o tridosha Vata/Pitta/kapha, onde os percentuais são muito próximos um do outro.

Nossa saúde e nossa doença acontecem com o equilibrio e desequilíbrio desses elementos. O dia todo é uma incessante modificação de quantidade desses elementos, pelo ambiente, temperatura, alimentação, emoções, etc.

As pessoas onde se predominam o elemento Ar e Éter são de constituição Vata.

Sua constituição física é mais frágil, geralmente são magras, têm pouca musculatura e certa dificuldade em aumentar de peso. Revelam juntas e extremidades ósseas salientes. Os olhos geralmente são rápidos, pequenos. Têm tendência a ressecamentos e geralmente intestinos presos. Costumam ser friorentas e têm pele seca e fria.

Psicologicamente são adaptáveis, ambiciosas, ansiosas, boa comunicação, criatividade, agilidade, facilidade para aprender e esquecer, flexibilidade, indecisão, inconstância e insegurança.

Pessoas onde predominam o Elemento Fogo com Água = Dosha Pitta

As pessoas desta constituição são de tamanho médio, com musculatura moderada. Seu corpo é quente, sua face costuma ser avermelhada e geralmente costumam ter muita sede e um bom apetite.

Em nível psicológico, são pessoas com ambição, audácia, crítica, coragem, dominação, inteligência, irritação, inventividade, liderança, lógica, manipulação, orgulho, percepção, precipitação, raiva, rigidez e vaidade.

As pessoas dessas características gostam de pesquisar, estudar, serem descontraídas tanto no comportamento como no vestuário.

Pessoas onde predominam o Elemento Água e Terra = Dosha Kapha.

As pessoas dessa constituição possuem um tórax largo, boas massa muscular e óssea, porem tem tendência a ganhar peso. Sua pele apresenta-se macia, pálida, fria e úmida.

São alegres, apegados, calmos, altruístas, compassivos, lentos, pacientes, resistentes, sentimentais, suaves, em desequilíbrio, avarentos e materialistas.

No próximo artigo, falaremos mais sobre como podemos perceber o equilibrio ou desequilíbrio dos elementos e um teste de identificação de dosha.

Visite link

Descanse em Campos do Jordão e usufrua as técnicas da Medicina Ayurvédica no anti-estresse.

Veja o vídeo da pousada Ponto de Equilíbrio, em Campos do Jordão-SP: link
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Pousada Ponto de Equilibrio-Ayurveda   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa