Menu

Bhagawan Shree Rajneesh e Seus Ensinamentos

Atualizado dia 10/5/2008 10:51:37 AM em Autoconhecimento
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

Bhagavan Shree Rajneesh faz distinção entre o “eu” e o ego. O ego gera uma procissão de pensamentos e se identifica com todos os seus pensamentos. Todos os pensamentos do ego estão relacionados com o corpo físico e com as coisas exteriores ao corpo. Em alguns momentos, pensa coisas bonitas e em outros momentos coisas feias, numa impressionante constância levando o corpo ao esgotamento por canalizar tanta energia para formar os quadros mentais provocados pela mente. O ego está agarrado aos seus pensamentos e não pára de pensar, mesmo quando o corpo está no estado de sono o ego está pensando provocando os sonhos.

Rajneesh salienta que o ego não é o nosso verdadeiro ser e sim formado pela cultura em o corpo está inserido e de todas as informações que o corpo recebeu e recebe após o nascimento. O nosso verdadeiro ser é o eu, ou seja, a consciência. A consciência é uma estrutura de observação e para o atual momento que estamos vivendo é importante o eu observar o ego, o movimento do ego, os pensamentos do ego. Esta observação por parte do eu em relação ao ego leva-nos a ter consciência da loucura que estamos vivenciando e um dia nós estaremos totalmente desidentificado com o ego.

No dia em que estivermos completamente desidentificado do ego, mesmo por um simples momento, o ego simplesmente morre; ele não estará mais presente. Com o desaparecimento do ego desaparecem todos os problemas exteriores elaborados por esta entidade virtual. Desaparecem as coisas que eram importantes para o ego, mas que eram perturbadoras, pois, o ego somente elabora coisas perturbadoras. O ego gera somente coisas complicadas, problemas, ansiedades, coisas que parecem não ter saída.

Rajneesh tentando sistematizar o referido conhecimento que transmite conta que determinado mestre diz ao discípulo para meditar sobre um koan: “Um pequeno ganso é colocado dentro de uma garrafa sendo alimentado e nutrido. O ganso vai ficando cada vez maior e maior, e preenche toda a garrafa. Agora ele está muito grande; ele não pode sair pela boca da garrafa - a boca é muito pequena”. O mestre manda o discípulo retirar o ganso sem destruir a garrafa e sem matar o ganso.

Dia após dia, o discípulo medita, não encontra nenhuma maneira, pensa desse jeito e daquele jeito, mas não encontra solução. O discípulo já cansado, completamente exaurido de tanto pensar esquece o problema e subitamente recebe uma revelação repentina. Ele compreende que o mestre não pode estar interessado na garrafa e no ganso; eles devem representar algo mais. A garrafa é o ego e o ganso representa a consciência, o nosso verdadeiro ser. O discípulo corre para o mestre para dizer que o ganso está fora. E o mestre diz: "Você compreendeu isso. Agora o conserve fora. Ele nunca esteve dentro". Assim não surge à questão de trazê-lo para fora.

A consciência é o ganso que não está dentro da garrafa do ego, porém, os pensamentos do ego fazem as pessoas acreditarem que o eu está dentro da garrafa. Existem profissionais que irão lhe ajudar, com técnicas, para retirar a consciência da garrafa fazendo as pessoas de tolas e outras pessoas continuam pensando que a consciência é o ego vivendo uma verdadeira loucura.

A identificação com o ego é a causa raiz de todas as misérias. Apenas dê um passo para o lado e deixe a mente passar. E logo você será capaz de ver de que não há nenhum problema, o ganso está fora. Você não precisa quebrar a garrafa, nem precisa matar o ganso. A consciência sempre esteve fora do corpo e do ego. A consciência é transcendental e está diretamente relacionada com Deus, com a Consciência Cósmica.



Texto revisado por: Cris
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa