Menu

BOM SENSO

Atualizado dia 12/10/2007 8:19:00 PM em Autoconhecimento
por Rubi Luiz Augustin


Facebook   E-mail   Whatsapp

O progresso humano foi imenso nos últimos anos em muitas áreas... mas será que a maioria de nós sabe usufruir seus benefícios? Você está mais feliz? Está em sintonia harmoniosa e equilibrada consigo mesmo, com seus familiares, seus colegas de trabalho, seus superiores, o lugar onde mora, sua pátria?

Não está de bem com a vida? O que está faltando? Dinheiro? Saúde? Bom emprego? Moradia? Status social? Companheiro(a)? Amigos(as)? O que está faltando em sua vida?

É possível que você possua tudo isso... mas se sente desanimado, descontente, estressado, revoltado, indignado. Reclama o dia inteiro: "mete o pau" em tudo e em todos, considera os políticos corruptos e ladrões, as igrejas como organizações mafiosas que no fundo, no fundo, pensam apenas e antes de tudo em arrancar o dízimo de suas inocentes ovelhas; afirma que o mundo vai se acabar em breve; sente imensa satisfação em declarar ser ateu e que "Deus está morto"; protesta, avacalha, grita, odeia, desconsidera...

Mas, afinal, o que está acontecendo com você? Vive apenas porque nasceu, sem saber porque? Considera a vida uma porcaria, uma aberração, uma loucura? Bebe para esquecer; se droga para...? Fanatiza-se pelo futebol ou por outros esportes a qualquer custo? Procura, quase desesperadamente, se divertir? Endoidece dominado pela luxúria e sexo desenfreados? Necessita comer adoidado e assim se torna obeeeeeeeeeeeeeeeso, gooooooordo, deformado?

Procura bálsamo para o seu sofrimento, suas dores, seu inconformismo, suas decepções, aqui, ali, além?

Ah... existem tantas seitas, doutrinas, religiões, filosofias, charlatães, profetas e falsos profetas, curandeiros, mistificadores, messias, gurus, sacerdotes, profetizas, mestres disso e daquilo... a quem procurar?

Sim... eles existem: aqueles que prometem resolver todos os seus problemas. Sim... eles existem: aqueles que salvam você do fogo do inferno eternidade afora. Sim... eles existem: aqueles que curam todas as suas doenças, aliviam suas dores, levam você ao paraiso. Sim... eles existem?!?

O progresso foi imenso nos últimos anos: televisão, internet, satélites, meios de comunicação em geral, turismo, transporte aéreo, terrestre, marítimo, interplanetário (em breve). Ciências, ONU(?), aldeia global (?), energias alternativas, etc... Mas... e os programas da televisão? Alguns simplesmente imorais, abaixo de qualquer crítica.
Mas... e a internet maravilhosa? Maravilhosa?!? Mas... e a poluição? A corrupção? A intenção dos meios de comunicação de transformarem você em instrumento de seus interesses, um joguete, um robô? Mas... e daí? Faz mal que lhe pergunte: "e daí"?

Bom senso. Este é o tema deste artigo: "Fazer a coisa certa, no momento certo, no lugar certo e de maneira certa"... Tudo isso é possível?

YANG-YIN. Esta antiquíssima filosofia-religião taoísta nos auxilia encontrar a resposta, nos indica o caminho, nos sugere soluções. Abordamos anteriormente a conflitante realidade: Ao mesmo tempo em que o progresso é imenso, existe o inverso: o retrocesso.

Positivo = Tecnologia super avançada (era dos robôs) <-> Negativo = desemprego.
Positivo = Avanços tecnológicos na medicina <-> Negativo = superpopulação mundial.
Positivo = Imensa quantidade de meios de transporte <-> Negativo = poluição.

São apenas alguns exemplos desta grande verdade: o positivo e o negativo coexistem, se complementam. Dia e noite se alternam, da mesma forma que o nascimento e a morte, a alegria e a tristeza, o sucesso e o fracasso, a vitória e a derrota, o ganho e a perda, o masculino e o feminismo... e assim ao infinito.

Agora convém perguntar mais uma vez: e daí? O que é que o bom senso tem a ver com Yin - Yang?

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rubi Luiz Augustin   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa