Menu

Beleza Também Vem De Dentro - Parte II

Atualizado dia 8/15/2007 9:07:14 PM em Autoconhecimento
por Priscila Gaspar


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os hábitos de percepção negativa, ou seja, a tendência para distorcer a realidade, esperando que aconteça sempre o pior (não ser competente para realizar determinada tarefa, ser rejeitado pelos outros, etc.) agravam o grau de mal-estar e podem ser fatores de estresse.

De um modo geral, costumamos dizer que o estresse é uma reação do organismo frente às ameaças do ambiente. O corpo reage tornando-se mais alerta e preparando-se para uma situação de emergência: lutar ou fugir! Imagine um animal qualquer, ou mesmo um humano em estágio selvagem, que encontra um predador – ou seja: a ameaçadora figura de uma fera faminta, com suas garras e dentes cortantes! Nesse momento ocorre uma reação em cadeia da qual participam diversas estruturas nervosas e glândulas endócrinas, liberando neurotransmissores e hormônios como, por exemplo, a adrenalina. Passado o susto e uma vez contornado o problema, ocorre uma reação instintiva de respirar profundamente e manter-se quieto, permitindo o restabelecimento normal das funções: diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Quando o perigo é real o organismo tende a voltar ao seu estado normal de relaxamento e os sintomas se extinguem. O mesmo não ocorre quando o perigo é imaginário, pois se o sujeito está psiquicamente preso às idéias distorcidas seu corpo vai ficar também num estado de estresse permanente, acarretando doenças.

A maturidade emocional é outra grande responsável pelo aspecto físico. Não conseguimos aparentar beleza sem nos sentirmos seguros com nosso corpo, o que é facilmente observado nos jovens. As transformações do corpo geram intensa angústia no jovem, tanto por não saber como irá ficar como pelas pressões da mídia quanto ao “corpo ideal”. Por mais bem informado que o jovem esteja acerca das modificações anatômicas e fisiológicas, há um forte sentimento de inadequação. Em geral esse sentimento é passageiro embora cause sofrimento. No entanto, se for muito intenso, pode levar à depressão. Cabe aos pais a observação atenta para as tendências ao isolamento e aos comportamentos anti-sociais ou autodestrutivos dos filhos. É claro que existem adolescentes que reagem de forma mais madura, em função de vários fatores: experiências anteriores, tendências de personalidade, menor grau de carência afetiva, etc. Da mesma forma existem as mulheres com mais de quarenta anos, totalmente imaturas emocionalmente que reagem ainda como menininhas.

No entanto, geralmente se observa que com o amadurecimento emocional a auto-estima aumenta, o que certamente favorece as mulheres mais velhas. Outro ponto favorável para as mais velhas: com o passar dos anos e o acúmulo de experiências passa-se a idealizar menos e a ter expectativas mais realistas. Ou seja: o sonho e a fantasia existem, o desejo de melhorar existe, mas a mulher madura tem o pé no chão e sabe o que pode esperar de si mesma, do seu corpo. Aceita-se muito mais e tende a se decepcionar menos!

A expectativa angustiada é, pois, essa tendência a esperar pelo pior, enquanto a visão distorcida da realidade, conhecida como pessimismo, também pode levar o sujeito a ver o mundo e a si mesmo muito piorado em relação à realidade. Por outro lado, a expectativa exacerbada é esperar demais de si mesmo ou de uma situação, sendo que em geral sobrevém a frustração, porque situações idealizadas não correspondem à realidade. Os profissionais do ramo da beleza com certeza já presenciaram situações de clientes frustradas porque esperavam demais de um determinado tratamento. A mídia também coloca uma expectativa exacerbada ao anunciar, enganosamente, processos e tratamentos “milagrosos”.

Leia a 1ª Parte deste artigo: link

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Priscila Gaspar   
Priscila Gaspar é Psicanalista, Terapeuta de Regressão e Terapeuta de Casais, com especialização em Sexualidade Humana. Atende em psicoterapia individual e de casal.Contato: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa