Menu

CADA UM TEM O SEU TEMPO ... DE ACORDAR !

Atualizado dia 12/4/2006 6:50:38 PM em Autoconhecimento
por Paulo Valzacchi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Existe uma cartografia proposta por um eminente psicólogo que divide a humanidade em classes conforme o seu grau de evolução em relação à consciência. Em todos esses anos pude verificar a veracidade desta divisão: ele define esta separação em algumas camadas e usa os termos "despertar" e "estado de sono".

Na verdade, a maioria dos seres humanos estão em estado de sono. Não aquele sono fisiológico que conhecemos, mas um sono de consciência, distante e apagado da real condição da realidade. Geralmente, pessoas em estado de sono são mais instintivas e respondem a esta realidade de uma forma mais mecânica e motora; não estão despertas para as verdades fundamentais, nem básicas; estão afloradas com o sexo instintivo e dessa maneira recebem, como reação de suas atitudes precipitadas, a dor e o sofrimento.

Mais além o autor declara que existem outras camadas até se chegar em uma consciência desperta e, posteriormente, uma consciência cósmica que, na verdade, não tem nada a ver com misticismo ou esoterismo; a consciência cósmica é um desprender total da matéria em relação ao entendimento de sua essência.

Fazendo uma análise estatística diria que a humanidade está entre 70 a 80 porcento imersa em sono profundo, não almejando nada e apenas contente com a satisfação de suas necessidades de sobreviver.

Quando começamos a crescer entendendo melhor como funcionam os mecanismos da vida, a nossa consciência cresce e começamos a ter uma nova percepção dos reais valores e assim começando a ter sonhos diante deste sono. Talvez a próxima fase seja, além de ter sonhos, começarmos a entender o nosso papel ou pelo menos questionarmos o porquê de nossa presença neste planeta e nosso motivo de estar aqui. Nossos ideais mais profundos e nossos questionamentos nos levam a uma busca mais evolutiva. Nesses termos estamos vislumbrando um despertar, uma ponta no iceberg.

A nossa própria história de crescimento justifica essa idéia de diferenciar o ser humano através da consciência. Quando crianças ainda dormimos em sono profundo, buscamos o aprendizado, falar, caminhar, beber, chorar para satisfazer nossas necessidades. No momento em que crescemos vamos aprendendo mais e mais. É claro que se olharmos para uns 5 ou 10 anos atrás veremos que tomamos atitudes totalmente impensadas. Isso revela que estamos ainda crescendo. Mesmo quando adultos continuamos a perceber erros e quando nos damos conta que é necessário preencher o universo de perguntas que nos bate à porta começamos a realmente vislumbrar a nossa potencialidade e como podemos evoluir e escapar desse sono. O interessante é que cada um tem o seu momento.

Doris, uma mulher com seus 45 anos, me procurou por problemas de relacionamento. Dizia que estava muito à frente do seu parceiro, que ele não olhava o lado espiritual, não entendia suas emoções, não tinha o hábito de ler, não exercitava sua religiosidade, que estava a anos e anos-luz distante dele e que não mais podia seguir junto.

O interessante é que suas necessidades eram outras, bem diferentes das dele. O mundo de seu marido era preenchido de outras maneiras: churrascos, tênis, viagens... Com Doris tudo era diferente. Mas, no fundo, algo estava errado. Doris se tornou cobradora de um estado diferente de evolução: queria que ele subisse os degraus para alcança-la, quando isso não é possível pois cada um tem o seu momento, o momento de acordar. Como com um sonâmbulo que quando acordado no meio de seu estado pode ter um choque, assim poderia acontecer com seu parceiro.

Ela, então, em vez de crescer em sabedoria, não entendia que todos nós temos o nosso momento e que é necessário se respeitar esse mecanismo; ela estava fazendo o oposto e isso diminuía, em muito, a sua jornada de crescimento; afinal, despertar significa também colocar em prática os valores espirituais: entendimento e paciência. Não foi fácil fazer Doris entender, mas com o tempo ela começou a perceber que seria melhor estender a mão para quem se ama do que se afastar definitivamente.

A presunção, a vaidade e o orgulho são males que nos flagelam a alma quando perdemos de vista a compreensão e o entendimento. Olhar para trás e assim resgatar os entes que amamos é uma maneira mais saudável do que simplesmente caminharmos para a frente com egoísmo e tristeza.

Muitas pessoas me escrevem dizendo que seus companheiros(as) não querem seguir em frente. Sempre digo que a melhor maneira para evoluir é não nos distanciarmos do nosso mais profundo princípio: o amor. Amor não pode ter uma boa dose de egoísmo, mas sim uma boa dose de compreensão.

Peço a você que acorde! A vida é mais real do que parece... a vida não é somente sexo, dinheiro, carro, casa. Ela vai mais além do que esse processo de Ter; ela caminha para uma direção inexplicavelmente maravilhosa: para dentro de nós.

A jornada quando feita de olhos realmente abertos é incrivelmente bela, cheia de espetáculos incríveis, mas quando estamos adormecidos e distantes de nossos ideais se torna sofrimento. O reflexo dessas verdades está baseado na constância de seu sofrimento: quanto mais acordados, menos sofrimento, pois entendemos integralmente o nosso papel no universo; quanto mais sonolentos e adormecidos, mais dor é inferida em nosso sofrimento, mais desespero e precipitação.

Por isso, quando orar não se esqueça de que é preciso acordar de seus sonhos, bons ou maus, e colocar em prática o fundamento especial de nossa existência. Afinal, só o amor é real!

www.autoconhecimento.valzacchi.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Valzacchi   
Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa