Menu

Carma, regressão e simbolismo

Atualizado dia 5/6/2006 7:36:29 AM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Entende-se por "Carma", a lei espiritual que vincula as ações de cada pessoa a inevitáveis consequências futuras, na mesma ou em futuras encarnações. Por outro lado, temos registrado conforme o "Livro dos Espíritos" de Allan Kardec, a finalidade da encarnação como o fim de levar todos os espíritos à perfeição: para uns é uma expiação, para outros uma missão. Mas, para chegar à perfeição, todos devem sofrer as vicissitudes da existência corpórea; nisto é que está a reparação.

Somos formados por três partes essenciais:
1°) O corpo ou ser material, semelhante ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;
2º) A alma, espírito encarnado, do qual o corpo é a habitação;
3°) O periespírito, princípio intermediário, substância semi-material, que serve de primeiro envoltório ao espírito e une a alma ao corpo e que guarda a memória de vidas passadas.

Por que o espírito encarnado perde a lembrança do passado? Os espíritos comunicantes respondem a Kardec:
"A cada nova existência o homem tem mais inteligência e pode melhor distinguir o bem e o mal. Onde estaria o seu mérito se ele se recordasse de todo o passado? Quando o espírito entra na sua vida de origem (a vida espiritual), toda a sua vida passada se desenrola diante dele; vê as faltas cometidas e que são a causa dos seus desconfortos; compreende a justiça da posição que lhe é dada e procura, então, a existência necessária a reparar o que acaba de escoar-se. Procura provas semelhantes àquelas por que passou ou as lutas que acredita apropriadas ao seu adiantamento, e pede a espíritos que lhe são superiores para o ajudarem na nova tarefa a empreender porque sabe que o espírito que lhe será dado por guia nessa nova existência, procurará fazê-lo reparar suas faltas, dando-lhe uma espécie de intuição das que ele cometeu. Essa mesma intuição é o pensamento, é o desejo que frequentemente vos assalta e ao qual resistis instintivamente, atribuindo a vossa resistência, na maioria das vezes, aos princípios que recebestes de vossos pais, enquanto é a voz da consciência que vos fala, e essa voz é a recordação do passado, voz que vos adverte para não caírdes nas faltas anteriormente cometidas. Nessa nova existência, se o espírito sofrer as suas provas com coragem e souber resistir, eleva-se a si próprio e ascenderá na hierarquia dos espíritos, quando voltar para o meio deles".

Sobre a importância de "sentir-se consciente, situado", passo a descrever uma experiência que tive quando tinha pouco mais de 20 anos e frequentava um cursinho preparatório para noivos que iriam casar: em determinado momento da palestra do padre, senti um arrepio e o corpo tremer levemente. Em seguida, peguei uma caneta e escrevi a seguinte mensagem: "Padre, Deus é a única ciência verdadeiramente exata, e o caminho é a consciência". Assim que terminei senti novo impulso de entregar a mensagem ao padre, o que foi depois, realizado. Aprendi, a partir deste dia, que a consciência é a voz intuitiva do nosso espírito-guia e o caminho que nos leva mais próximo a Deus. Aprendi, também, que o verdadeiro significado da expressão "consciência limpa" é ter consciência de si em permanente contato com as verdades do nosso universo interior.

A propósito do que acabamos de abordar, há pouco tempo recebi no consultório uma pessoa com alguns sintomas de depressão e que relacionava a sua situação depressiva a um histórico e problemático relacionamento com a sua egocêntrica progenitora de 93 anos de idade, a qual, apesar de seu gênio difícil de conviver, mantinha sob seus cuidados. Após algumas sessões de psicoterapia desta vida, encaminhamos o tratamento para uma investigação regressiva onde a paciente acessou uma imagem em que via-se caminhando em uma estrada desconhecida mas iluminada. Sentia muita confiança e um impulso de seguir em frente na sua jornada.

A paciente acessara imagens de uma vida anterior? Com certeza, não. A paciente simplesmente recebera, em forma simbólica de imagem, uma mensagem do plano espiritual de que a relação mais próxima com a sua mãe - no sentido de sua extremada dedicação à ela - havia terminado e que, a partir de então, abria-se um "novo caminho" em sua vida para que ela começasse a desfrutar daquilo que, pela necessidade da obrigação cármica com a sua mãe, havia recalcado durante muitos anos: liberdade para continuar investindo em si e no caminho da evolução consciencial. Ela estava livre das obrigações cármicas com a sua mãe. Havia cumprido o seu papel!

Com a revelação da mensagem e o decorrente trabalho terapêutico realizado na interpretação de seu significado, a paciente foi elaborando o seu histórico sentimento de culpa relacionado à sua mãe, a ponto de chegar à certeza e à decisão de que chegara o momento de interná-la em uma clínica geriátrica. O que foi realizado em bom nível de entendimento entre mãe e filha, sem culpas nem remorsos.

O profissional que trabalha com regressão de memória sabe, de antemão, que nem todas as tentativas de acesso a vidas passadas serão permitidas pelo plano espiritual. Existem as leis cármicas que, conforme análise de cada caso, serão liberadas ou bloqueadas tais informações. O critério, portanto, não é do terapeuta. Não temos poder para isso. O caso apresentado mostra que o mais importante na regressão é a qualidade e não a quantidade da experiência, e que, muitas vezes, o conteúdo é revelado em forma de imagens simbólicas que precisam ser analíticamente decifradas e interpretadas pelo terapeuta.

Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.
Visite meu Site, clique no link:

Texto revisado por: Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa