Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
Home > Autoconhecimento
Como enfrentar o Medo?

Como enfrentar o Medo?

por Ana Caner

Ninguém considera escovar os dentes pela manhã um ato de coragem, não é mesmo? Isto porque ninguém (imagino eu) tem medo de escovar os dentes.
Coragem pressupõe a presença do medo. Temos coragem quando enfrentamos uma situação em que temos medo de algo.
Por isso, só podemos desenvolver a coragem quando enfrentamos as situações que nos trazem a sensação de medo.
Portanto, ao contrário de nossas reações costumeiras, imediatas, automáticas, na próxima vez em que você se deparar com uma situação em que sente medo, seja algo banal ou algo imenso:
  1. RECONHEÇA: Sem fugir da situação, sem negar, sem evitar, simplesmente reconheça que tem medo.
  2. BUSQUE onde você sente no corpo essa sensação de medo. Onde ela se expressa no corpo, como é essa sensação?
  3. PERGUNTE-SE: como é sentir essa sensação? Como é permtir que essa sensação seja percebida?
  4. Só por alguns momentos, SAIA DAS SUAS HISTÓRIAS: não responda nenhuma das questões acima com suas memórias, com as teorias que você conhece, com as explicações que constrói para seu sofrimento.
Deixe de lado temporariamente suas opiniões, seus julgamentos. Deixe também de lado, apenas por alguns minutos, a tendência que todos temos de querer que as coisas sejam diferentes. Deixe também de lado a tendência que todos temos de comparar cada situação com situações passadas, e de comparar nossas experiências com a de outras pessoas. Todas as teorias, as histórias, as racionalizações, a lógica, não serão úteis nesse momento. ë preciso mais: é preciso experienciar diretamente, permitir-se sentir a unicidade de cada momento.

Como digo sempre: enquanto não permitirmos o desenvolvimento de nossos recursos, estaremos vivendo uma versão reduzida de quem somos.

E a coragem é um desses recursos que são essenciais para que sejamos de fato a pessoa que podemos ser.

Esse processo continua: a etapa seguinte envolve uma mudança de atitude frente a si mesmo. Nossos medos são resultado de nossas experiências, de nossas perdas, mágoas, machucados, de nossa história.

 E não há quem escape de machucados. Não há que não os tenha.
 Em geral, vemos nossas falhas como algo negativo, algo que nos diminui, algo a esconder. Nos recriminamos, criticamos, nos defendemos.
 Nos sentimos menores, incapazes, incompetentes, E criamos o que nós psicólogos chamamos de mecanismos compensatórios.

 Por isso, a etapa seguinte envolve olhar para nós mesmos com outra atitude:
  1. RECONHECER NOSSOS MEDOS COMO PARTE DE NOSSA HUMANIDADE. Não há quem não tenha. Somos humanos, falhamos, temos medo. Sofremos por isso temos medo.
Esta etapa é parte essencial para um olhar mais compassivo para nós mesmos.

 A autocompaixão, muito diferente de autocomiseramento ou vitimização, é o passo para que possamos de fato nos relacionar no mundo de modo saudável: com as pessoas em geral, nos relacionamentos amorosos, familiares, sociais e profissionais.
Sim, parece extremamente simples. Porém, nem sempre é um processo fácil para encarar sozinho.

O mais comum, e o motivo pela falha em muitos processos de psicoterapia, é limitar o processo ao mental, racional, intelectual. Podemos passar anos buscando os porques e explicando, justificando, culpando.
Nada disso basta para que transformemos o que precisa ser transformado, para que nos libertemos do que nos aprisiona.

E por envolver uma mudança de olhar e de atitude frente à nossas dificuldades, este processo muito frequentemente requer um acompanhamento individual, alguém junto nessa jornada.
Muitas vezes é muito rápido, basta um empurrãozinho acolhedor.
Desejo de coração que você possa desenvolver a coragem que já existe dentro de você.

Tenho um canal aberto para mensagens em texto, via whatsap, para dúvidas e comentários. Só clicar aqui.

Eis algumas formas em que posso te ajudar:
  1. Para atendimentos individuais em psicoterapia e mindfulness, clique aqui para fazer parte da lista de espera para atendimento presencial ou online
  2. Se você quiser começar com passos menores, você pode experimentar algumas práticas de mindfulness sozinho, agora mesmo. Experimente aqui.
  3.  Caso você ainda não tenha o livro e queira conhecer o que está por trás de mindfulness, e como ele pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, receba gratuitamente meu ebook Mindfulness: o treino para manter seu cérebro jovem, clicando aqui.
  4. Conheça os programas online  aqui.
  5.  Se tiver interesse em aprender mindfulness ao vivo, em um grupo seleto e muito especial, você aplicar para a lista de espera do próximo programa Foco-Clareza-Ação aqui.
  6. Fique de olho na agenda do Fluir. Com programas presenciais e online, sempre com novidades voltadas para te ajudar a cultivar as habilidades necessárias para viver bem. Para não perder nenhum evento da programação, clique aqui e receba via whatsap.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Autor: Ana Caner   
Ana Caner é psicóloga e traz seus 30 anos de experiência clínica para a direção do Inst. Fluir Evolução Humana. Como psicoterapeuta, auxilia pessoas em seus processos de transformação pessoal, manejo de stress e ansiedade por meio de mindfulness aplicada à psicoterapia e do programa MBSR - pioneiro em mindfulness para pessoas físicas e in company. 
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 05/05/2019

Veja também
Como podemos aguentar e superar essa grave crise?
O desafio da vontade
A verdadeira história do Coronavírus que será contada anos depois
Quando...

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.






Energia do Dia
Diplomacia. É um dia para assimilar as experiências do passado dando tempo para que cresçam lentamente, Use a diplomacia, seja paciente, discreto e receptivo às idéias alheias.
Faça sua numerologia


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa