Menu

Beba da Fonte Universal!

Atualizado dia 6/4/2018 8:50:07 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muito nos questionamos se a religião em nossas vidas é algo imprescindível. Se podemos suportar os contratempos do viver sem uma muleta de apoio nos momentos dolorosos, quando o sentimento de perda cala fundo na alma ou as decepções nos remetem a um caminho que parece não ter fim.

Ao nosso ver, a religião, por ser a crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência, não deveria ser algo dogmático, rígido e baseado numa relação hierárquica de poder e submissão. Mas uma relação natural, fortalecida pelo inerente sentimento de amor, busca da verdade, senso de justiça e enriquecido pelo processo de aprendizado, cujo objetivo maior é alcançar um nível de sabedoria.

Na sequência, independente de crenças ou dogmas religiosos, vamos descrever o que vem a ser esse vínculo que pode nos ligar mais intensamente à Fonte Universal, também conhecida no mundo ocidental como Deus.

AMOR
É o mais belo e intenso dos sentimentos humanos, cuja abrangência de sua energia não deve se limitar ao âmbito de "eu" e suas satisfações, mas no sutil toque ao outro de forma humana, lúcida e envolvente, munido da consciência de que somos todos iguais diante do Criador de todas as coisas.

VERDADE
Amor sem a verdade é como a mãe que ama um primogênito e odeia o outro. É ilusão provocada pela confusão de sentimentos que muitos trazem na sua bagagem existencial, associado à forma pela qual algumas religiões doutrinam seus crentes, onde amor e verdade nem sempre representam uma ligação imprescindível para despertar amor ao próximo ou subir degraus no precesso de autoconhecimento.

Uma das características do ser humano é a busca permanente pela verdade, é o desejo de comprovar a veracidade dos fatos e de distinguir o verdadeiro do falso e que frequentemente nos coloca dúvidas no que nos foi ensinado ou informado. A busca pela verdade surge logo na infância e durante as reencarnações do espírito imortal. Ou seja, estamos sempre questionando as verdades estabelecidas pela sociedade, até chegarmos a uma compreensão baseada na busca pela verdade associada à justiça, que é próprio da fé raciocinada e o oposto da fé cega.

JUSTIÇA
Justiça é a particularidade do que é justo como o respeito à igualdade de todos os cidadãos, por exemplo. É o modo de compreender ou julgar aquilo que é correto. Portanto, no âmbito religioso, justiça sem a companhia da verdade e o sentimento de amor abrangente, é característica da fé cega, geralmente fruto do dogmatismo, que por não ter compromisso com a verdade libertadora como pregou Jesus Cristo: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", torna-se corrompida por interesses que fogem ao objetivo prometido por algumas religiões, que é a "salvação da alma".

SABEDORIA
Sabedoria é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular.

A Bíblia (Reis, 4:29-30), informa-nos sobre a sabedoria do rei Salomão: "Discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. A sabedoria de Salomão era maior que a de todos os homens do Oriente e do que de toda a sabedoria do Egito".

No entanto, para atingirmos um certo nível de sabedoria, teremos que passar pela profunda compreensão dos verdadeiros significados de amor, verdade e justiça em nossas vidas, que encontram-se inseridos no processo de autodescoberta do ser dotado de extraordinária capacidade de expansão da consciência. Nesse sentido, subestimar ou ignorar o que vem da Fonte Universal como possibilidade de aprendizado e crescimento, é iludir-se com dogmas, que muitas vezes estimulam o caráter aparente e vazio do ato caritário ou exploram a fé não raciocinada com interesses escusos.

CONCLUSÃO
A minha experiência de vários anos como coordenador de reuniões mediúnicas em centros espíritas, ou como psicoterapeuta interdimensional, deram-me a certeza e a segurança em afirmar que a trajetória do espírito encarnado é um longo caminho repleto de lições e aprendizados, nos quais, invariavelmente, somos testados sobre o amor, a verdade e a justiça como mecanismos inseparáveis de uma imensurável engrenagem chamada Criação.
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 29


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa