Menu

BENEFÍCIOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS

Atualizado dia 9/20/2008 5:22:11 PM em Autoconhecimento
por Tina Simão


Facebook   E-mail   Whatsapp

Para começar a falar de qualquer tipo de resultados em Aromaterapia devemos nos lembrar da famosa rainha egípcia Cleópatra e sua ligação com esses óleos curativos; ela os usava com intenções de beleza, harmonia, saúde e, principalmente, amor.

Cleópatra, a célebre rainha do Egito, é responsável por grande parte da história aromática e dos banhos de imersão. Ela costumava explorar o uso das essências - naquela época, das flores, pois não eram usados métodos de extração como atualmente - na água do banho. Usava também leite de cabra para deixar a pele macia e sedosa.

A rainha era aficcionada pelo perfume de rosas, usando pétalas das flores para forrar a cama e o chão do quarto - até 45cm de altura - com pétalas para aguardar o amante Marco Antonio. Ou então, mandava embeber as velas do barco em tanques de óleo de rosas para que o vento do Rio Nilo levasse o perfume característico dela até o amante, para avisá-lo de sua chegada.

A história conta que antes de morrer picada pela cobra, Cleópatra tomou banho de rosas e se perfumou com óleo de jasmim.

Através de estudos e pesquisas, aromaterapeutas atuais acreditam que óleos essenciais penetram e afetam a mente e o corpo através de duas rotas: o sistema olfativo e a pele. Estudos específicos sobre esses efeitos estão em contínuo avanço. Sabe-se que os óleos essenciais funcionam como gatilhos estimulando o sistema nervoso central quando são inalados, e que penetram através dos vasos capilares e tecidos celulares quando aplicados sobre a pele.

Conclusões de estudos com óleos essenciais:
- todos os óleos essenciais parecem ser antisséticos e antibacterianos até certo ponto;
- podem ser úteis no tratamento de infecções virais, resistentes a todos os medicamentos tradicionais;
- têm a capacidade de estimular a renovação e crescimento de células saudáveis;
- regulam e restabelecem o equilíbrio da mente e sistemas do corpo;
- aliviam o estresse e estimulam a circulação sanguínea;
- regeneram e podem melhorar o sistema imunológico;
- aliviam a dor, reduzem inchaços e limpam impurezas;
- equilibram emoções, são estimulantes, de elevação espiritual, para relaxamento com sensação de bem estar;
- intelectualmente, reavivam a mente cansada e estimulam a memória;
- segundo sua volatilidade - velocidade da evaporação quando expostos ao ar - podem ter notas altas, médias ou baixas, afetando em diferentes partes do corpo e da mente;
- os altamente voláteis estimulam a mente; os de baixa volatilidade são calmantes; os de volatilidade média são balanceadores dos sistemas físicos do corpo.

Como os óleos essenciais são percebidos pelo corpo:
- quando inalamos o óleo essencial, suas partículas para a parte superior do nariz onde estão as células receptoras do sistema olfativo; dessas células saem pequenos filamentos que transmitem a informação sobre os aromas, passando pelo bulbo olfativo indo para o centro do cérebro; nesse momento as mensagens eletroquímicas são encaminhadas para a área do cérebro associada ao cheiro; essas mensagens provocam a liberação de sustâncias neuroquímicas que podem ser sedativas, relaxantes, estimulantes ou de bem estar; outras mensagens podem ser encaminhadas para partes do corpo registrando os efeitos físicos do óleo essencial; o percurso continua passando pelas vias nasais chegando aos pulmões.
- o óleo essencial dissolvido num óleo básico ou carreador (semente de uva, gérmen de trigo, amêndoa doce ou outro) ou quando disperso na água, penetra de forma rápida na pele; através dos poros e dos folículos pilosos, as finas moléculas dos óleos atingem os finos vasos capilares; entrando na corrente sanguínea são transportados para todo o corpo, filtrados através das células e fluidos corporais; as mucosas também são receptoras dos óleos essenciais.

No próximo artigo falaremos dos Efeitos do Óleo Essencial de Hortelã sobre o Sistema Digestivo. Aguarde.....

Tina Simão
Autora do livro “A força dos Salmos“.
Aromaterapeuta, Cromoterapeuta e Mestre em Reiki.
Informe-se sobre os cursos de Aromaterapia e Oficina de Aromaterapia.
(11) 4238-8619

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tina Simão   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa