Menu

Cantata da Vida

Atualizado dia 4/19/2006 1:33:43 PM em Autoconhecimento
por Luciano Américo


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que é viver? Considerando mais que o “automatismo” do fato de estarmos vivos... todo animal está vivo e não sabe disso. Vive automaticamente em função de buscar, por puro instinto, por um comando oculto, todos o meios de suprir sua subsistência e perpetuação da sua espécie. Sem ter qualquer noção disso. A vida atua inteligentemente no ser irracional e realiza, por seu intermédio, o plano perpétuo que o Artífice-Mor da vida orquestra na mais perfeita harmonia, as mais extasiantes e estonteantes variações de uma perene sinfonia cujos acordes, expressão do amor supremo, geram divinos sons e luzes que retinem e reverberam no infinito anfiteatro do universo. Esse amálgama de luz e som, doação imotivada e incondicional da divindade é a quintessência de toda a criação. Tudo o que existe é originariamente e presentemente luz. Em cada ser vibra, num diapasão perfeito, o som originário da criação.

Acreditamos ser criaturas imperfeitas, indignas da divina consideração. Tudo ilusão. A própria perfeição não pode criar nada imperfeito. A sinfonia da vida é a mais perfeita das músicas: seu título é Amor. O que nos faz imperfeitos aos nossos sentidos insuficientemente educados é a ilusão ocasionada pela visão apenas tridimensional do ambiente em que estagiamos. Contamos com sentidos altamente limitados enquanto aceitamos a “realidade” circunscrita pela névoa espessa da ilusão.

Ao contrário de nos desanimarmos, devemos atentar para este moto perpétuo que é a sinfonia divina. Estamos, no momento, nos acordes iniciais de uma magnificente obra harmônica em que notamos a presença de uns poucos instrumentos que informam a capacidade limitada de nossas percepções. Se aprendermos a apurar nossos sentidos, saímos pouco a pouco das sensações apenas materiais e sentimentos mais afinados com o registro da divina orquestra, que nos levarão ao indizível prazer de ouvir cada vez mais o sincronismo perfeito de mais e mais instrumentos; a música cada vez mais divina e, acompanhando o crescente eterno dessa magnífica composição até termos melhor visão, mas sempre incompleta do Sublime Condutor da formação orquestral de que participamos como executores e integrantes do divino coral. Por enquanto, bem desafinados... O ensaio persistente, representado pelas muitas tentativas e passagens pelo palco da vida vai nos afinando e, um dia, estaremos entoando com o coral de luz a cantata mais perfeita que podemos imaginar... Temos a partitura e o instrumento – a lei e a vontade. Vamos com energia, com entusiasmo. Estamos nas primeiras lições, não passamos da primeira oitava, mas uma brilhante obra musical inicia com a primeira nota, e já solfejamos muitas... e muitos já abrilhantamos alguns acordes com o talento obtido pelo esforço em se aprimorar.

Grande número de alunos da orquestra da vida permanece teimosa e incipientemente estacionado na má vontade em dedilhar um som mal compreensível, quando não passam a quebrar deliberadamente os instrumentos e a rasgar a partitura. Pobres delinqüentes que serão forçados, com muita amargura, a juntar os cacos dos valiosos instrumentos despedaçados e refazer a partitura destruída, para só então poderem compartilhar, com o conjunto dos músicos aspirantes, o coro dos celestiais cantores da glória divina.

A música está dentro de você. A partitura você já conhece. Libere, então, as notas sublimes que são a canção da alegria que o Divino Maestro entoa em cada coração. Olhe para o sol que nasce todo dia, que maravilha... renasça em mais vontade de viver e capacidade de amar a cada dia.

Adore sem refreio o sol que nasce e cante com toda a força dos seus pulmões e a vibração do seu coração um canto de louvor a quem canta através de você. Não se sinta imerecedor dessa ventura que é viver. A Suprema Alegria, a Infinita Felicidade, o Inexcedível Amor cantam incessantemente dentro e através de você e desejam vê-lo repassando esse júbilo para o mundo todo, porque a alegria e a explosão de vida precisam se espalhar e o canal que é seu valoroso coração necessita expandir para revelar a apoteose saída da mais grandiosa epopéia – a sua vida.

Saiba viver com música – a que já canta em seu interior. Não a ouça somente. Cante-a. Com muita alegria. Ame a música que canta dentro de você. Ame-se. Ame.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 63


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Luciano Américo   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa