Menu

Baunilha - a Fava Mágica

Atualizado dia 5/3/2009 5:46:42 PM em Autoconhecimento
por Valeria Trigueiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

O aroma da vez agora é o de baunilha. Não. Não se trata da última moda em Paris ou Nova York, já que nesta, a baunilha sempre reinou e continua presente em vários perfumes fabricados por lá. É a minha preferida do momento, não só pelos constantes pedidos de perfume com ela, como eu mesma ando apaixonada pelo aroma. Poderia dizer que despertei para os encantos da baunilha em função de tanto manipulá-la, mas não é a verdade. É apenas parte dela. Descobri a razão de eu estar tão conectada com tudo o que diz respeito a esse aroma. Estou de dieta. É verdade. Estão se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra? Respondo: tudo.

É excelente para pessoas que sofrem de "sugar cravings" (os viciados em doces), assim, é altamente recomendável para quem está fazendo dieta, pois é um óleo que "alimenta" a alma, repercutindo para o corpo físico a sensação de prazer e de estar quites com a vida.

Pelo seu aroma adocicado, a princípio, tem um efeito extraordinário no sentido de proporcionar conforto emocional, podendo inclusive, levar à euforia. Explico: ele remete a pessoa à fase oral, àquela fase em que fomos alimentados e cuidados. Dessa forma, nos leva a um estado de regressão saudável à nossa criança interior.

Como o aroma em questão está ligado à sensação não só olfativa, mas também do paladar, poderíamos nos dar por satisfeitos, já que teria trazido bastante para os nossos sentidos. De qualquer forma, a baunilha é generosa, pois se entrarmos no campo mais científico vamos encontrar uma explicação em sua química: suas moléculas são muito parecidas com as dos feromônios humanos, sendo um tremendo afrodisíaco natural.

Por tudo isso é um óleo antidepressivo que ajuda a jogarmos a inibição para escanteio e nos lançarmos na vida sem medo, esquecendo as frustrações, soltando o verbo de forma segura.

Assim sendo, não fica difícil inferirmos que vibra nos chacras sexual, esplênico (trabalhando lá pelo pâncreas), subindo para o coronário diretamente. Bem, não me expressei bem, já que não é diretamente, pois faz escalas no plexo solar, podendo chegar ao coronário, dependendo do temperamento (dos hormônios) de quem o usa.

Ah... existem, na literatura, sérias restrições ao seu uso na forma sintética, pois há suspeita de desestabilizar o sistema nervoso, inclusive podendo causar pane nas células do organismo, causando câncer. Esta parte escrevo apenas para ficar em paz com minha consciência, já que não suporto esse tipo de terrorismo e, além disso, não creio ser o aroma produzido sinteticamente que causaria esses problemas e, sim, os aditivos utilizados para se chegar a esse aroma.

Como não uso sintéticos e, sim, a tintura produzida a partir das favas da baunilha para enriquecer meus perfumes, fico à vontade para indicar a todas as pessoas que fazem dietas, principalmente àquelas de restrição de açúcar.

Ainda não havia tido a curiosidade de trabalhar com o óleo essencial de baunilha por dois motivos:
1) pouca procura (até então - ao contrário do momento presente) e,
2) o preço que não é nada convidativo para eu ficar fazendo minhas experiências alquímicas.
É verdade que fiz muito isso e continuo fazendo com outros óleos que são tão caros quanto ela, como o de néroli, jasmim e sândalo como exemplos.
Vou fazer uma confissão: implicava com o aroma achando "cheiro de americano" (nada contra, mas achava muito típico). Quando descobri que não estava errada e resolvi diminuir o açúcar, parece que abriu-se a porta para o mundo mágico da baunilha e ela tem me ajudado bastante. Tenho comido menos doce e venho emagrecendo de forma alegre, sem aquela frustração que dá o ato de fazer dieta.

Assim, tomei algumas decisões: a) pesquisar sobre o assunto - aguardem a estória e a lenda; b) escrever este artigo compartilhando a experiência e deixar a seguinte receitinha, lembrando que nada substitui uma boa ida ao médico se você estiver com dificuldades para emagrecer, ok?

Tintura de Baunilha

1 fava de baunilha aberta no sentido vertical;
Retire as pequenas sementes internas, raspando bem;
Corte-a com a tesoura em vários pedaços;
Coloque em 250 ml de álcool de cereais em um vidro âmbar;
Deixe descansar em local escuro por no mínimo 21 dias.

Se quiser preparar um perfume de arrasar, aí vai:

70 ml da tintura acima
08 gotas de óleo essencial de grapefruit
04 gotas de óleo essencial de sândalo amyris
08 gotas de O.E. de gerânio
08 gotas de O.E. de lavanda
20 gotas de água mineral, colocando aos poucos para não turvar.

Sucesso!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 48


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Valeria Trigueiro   
Atendimentos: * Mapa astral alquímico; * Tarô Alquímico Sistema Joel Aleixo; * Baralho Cigano; * Tarot de Marselha; * Anamnese profunda com questionário; * Anamnese através dos óleos essenciais - método próprio; * Indicações de defumações, incensos e perfumes de acordo com cada indivíduo para o Momentum específico; *Cursos e palestras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa