Menu

CÉLULAS-TRONCO - QUANDO O HOMEM BRINCA DE DEUS

Atualizado dia 3/15/2008 5:32:51 PM em Autoconhecimento
por Christina Nunes


Facebook   E-mail   Whatsapp

Há pouco publiquei três textos com posicionamento claro contra o aborto. Todavia, no tocante à problemática envolvendo as células-tronco, omitia-me até então, de dentro da sensatez de quem em não conhecendo minúcias técnicas se abstém de discorrer sobre o caso embora intimamente a questão tenha me provocado franca repulsa por razões semelhantes às que me levam a considerar, acima de tudo, a maravilha da concepção humana inviolável nos seus princípios e leis regentes. Tenho sempre em vista que aí entra em jogo, também e principalmente, os históricos evolutivos de seres que, em se ligando ao corpo no momento em que são concebidos, obedecendo a intrincado processo preparatório de pré-reencarne ainda desdenhado e desprezado da nossa ciência precária à conta de elemento de crendice, se vêem gravemente comprometidos pelos procedimentos científicos ainda em voga na face material terrena, realizados quase sempre em nome de benefícios profundamente questionáveis se analisados na totalidade das suas implicações.

Hoje me chega às mãos um texto que oferece as ferramentas dignas para um posicionamento objetivo. Que fique claro durante a leitura que não sou católica; todavia, a Ética Cósmica nos cobra que preferencialmente nos posicionemos a favor dos que defendem razões pautadas em honradez e nos princípios de humanidade mais comezinhos, dos quais não podemos prescindir sem graves prejuízos para os contextos futuros de jornada ao encontro dos desafios maiores de ordem humana e espiritual.

É texto para ser lido de alma liberta de interesses subreptícios, de pruridos de orgulho e de vaidade, e da cegueira lastimável proporcionada pelo unilateralismo da velha concepção de vida cartesiana.

"A VERDADE SOBRE AS CÉLULAS EMBRIONÁRIAS CONTRA MENTIRAS DIVULGADAS
Dra. Alice Teixeira Ferreira*


Eis a lista de mentiras que divulgam:

1) A Igreja é obscurantista e impede o desenvolvimento da ciência.

A verdade é que querem acabar com a única instituição que defende o ser humano desde o início de sua vida que se dá na concepção até sua morte natural. Que o início da vida humana acontece quando o espermatozóide fecunda o óvulo, já demonstrado em 1827 por Karl Ernst van Baer. Não é dogma da Igreja, pois somente com o acúmulo de evidências sobre este FATO é que o Papa Pio IX em 1869 propôs que era dever da Igreja defender o embrião humano desde a concepção. A embriologista Magdalena Zernica-Goetz mostrou que a primeira divisão do zigoto não se dá por acaso, "essa divisão define o nosso destino".

Nature Reviews Molecular Cell Biology, (2005), vol.6, (12): 919-928.
Embriologia e Karl Ernst von Baer na Wipedia.
Embriologia Clínica Moore e Persaud.
Los quince primeros dias de uma vida humana. Natalia López Moratalla e Maria J. Iraburu Elizalde.

2) As células embrionárias humanas são pluripotentes e vão salvar vidas.

A verdade é que estas células não apresentam divisão assimétrica como as células-tronco. Elas são imortalizadas e são semelhantes às células cancerígenas; multiplicam-se rapidamente e quando se diferenciam logo morrem, não se renovando. Elas não se fixam nos nichos das células-tronco adultas presentes no organismo. Os corpos embrióides injetados são rejeitados imunologicamente e se injetados em animais imunossuprimidos geram cancro de caráter embrionário. Por isso você não dispõe do exemplo de uma vida, mesmo de roedores, que tenha sido salva com essas células.

JL Sherley. Cell Proliferation, (2008), vol. 41, Supplement1: 57-64.

3) As células embrionárias podem-se transformar em todos os tecidos.

A verdade é que você assume isso baseado no desenvolvimento embrionário, mas tal fato não foi demonstrado até hoje por problema metodológico: não existe uma tecnologia que permite distinguir todos os tipos de células do organismo humano. Eu trabalho com culturas de células há 20 anos e enfrento esse problema corriqueiramente.

CP McGuckin e N Forraz. Cell Proliferation, (2008), vol. 41, Supplement1: 31-40.
Nesse artigo McGuckin demonstra a pluripotência das células-tronco do sangue de cordão conseguindo observar a sua transformação em células nervosas. Fato também demonstrado por Prof. Dr. Paul Sanberg.
PNAS, (2007), vol.104: 11869-11870.

4) As células embrionárias têm como fonte única o embrião que necessita ser estourado para se obter a sua massa celular interna.

A verdade é que existem outras fontes dessas células: o líquido amniótico, as espermatogônias e oogônias que a PrimeCell consegue reverter para o estado embrionário e agora as iPSCs desenvolvidas por Dr. Yamanaka. Outra verdade é que este cientista, que conheço pessoalmente, diz que as informações necessárias para obter as iPSCs foram obtidas de células embrionárias de CAMUNDONGO. Numa entrevista ele relatou que "numa clínica de reprodução assistida, ao observar num microscópio um embrião humano, tive mudada a minha carreira científica. Quando vi o embrião, de repente compreendi que havia muito pouca diferença entre ele e as minhas filhas. E pensei: nós não podemos destruir embriões humanos em pesquisa. Tem que haver uma outra maneira de estudar as células embrionárias".

The New York Times, Dec 11, 2007
Dr. Yamanaka obteve as informações sobre os fatores de transcrição que regulam a multiplicação e diferenciação de células-tronco embrionárias estudando embriões de camundongos.
S. Yamanaka. Cell Proliferation, (2008), vol. 41, Supplement1: 51-56.

5) Embriões humanos congelados por mais de 3 anos vão para o lixo pois não geram uma pessoa.

A verdade é que existem embriões humanos congelados durante 13 anos que resultaram em crianças saudáveis. São vários os exemplos que podem ser encontrados em link

Ao descongelar já é possível identificar se as células estão boas. Se estiverem vacuolizadas estão em processo de morte e não servem para nada pois não se obtém cultura de células mortas.


6) Querem comparar o embrião na fase de blastocisto com o paciente descerebrado do qual se colhe os órgão para transplante.

A verdade é que o embrião contém o programa completo para gerar não só o seu cérebro como todos os demais órgãos, o que não ocorre com a morte cerebral que é irreversível.

Acredito que os que querem fazer pesquisa a partir de células arrancadas de embriões humanos sabem tudo isto, o que torna vergonhosa a sua posição: escondem os fatos e agridem quem os quer revelar.

Aproveitam para atacar a posição honesta e racional da Igreja com a sua ideologia "racionalista". Só lamento o fato da ciência brasileira ter tais "cientificistas" que se põe como seus "defensores".

QUE VERGONHA!

*Dra. Alice Teixeira Ferreira é médica formada na Escola Paulista de Medicina em 1967, Doutorada em Biologia Molecular em 1971, pos-doc na Research Division da Cleveland Clinic Foundation, EUA, Livre Docente da UNIFESP/EPM."

"Assim que é concebido, um homem é um homem.”
Prof. Jeróme Lejeune, Pai da Genética Moderna

"O aborto não é, como dizem, simplesmente um assassinato. É um roubo... Nem pode haver roubo maior. Porque, ao malogrado nascituro, rouba-se-lhe este mundo, o céu, as estrelas, o universo, tudo. O aborto é o roubo infinito".
Mário Quintana
Ok

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 42


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Christina Nunes   
Chris Mohammed (Christina Nunes) é escritora com doze romances espiritualistas publicados. Identificada de longa data com o Sufismo, abraçou o Islam, e hoje escreve em livre criação, sem o que define com humor como as tornozeleiras eletrônicas dos compromissos da carreira de uma escritora profissional. Também é musicista nas horas vagas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa