auravide auravide

Café da manhã: Auxilia no controle de peso?


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sempre ouvimos falar sobre a importância de termos em nossa alimentação diária um bom café da manhã para a manutenção de nossa saúde e qualidade de vida. A expressão “Café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de plebeu” tem sido cada vez mais aceita pelos cientistas. Assim, há mais de 15 anos, pesquisadores passaram a estudar mais detalhadamente sobre os efeitos do jejum prolongado, ou seja, a ausência de algumas refeições e sua influencia no excesso de peso corporal.

O café da manhã é mesmo tão essencial?

Esta refeição assume extrema importância pelo fato de promover a reposição de energias para o início das atividades diárias, exerce controle sobre o metabolismo celular, pois o jejum durante o sono promove redução do metabolismo e, portanto, se este jejum se mantém, o metabolismo se mantém reduzido e consequentemente o nosso organismo favorecerá o acúmulo de peso para manutenção das funções básicas. Assim, a ausência do café da manhã está associado ao desenvolvimento da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, tais como, diabetes e hipertensão. A manutenção do jejum pela manhã leva a prejuízos na regulação de um hormônio imprescindível no controle do apetite: a grelina.

Quais as ações da grelina e sua importância no controle de peso?

A grelina é um hormônio envolvido na regulação do apetite e no balanço energético (consumo e gasto calórico). Estimula o apetite, a formação de reservas de tecido gorduroso e reduz o gasto metabólico, ou seja, um hormônio totalmente envolvido na determinação do excesso de peso. Os níveis de grelina na circulação aumentam em estado de jejum e reduzem quando nos alimentamos adequadamente. Assim, quando não damos a devida atenção ao café da manhã, estamos estimulando a liberação de grelina e favorecendo um aumento no apetite durante o dia e aumentando o acúmulo de gordura em longo prazo.

O que podemos fazer para ter um café da manhã adequado?

O primeiro grande passo é priorizá-lo dentro de sua agenda diária, pois muitas pessoas referem não ter tempo para o café da manhã, porém, 15 minutos seriam suficientes para realizar esta refeição tão importante. Talvez, dormir mais cedo e acordar 15 minutos antes do horário costumeiro, poderia favorecer a resolução desta questão.

O que você deve estar questionando neste momento é como seria este café da manhã ideal. Não seria o café da manhã de um hotel, mas uma refeição simples e, necessariamente que respeite os aspectos sócios- culturais que determinam seus hábitos alimentares. Importante salientar que um café da manhã saudável deve ser realizado até duas horas após acordar e deve conter de 15 a 30% do valor energético total que deveríamos consumir em um dia.

O que deve conter num café da manhã saudável?

• Frutas ou sucos de frutas (uma boa opção seria um suco composto de frutas e hortaliças, os famosos sucos verdes - 1 copo pequeno. Porém ,a preferência é mesmo das frutas e muitas delas são bem práticas para ingestão, tais como a banana, maçã, pera, mamão etc). Dê preferência a frutas de sua região, as que você mais aprecia e as frutas de época, por serem mais baratas e mais nutritivas.

• Pão (fonte de carboidrato, necessário para um metabolismo saudável);

• Uma boa fonte de proteína (pode ser o ovo ou queijo branco magro ou leite magro ou iogurte ou coalhada);

• O famoso cafezinho: se NÃO há contraindicações clinicas pode ser ingerido, pois favorece a concentração, é termogênico (favorece o gasto calórico) e contém substancias antioxidantes associadas à prevenção do envelhecimento celular.

• Sempre que possível, acrescente azeite de oliva extra virgem e erva-finas para temperar a fonte de proteína. Torna-se uma excelente opção de acréscimo de antioxidantes na dieta. Por Exemplo, queijo branco com orégano ou ovo cozido fatiado com ervas finas e azeite.

• Outra boa opção é dar preferência a pães com adição de grãos integrais ou outras fontes de carboidratos complexos como a tapioca, o cuscuz de milho, a mandioca/macaxeira cozidas, inhame ou cará, batata doce, pois são ricos em fibras e antioxidantes, auxiliam na saciedade e também no funcionamento intestinal e estão associados com a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

Por fim, vale ressaltar que no jejum a grelina encontra-se aumentada e uma das suas ações é estimular o apetite, ou seja, quanto mais tempo você ficar sem comer, maiores são as chances de você comer mais do que o necessário.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Pollyanna Patriota    
Diététicienne, Master of Science en Santé Maternel-infantile , PhD en Nutrition. Elle a été publié articles scientifiques, livres et chapitres de livres. Elle collabore avec certains sites internet, magazines et journaux.Conférencière avec une expérience nationale et internationale. Evénements et/ou Conférences : [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa