Menu

COMO CRIAMOS NOSSAS NEGATIVIDADES

Atualizado dia 4/26/2006 4:09:36 PM em Autoconhecimento
por Espaço Alternativo


Facebook   E-mail   Whatsapp

A maior parte da realidade é algo que criamos dentro das nossas cabeças a partir de um terceiro componente que não e visível. Este componente vem de nossa programação cerebral, que por sua vez depende da nossa criação e do que nos foi incutido até os sete anos de idade. Por exemplo, se lhe foi passada a crença de que dinheiro é sujo, você pode trabalhar 24 horas por dia que não ficará rico.

Nós vivemos em um mundo de ilusões; o que você pensa que é real, na verdade pode não ser. A realidade é algo subjetivo. Nós pensamos que os órgãos dos sentidos nos mostram a realidade, mas na verdade eles nos enganam. Nós pensamos que a Terra está parada, no entanto, ela gira numa velocidade incrível. Temos a sensação de que ela é chata, mas sabemos que é redonda. O sol parece girar em torno dela, mas o correto é o contrário.

A primeira e maior ilusão que temos é pensarmos que “o que vemos é”. Nós vemos as coisas não como são, mas sim como somos. Vamos a um exemplo: se seu pai batia muito em você quando criança, isto foi bom ou ruim? Muito ruim, alguém diria. No entanto, quem sabe, você venceu na vida graças a este fato. Tem gente que passa a vida inteira reclamando, como se pudesse mudar o passado. Se o seu pai não tivesse batido em você, quem sabe, hoje talvez você fosse um marginal. Você pode escolher interpretar qualquer acontecimento como bom ou ruim. Depende do seu ponto de vista, da sua visão de mundo.

O segundo problema da ilusão é pensarmos que “o que é, sempre é”. Cuidado com as ilusões. Por exemplo, “Ah, eu conheço aquela pessoa há 20 anos, e ela não pode ter mudado! “Calma com estas certezas! É preciso dar oportunidade para que as pessoas e as coisas possam mudar. Inclusive você. Você pode ser hoje uma pessoa bem diferente do que era há cinco ou dez 10 anos.

O terceiro problema da ilusão é pensarmos que ”o que sempre é, é tudo o que é”. Por exemplo, imaginemos um caminhão carregado de pneus, impossibilitado de seguir viagem pelo imprevisto de ter um de seus pneus furado. O fato de um caminhão estar transportando esse tipo de carga não tem graça alguma. Ter o imprevisto de um pneu furado está longe de ser uma circunstância engraçada, mas o cérebro junta os dois fatos e cria o humor.

A cada momento estamos criando em nosso cérebro nossa própria realidade. Do mesmo modo, podemos criar prosperidade, felicidade, alegria, otimismo, positividade.

PORQUE ACREDITAMOS TANTO NELAS

Já diz um velho ditado que “nossos maiores inimigos estão dentro de nós mesmos”.

Estamos habituados a lidar com nossas vidas sempre pelo prisma da negatividade. Quando nascemos, levamos um “tapinha” para que possamos ativar nossas funções respiratórias, e parece que aceitamos e compactuamos com essa forma negativa e triste de se relacionar com a vida.

Passamos nossas vidas repetindo lamentos e reclamações, vemos tudo fechado à nossa frente, por causa dos problemas que somos obrigados a enfrentar. De fato, a vida é um problema atrás do outro. A diferença é como você encara o problema e aprende com ele. No momento em que passar a aprender com o problema, a vida vai ficar muito melhor. O bom mesmo é encararmos nossos problemas como nossos melhores amigos, como um estímulo para nos fazer crescer. Se não existissem problemas para resolvermos em nosso trabalho, nós perderíamos a utilidade e o emprego.

Só existe um lugar onde não existem problemas: o cemitério. Quem mora lá, não tem problemas, não acredita neles. De resto, viver é enfrentar um problema atrás do outro... O modo como os encaramos é que faz a diferença. Este é o segredo, o problema em si não conta, mas sim em qual paradigma você vai colocá-lo.

Coloco aqui uma palavra nova: “Paradigma”, e vou dar alguns exemplos explicativos. Paradigma é a forma como você percebe o mundo. O paradigma está para você da mesma forma como a água está para o peixe. O peixe não sabe que está dentro da água, até que o tirem para fora.

O que conta não é o que acontece, mas o modo como você percebe o que acontece.

Se o único instrumento que você tem é um martelo, todo problema que aparece você pensa que é um prego.
(Dr. Lair Ribeiro)


Para desacreditarmos na negatividade, propomos a mudança de paradigma, pois quando o paradigma muda, as possibilidades se multiplicam.

O problema é que as pessoas vivem dentro de paradigmas, mas não sabem que eles existem. É como peixe dentro d’água, conforme mencionado acima. Só percebe que vive dentro d’água quando sai dela.

Einstein dizia que problemas importantes não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que foram criados. Para se resolver um problema sem solução é precioso mudar o paradigma.

Um cirurgião sempre tenta resolver tudo com cirurgias, o psicanalista com psicanálise, os ecumênicos com orações, pois é muito difícil mudar e fazer coisas diferentes. Mas sabemos que, quando o paradigma muda, tudo muda com ele.

Sempre que tivermos dificuldade em vencer a tendência de atribuir a certas coisas e situações o poder de prejudicar-nos, ou quando certas circunstâncias ou indivíduos nos trouxerem desilusões em nossos planos, precisamos nos conscientizar de que isto é uma impressão do nosso subconsciente. Para que ele perca esta impressão, é preciso que façamos constantemente a afirmação: “Não existem dois poderes; só há um Poder: Deus”, portanto não existem desilusões e o que apareceu denota boa surpresa. Com essa afirmação, imediatamente notaremos uma mudança em nosso comportamento interno.

Vera Lucia Eleone
Psicanalista - Hipnóloga

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Espaço Alternativo   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa