Menu

Como anda sua autoestima?

Atualizado dia 3/24/2022 1:03:26 AM em Autoconhecimento
por Tania Paupitz


Facebook   E-mail   Whatsapp

Como o próprio nome sugere, autoestima está relacionada com o autoconceito, ou seja, as crenças que temos a nosso respeito, a forma como nos valorizamos, como nos apreciamos e amamos.
Ela envolve o autorrespeito, a autoconfiança, a certeza do próprio valor, o bem-querer a si mesmo.
Às vezes, podemos oscilar entre termos uma autoestima elevada ou uma baixa autoestima, simbolizando dois extremos bastante comuns.

A baixa autoestima é produto de um processo de desvalorização onde a pessoa tem uma autoimagem negativa de si mesmo, tendo grande dificuldade em aceitar as transitoriedades da vida, diferentemente, de uma pessoa com boa autoestima. Não aprecia sua voz ou fotografia, sentindo-se insatisfeita com a imagem que vê refletida de si.

Já a autoestima exacerbada, denota uma pessoa com um ego inflado, alguém que está sempre se colocando num patamar de superioridade perante os outros, muitas vezes, afastando as pessoas à sua volta com seu ar de arrogância e prepotência, já que possui uma tendência em  acreditar ser o dono da verdade, achando que suas opiniões são sempre mais relevantes.

Na verdade, aparentam serem pessoas com uma autoestima saudável, porém, tudo fica na aparência da máscara social que se utilizam para de alguma maneira, proteger a visão distorcida que tem de si mesmo. Acabam usando muito expressões como: “Eu fiz, eu sei”, não preciso de ninguém”; são pessoas que tem uma necessidade muito grande de falar de si e por isso, acabam ouvindo muito pouco. 
Não raro, acabam camuflando um complexo de inferioridade, através do processo de autossabotagem, diante daquilo que não querem enxergar.
Ambos os casos mostram claramente visões distorcidas da realidade. Buscar o autoconhecimento, nos possibilita fazermos melhores escolhas!

AUTOESTIMA - Cada escolha, uma oportunidade.

Cada fracasso, um aprendizado.

Somos eternos semeadores da vida e haveremos de colher exatamente aquilo que plantamos!

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 489


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 30 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas como Pissarro e Van Gogh. Cursos de Pintura para Pintura em Óleo ou acrílica sobre tela -iniciantes ou não. www.taniapaupitz.com.br wathsapp - 48 999723446
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa