Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
Home > Autoconhecimento
Biodança / Biodanza - Sistema Rolando Toro - Dança da Vida.

Biodança / Biodanza - Sistema Rolando Toro - Dança da Vida.

por Marcos Sousä Administração Bioquântica, Assessoria e Consultoria de Empresas

Estruturada pelo Princípio Biocêntrico, seu primeiro e maior paradigma, foi criada há mais de cinquenta anos por Rolando Toro Araneda (1924-2010), psicólogo, antropólogo, poeta e pesquisador chileno.

Como conceito, Biodança – Dança da Vida – é um Sistema de aceleração de processo integrativo mediante ambiente enriquecido pela música, dança (movimento pleno de sentido), processo feedback e encontro. Bem como, um sistema de integração afetivo-humana, de renovação orgânica, de reeducação afetiva e de reaprendizagem das funções originárias da vida.

Internacionalmente conhecida e registrada como Biodanza – Sistema Rolando Toro, é atualmente administrada pelaInternational Biocentric Foundation – IBF (legado de Rolando Toro Araneda), órgão que normatiza, regula e controla no Brasil e no mundo a riquíssima Metodologia de Biodança.

No Brasil, praticamente em todos os Estados, existem as Associações Escolas de Biodanza Rolando Toro, responsáveis pela formação em nível de pós-graduação dos facilitadores que, depois de formados, tornam-se profissionais diplomados e registrados pela International Biocentric Foundation – IBF. E, assim, autorizados a trabalhar com a inovadora Metodologia de Biodança e com o inovador Sistema Biocêntrico. Também existem em todo território nacional grupos de desenvolvimento em Biodança, gerando benefícios aos participantes a nível pessoal e profissional.

A Metodologia Biodança, ganhou espaço no mundo com escolas de formação de facilitadores, funcionando plenamente em diversos países. Tais como: França, Espanha, Inglaterra, EUA, Argentina, Chile, Austrália, Itália, Portugal, Japão, Paraguai, Peru, Uruguai. Realizando assim, um grande sonho do criador, Rolando Toro Araneda.

As áreas de aplicação de Biodanza – Sistema Rolando Toro são: organizações humanas, educação e saúde, como uma reeducação para a vida e complementação terapêutica.

Existem diversos eventos de Biodança no Brasil e no mundo, entre os quais: encontros regionais e congressos internacionais.

No seu livro, Biodanza, da editora Olavobras/EPB, 2002, São Paulo, Rolando Toro escreve sobre a criação do modelo teórico profundamente testado vivencialmente e evoluindo. E que, a seguir criou o “Inconsciente Vital”, para referir-se ao “comportamento coerente e, de certo modo, intencional das células e dos tecidos”, que mantém os organismos vivos. Desta forma somando ao Inconsciente Pessoal, de Sigmund Freud, e ao Inconsciente Coletivo de Carl Jung, um Sistema completo.

Explica também que, os progressos da biologia celular evidenciaram a existência de um comportamento autônomo das células e dos tecidos verificado, por exemplo, nos mecanismos biológicos responsáveis pelas diversas formas de comunicação celular, tanto no interior da célula como entre as células, na plasticidade estrutural da cromatina, no desenvolvimento do embrião e nas células tumorais. As células possuem uma forma de memória, manifestam afinidade e repúdio, solidariedade entre si, e se valem de múltiplas formas de comunicação.

Existe, portanto, uma forma de comportamento das células, tecidos e órgãos que obedece a uma tendência global à conservação presente nos seres vivos. Tal comportamento coordena as funções de regulação orgânica e homeostase.

O inconsciente vital é, assim, um comportamento que gera regularidade e mantém estável as funções orgânicas; ele possui uma grande autonomia em relação à consciência e ao comportamento humano. Suas manifestações durante a vida cotidiana são o humor endógeno, o bem- estar cenestésico e o estado geral de saúde.

A importância do conceito de “inconsciente vital” está em sua possibilidade de influir em nossos estados de humor. O inconsciente vital está em sintonia com a essência viva do universo; quando a sintonia é perturbada, inicia-se a doença. O ato de cura será compreendido, assim, como um movimento destinado a recuperar essa “sintonia vital” com o universo.”

Rolando nos ensina que, “a base conceitual da Biodança provém de uma profunda meditação sobre a vida, do desejo de fazer renascer em nós a alegria, o prazer e a glória de viver. Vivemos numa sociedade onde as demonstrações de amor, de ternura, de beleza foram sendo esquecidas. Vivemos com certeza a nostalgia do amor.

Em um mundo como o nosso de mortes e torturas, de violência e omissões, em um mundo de abandono infinito como é possível por-se a dançar? À primeira vista parece uma incoerência. Sem dúvida, a proposta de Biodança não consiste só em dançar, mas sim ativar, mediante certas danças, potenciais afetivos de comunicação que nos conecta com os outros, conosco mesmos e com a natureza”.

Sem querer esgotar o tema, que é vastíssimo, a Biodança se volta para o desenvolvimento dos Potenciais Genéticos ou Linhas de Vivências (vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência), estimulando sua expressão através da vivência. Os exercícios e danças cumprem sua função reguladora atuando sobre o centro das emoções – o sistema límbico-hipotalâmico.

Os resultados, mediante exercícios e danças, atingem campos específicos muito concentrados para estimular os potenciais genéticos. Na sessão de Biodança acontece um bombardeio de ecofatores positivos sobre a função do Sistema-Integrador-Adaptativo Límbico-Hipotalâmico (SIALH).

A integração adaptativa é o processo em que os potenciais genéticos altamente diferenciados se expressam e se organizam em sistemas cada vez mais complexos, criando uma rede de interações que potencializam a Identidade.

“Dançar a Vida como proposta existencial se facilita dando, ao participante, a oportunidade de transferir a atitude desenvolvida pelos exercícios, para as atividades do cotidiano”.

O Princípio Biocêntrico, coloca seu interesse em um universo compreendido como um sistema vivo. O reino da vida abrange muito mais que os vegetais, os animais e o homem. Tudo o que existe, dos neutrinos ao quasar, da pedra ao pensamento mais sutil, faz parte deste sistema vivo prodigioso. Segundo o Princípio Biocêntrico, o universo existe porque existe a vida, e não o contrário.

Rolando Toro, nos ensina, “mas como poderíamos transformar o mundo sem transformar a nós mesmos? A transformação mediante Biodança não é uma mera reformulação de valores, mas sim uma reaprendizagem a nível afetivo, uma modificação interna.

Estamos demasiados sós em meio a um caos coletivo. Há um modo de estar ausente com toda nossa presença no ato de olhar e não ver, de não escutar o outro, de não tocar o outro e sutilmente o despojamos de sua identidade, não reconhecemos a sua pessoa, estamos com ele e o ignoramos. Esta desqualificação consciente ou inconscientemente tem um sentido pavoroso e envolve a todas as patologias do Ego. Celebrar a presença do outro, exaltar o encanto essencial do encontro é a única possibilidade de saúde – a ternura: qualidade de uma presença que concede presença.

"O que a gente necessita para viver é um sentimento de intimidade, de vinculação gostosa e estimulante. Pois bem, nessas necessidades naturais temos posto nossos objetivos.”

Também, muitos benefícios foram, pela metodologia Biodanza, favoráveis com bons resultados àspessoas e profissionais que se propuseram aconhecer e a praticar a Biodanza - Sistema Rolando Toro, no autoconhecimento e no autodesenvolvimento pessoal e profissional,num novo relacionamento consigo mesmo, com o outro e com o Universo.

Fonte bibliográfica: ARANEDA, Rolando Toro, "Biodanza", Editora Olavobrás/EPB, 2002, São Paulo/SP

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Autor: Marcos Sousä Administração Bioquântica, Assessoria e Consultoria de Empresas
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 02/10/2020

Veja também
Quando nos curamos trazemos paz ao mundo
Como lidar com o Abuso Emocional?
As transformações no mundo assustam você?
Sonhar com pessoa morrendo, qual o significado?

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.






Energia do Dia
19 - LIN - APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.
Consulte o I-ching


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa