Menu

Cheguei aos 60... E agora?

Atualizado dia 10/14/2014 10:29:52 AM em Autoconhecimento
por Heloísa Capelas


Facebook   E-mail   Whatsapp

Estar receptivo, com a mente aberta e espírito sereno, leva você a ter boas ideias, a ser mais criativo e a recomeçar sob outro ponto de vista

Conforme ultrapassam as barreiras do tempo, muitas pessoas se veem confrontadas pelas famosas crises de idade. Tais crises podem aparecer quando se completa 30, 40 ou 50 anos, mas, por uma questão cultural e social, é a partir dos 60 que as inquietações se tornam mais comuns do que podemos imaginar. No entanto, a maior parte dos indivíduos que lida com essas questões o faz de forma velada, em silêncio, impulsionado por um sentimento misto de vazio, de se estar perdido, de não aceitação e de vergonha.
Desde que a ciência revelou que nosso código genético está preparado para viver 120 anos – isso mesmo, 120 anos –, reflito: por que, então, morremos 50 anos antes? A verdade é que morremos por falta de motivação. Morremos por não saber o real motivo de estarmos vivos. Por isso, simplesmente, seguimos em frente e, em especial, seguimos apenas para atender às expectativas dos outros e da sociedade.
Para muitas mulheres, essas expectativas podem significar criar e cuidar dos filhos. Quando eles se casam e deixam o lar, surge a pergunta: "e agora, o que vou fazer?". Para os homens, que viveram para trabalhar e produzir profissionalmente, chegar aos 60 e aposentar-se leva à mesma reflexão.

A existência de tantos questionamentos reside, principalmente, no fato de que as motivações para viver surgiram de fora e não de dentro.

Motivação interna

É natural que muitos cheguem à terceira idade sentindo-se produtivos. Eles assim se sentem porque, de fato, o são. Têm disposição, mas estão reféns de uma cultura que dita que aos 60, 65 anos, é preciso parar. Esse é o nosso paradigma atual.

A boa notícia é que todos nós possuímos as ferramentas necessárias para mudar esse paradigma. Elas estão inseridas em nosso interior. Portanto, o primeiro passo a ser dado para lidar com tudo isso é começar a desenvolver uma nova consciência. Se o mercado de trabalho, por exemplo, ainda nos obriga a parar, então, que aproveitemos esse momento para recomeçar.

Afaste-se dos estigmas da sociedade: "sou velho, não consigo". Busque, dentro de si, as motivações para viver e esteja certo de que redescobrirá a vida. Estar receptivo, com a mente aberta e espírito sereno, leva você a ter boas ideias, a ser mais criativo e a recomeçar sob outro ponto de vista.

Ainda existe tempo para ser empresário, para escrever um livro, para começar a estudar inglês, tornar-se um virtuoso pianista, aprender a tocar violão, ser artista, ingressar numa escola de pintura... Tudo dá tempo, desde que haja motivação interior.

Heloísa Capelas é especializada no desenvolvimento do potencial humano por meio do Autoconhecimento e do aumento da Competência Emocional há mais de 20 anos. Conferencista nacional e internacional, aplica cursos com a metodologia Hoffman, considerada por Harvard um dos trabalhos mais eficazes de mudança de paradigmas para líderes. É diretora do Centro Hoffman no Brasil. Autora do livro “O Mapa da Felicidade”, do eBook "7 Passos Para o Autoconhecimento - Informação, Consciência e Transformação" e coautora dos livros “Damas de Ouro”, “Ser + Inovador em RH”, “Ser + em Gestão de Pessoas” e “Master Coaches - Técnicas e relatos de mestres do coaching". Para falar com a especialista, escreva para [email protected]. Visite também: www.centrohoffman.com.bre www.heloisacapelas.com.br

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 46


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Heloísa Capelas   
Heloísa Capelas é especialista em desenvolvimento humano por meio do autoconhecimento e da competência emocional. Autora de "O mapa da felicidade" e "Perdão: a revolução que falta". Ministra a metodologia Hoffman no Brasil.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa