Menu

Bem e Mal, Bom e Mau

Atualizado dia 3/28/2016 10:05:18 AM em Autoconhecimento
por Elaine Leal Carvalho


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que é o bom? O que é o mau? O que é o bem? O que é o mal? Tenho visto com frequência o uso destas palavras em textos, livros, filmes, noticiários, pessoas que as usam, a todo momento, como uma divisão: o bem e o mal, o bom e o mau. E a leitura que tem me ocorrido sobre este assunto, é que são conceitos, apenas conceitos criados e propagados há milênios e estão tão profundamente em nós que vamos rotulando, classificando as coisas, as situações, as pessoas, os fatos, os acontecimentos, sem nos questionarmos, se o que nos acontece aparentemente como mal ou mau, não é um bem ou bom. Quando olho para mim, com olhos realistas, observo claramente que eu ainda faço com frequência esta divisão: aquilo que não me traz uma impressão agradável, gostosa, de acordo com meus interesses pessoais, imediatamente julgo e nomeio como mau e aquilo que vai de encontro às minhas ideias ( ou ilusões ), desejos, classifico como um bem.

De maneira geral, excluímos de nós ou de perto de nós, pessoas, situações que nos chegam com uma aparência de mau ou mal, sem verdadeiramente olharmos para estes fatos com o que nomeio de “olhos do espírito”, ou seja, com a verdade que as acompanham. Na minha vivência, de tempos em tempos, observo que tudo que um dia eu classifiquei como mal, que ativou em mim aflição, angústia, ansiedade, sofrimento real ou criado pela minha mente barulhenta e enganosa, hoje, sinto como um grande bem, bem este que me faz ter convicção de que tudo foi e é, como é possível no ponto em que encontro na existência.

Na divisão que insistimos em fazer, pegamos duas sacolas e colocamos dentro os maus, os males, e na outra, os bens e os bons, e aqui não estou me referindo em hipótese alguma, que devamos guardar lixos emocionais ou emoções tóxicas. Não! Aqui me refiro ao que não queremos olhar em nós. Me refiro aos julgamentos, (que eu admito que faço, automaticamente), sem sequer parar para olhar com isenção o que de fato está ocorrendo nas pessoas, nas situações, nos acontecimentos. Nestes momentos, como sou uma aprendiz em me conhecer e me reconhecer, pergunto-me: Quem Sou Eu? Quem Somos Nós? E a Vida? O que é? Boa? Má? As duas classificações juntas e misturadas?

A Vida, se prestarmos bastante atenção, é neutra, nós é que nomeamos e estabelecemos se ela é boa ou má, são escolhas conscientes ou não. O que sei de fato, é que os "maus, os males", estão à serviço da Vida, e é necessário que se apresentem dentro daquilo que nosso processo de crescimento exige, às vezes caoticamente, o que, se estivermos despertos, saberemos aproveitar em prol do nosso aprendizado, da mudança interna tão necessária. Chegará o dia em que tudo não será mais rotulado de bom ou de mau, de bem ou de mal. Que assim seja!
Elaine Leal Carvalho - Terapeuta e Consteladora Familiar
ABRATH: 2485


Veja mais no Site: https://elainelealcarvalho.com.br/

Elaine Leal Carvalho - Terapeuta e Consteladora Familiar


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Elaine Leal Carvalho   
Formação em Constelações Familiares. Curso História do Brasil segundo visão sistêmico-fenomenológica. Formação Avançada em Constelações Familiares e Empresariais abordagem sistêmico-fenomenológica. Curso de Constelações Empresariais. Seminário Leis Básicas dos Relacionamentos Aplicadas aos negócios. Acesse o site: https://elainelealcarvalho.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa