Menu

COMO ENVELHECER DE FORMA SAUDÁVEL -1-

Atualizado dia 3/26/2009 1:36:22 AM em Corpo e Mente
por Suely Seabra de Sena


Facebook   E-mail   Whatsapp

O QUE É CONSIDERADO NORMAL NO PROCESSO DE ENVELHECER.

Você tem se olhado no espelho recentemente apenas para descobrir mais algumas rugas e cabelos brancos? Estas são algumas das alterações que você provavelmente irá observar conforme for envelhecendo. Mas o que exatamente está ocorrendo com o seu corpo? Compare aqui uma cronologia das modificações naturais que você pode aguardar nesta etapa da nossa vida.

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Com o tempo, o músculo cardíaco torna-se menos eficiente, trabalhando duro para bombear a mesma quantidade de sangue através do corpo. Além disso, os vasos sanguíneos perdem elasticidade. Depósitos de gordura podem se aglomerar nas paredes internas das artérias (aterosclerose), entupindo-as. A perda natural da elasticidade, combinada com a aterosclerose, faz com que as artérias enrijeçam, obrigando o coração a trabalhar ainda mais intensamente para que possa bombear o sangue por elas. Isto pode fazer com que a pressão arterial se eleve (hipertensão).

OSSOS, MÚSCULOS E ARTICULAÇÕES

Os ossos alcançam sua massa máxima entre 25 e 35 anos. Conforme envelhecemos, os ossos encolhem em dimensão e massa. Uma das seqüelas é que diminuímos de tamanho. A perda gradual de densidade enfraquece os ossos e os torna mais suscetíveis a fraturas. Músculos, tendões e articulações na maioria das vezes perdem alguma força e flexibilidade conforme se envelhece.

SISTEMA DIGESTIVO

A deglutição e os movimentos que automaticamente movimentam o alimento digerido pelos intestinos permanecem mais lentos à medida que o tempo passa. A área de superfície dos intestinos enfraquece rapidamente. O fluxo de secreções do estômago, fígado, pâncreas e intestino delgado podem diminuir. Estas alterações na maioria das vezes não rompem o processo digestivo, sendo difícil de perceber. Mas podemos observar mais constipação.

RINS, BEXIGA E SISTEMA URINÁRIO

Com a velhice, os rins se tornam ineficientes em remover os detritos da circulação sangüínea. As enfermidades crônicas como diabetes ou hipertensão e determinados medicamentos podem comprometer os rins com o tempo

Mais ou menos um em cada 10 indivíduos com 65 anos ou mais padece com incontinência urinária. Esta pode ser originada por vários problemas, como obesidade, constipação habitual e tosse crônica.
As mulheres têm mais probabilidade de apresentarem incontinência do que os homens. Aquelas que estão na menopausa podem sofrer incontinência de tensão porque os músculos em torno da bexiga (músculos do esfíncter) perdem energia e o reflexo da bexiga modifica. Como os níveis de estrogênio diminuem o tecido do tubo pelo qual a urina passa (uretra) fica mais fino. Os músculos pélvicos se enfraquecem, reduzindo a sustentação da bexiga.


Em homens mais velhos, a incontinência é, algumas vezes, ocasionada por uma próstata aumentada, que pode bloquear a uretra. Isto impede o esvaziamento da bexiga, fazendo com que se esvazie aos poucos.

Continua...

Suely Sena

Terapeuta Naturista


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Suely Seabra de Sena   
Curso de Naturologia:Anatomia;Fisiologia;Farmacologia;Biologia Bioquímica Molecular e Celular;Iridologia;Fitoterapia Aplicada; Metodologia; Florais; Hidroterapia; Trofoterapia; Naturologia; Somatosíntese;Patologia;Terapias Corporais; Geoterapia; Psicoterapia;massoterapia;Primeiros Socorros;Auriculoterapia; Oligoterapia:Argila também na cosmética.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa