Menu

Ciúme: Normal ou Patológico?

Atualizado dia 9/17/2021 11:53:41 PM em Autoconhecimento
por Flávia Fuzeti Fagali


Facebook   E-mail   Whatsapp

Embora muitas pessoas vejam o ciúme como um sentimento patológico, ele é tão normal e humano quanto sentir amor ou medo.
Sentimos ciúme toda vez que uma relação especial (seja com um amigo, pai, namorado...) é sentida por nós como estando ameaçada.
Dificilmente, alguém sente ciúme em uma relação superficial de colegas, por exemplo.
Portanto, se estamos nos sentindo assombrados por este sentimento, isso quer nos dizer que esta relação é algo muito especial para nós.

Agora se a convivência com este sentimento está nos atrapalhando ou incomodando, o importante é olhar pra ele e entender o que está acontecendo naquele momento que está causando a sensação de que podemos perder nosso lugar importante nesta relação tão especial.

Mas por que o ciúme causa tantos problemas para quem sente e para quem convive com esta pessoa? 

Primeiramente, porque ele é uma combinação de amor intenso com medo intenso de perder algo especial.

Mas um dos maiores problemas relacionados a este tema é o fato do ciúme ser um sentimento condenável em nossa sociedade, o que faz que com muitos de nós entrem em processo de negação quando nos deparamos com esta emoção, o que ao invés de nos levar ao caminho da cura nos encaminha exatamente para a direção oposta. 

Toda emoção dolorosa e difícil parece ser condenada em nossa cultura, o que faz com que qualquer pessoa que se perceba tendo este tipo de emoção, automaticamente se sinta doente ou errada, e condenada à infelicidade e a um problema sem solução. Porém, com esforço, um bom trabalho de autoconhecimento e psicoterapia é possível conviver melhor ou até mesmo superar este sentimento.
No próximo texto, falaremos mais sobre isso!
Texto Revisado


 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 167


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Flávia Fuzeti Fagali   
Psicologa Junguiana/ Psicossomática. Atende na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao metrô, e nas regiões da Paulista, Vila Mariana e Metrô Sumaré. Telefone para contato e WhatsApp (11) 98278 8785
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa