Menu

Beleza Rima com Natureza

Atualizado dia 11/19/2006 7:52:38 PM em Autoconhecimento
por Valeria Trigueiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

À primeira vista estranhamos quando ouvimos falar em Perfumeterapia. Seria mais um meio de maquiar sintomas, ou se quiserem, "perfumar" a realidade? É natural esta reação quando deparamo-nos com algo desconhecido. Esta é a intenção deste artigo: informar algo que a princípio pode parecer novidade.

A Perfumeterapia não tem a pretensão de intitular-se curativa de doenças ou sintomas. Sua função é cuidar do ser humano através do prazer olfativo. Como isto ocorre? O princípio é o mais simples possível. Trata-se de um ramo da AROMATERAPIA, que trabalha através dos instintos, do valor semântico que cada aroma terá para o indivíduo, ou seja, o significado de cada aroma. Por exemplo, ao usar-se um perfume cuja composição leva óleo essencial de canela, em muitas pessoas evocará a memória de festas de Natal, rabanadas na casa dos avós, biscoitos na cozinha protetora de um lar da infância. Entretanto, esta será apenas uma das notas do perfume que trará em seu "corpo" outras sensações e significados.

Um perfume, por si só, já tem a capacidade de evocar as lembranças mais remotas tanto de pessoas como de locais. Aliado ao estudo dos aromas e feitos através de óleos essenciais da melhor procedência, sem adição de produtos sintéticos (a função de fixador é exercida pelos próprios óleos essenciais de baixa volatilidade) e se elaborados com o máximo critério, provocam excelentes resultados.

Não há como equivocar-se. Quando alguém escolhe um aroma é porque gosta dele, e se gosta, é porque resulta em prazer olfativo, que irá traduzir-se em bem-estar para quem o usa. De maneira simplificada seria o seguinte caminho: vidro do perfume, sistema olfativo (nariz como canal), o cérebro através do sistema límbico percebe ativando glândulas do sistema endócrino que produzem determinados hormônios como endorfina, adrenalina etc, que irão produzir a sensação de prazer.

A idéia de trabalhar com perfumeterapia surgiu da necessidade de atender a um número cada vez maior de pessoas fisicamente distantes, isto é, há algum tempo trabalhamos com aromaterapia, fazendo palestras e oficinas fora do Rio de Janeiro, onde atuamos. Isto gerou uma necessidade de estudar uma forma segura de atender às inúmeras mensagens eletrônicas e consultoria via telefone, atendendo ao perfil emocional de pessoas com quem tivemos contacto pessoal apenas uma vez, ou leram um artigo em revistas, "sites" ou jornais. Como resultado de nossa pesquisa, surgiu a Perfumeterapia através dos Elementos da Natureza, seguindo um critério já sintetizado pela Astrologia.

Assim, ocorreu-nos comparar perfis através dos elementos da Natureza: Água, Terra, Fogo e Ar. Funcionou, não só pela combinação de aromas e emoções, mas porque somado a isto, utilizamos o princípio da complementaridade que funciona da seguinte maneira: digamos que seu signo seja Áries, cujo elemento é Fogo. Sua forma de expressão é cardinal: aqueles que fazem as coisas acontecerem, têm iniciativa, gostam de começar novos projetos. Trata-se de pessoas yang, extrovertidas, empreendedoras. Você precisaria, no seu dia-a-dia, de um perfume do elemento fogo? A resposta é não a princípio, pois este você já tem. Assim, você irá procurar um elemento que lhe falta, que será Ar. De modo geral, as pessoas deste signo não irão procurar um perfume do elemento que já têm naturalmente. Dizemos a princípio, pois na vida temos vários momentos e é claro que haverá ocasiões em que este será muito bem vindo.

Para finalizar, precisamos informar que não só os perfumes são feitos artesanalmente, mas nossos frascos e embalagens são pintados a mão pela artista plástica Solange Ribeiro, pois fazemos questão de que nossos clientes possam sentir que são especiais, pela proximidade que a arte causa às pessoas, trazendo não só aromas e bem estar, mas o toque de beleza que imprime maior humanidade aos produtos.

Artigo de minha autoria já publicado em um site de Aromaterapia do qual sou colaboradora e na Revista Girogourmet

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Valeria Trigueiro   
Atendimentos: * Mapa astral alquímico; * Tarô Alquímico Sistema Joel Aleixo; * Baralho Cigano; * Tarot de Marselha; * Anamnese profunda com questionário; * Anamnese através dos óleos essenciais - método próprio; * Indicações de defumações, incensos e perfumes de acordo com cada indivíduo para o Momentum específico; *Cursos e palestras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa