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Como está o seu pitch pessoal?

Atualizado dia 5/4/2018 7:04:18 PM em Autoconhecimento
por Ricardo Keller


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Como está o seu pitch pessoal?

Dados publicados recentemente no The New York Times apontam que 89% dos empregadores consideram competência em comunicação um quesito fundamental para a contratação e retenção de um profissional.

Sabe ser relevante, impactante e assertivo, convincente, em 30 segundos?

Pitch é um termo do inglês que entre alguns significados refere-se a arremesso (baseball) e no contexto de marketing e vendas, se refere à algo como um deck de cartas, neste caso, “Carta de Vendas” e a uma apresentação do projeto/ideia.

É uma técnica muita usada para vender e apresentação  onde o indivíduo tem poucos segundos, como se estivesse entrando num elevador, para se apresentar uma proposta única de valor, em um breve discurso ou fala, e como a empresa pretende ganhar dinheiro,  com relevância, criar impacto e desejo em seu interlocutor em ouvi-lo e por fim abrir espaço para uma apresentação.

Respeitar o tempo dos outros sendo assertivo e objetivo é uma excelente habilidade.

 É Imprescindível que a comunicação seja assim para aproveitar uma boa oportunidade de negócio e vender uma boa imagem pessoal, ideia, projeto ou mesmo em uma entrevista para emprego ou parceria...lembre da fórmula A.I.D.A. .

É preciso chamar a ATENÇÃO , ser INTERESSANTE e despertar o INTERESSE do seu interlocutor com algum elemento ou informação que crie um DESEJO forte o suficiente para ele ter uma AÇÃO, ou seja, abrir um espaço maior para você apresentar sua ideia e consequentemente, ouvi-la, e quem sabem comprá-la.

A comunicação precisa ser assertiva, clara, concisa e coerente com sua postura, ou comunicação não-verbal, que inclui seus gestos, olhar, vestimenta, tom de voz, modulação da fala, raciocínio claro expressando suas ideias de modo objetivo, assertivo, sem rodeios, olhar nos olhos entre outros.

Evite falar demais de si, exagerar as experiências, usar gírias, palavrões, jargões. Não seja prolixo. Sela simples e objetivo. Jamais minta. Sela verdadeiro e sincero, fale menos, escute mais.

Pergunte-se: O que você quer comunicar? Fracasso ou sucesso?

A palavra comunicação vem do latin communis ou communicare e quer dizer comum, compartilhado, ou seja, transmitir uma informação a alguém só será considerado comunicação quando conseguirmos que a outra pessoa ou grupo tenha uma percepção igual sobre o que pretendemos informar.

Informar não é comunicar! Informar é um dos elementos do processo de comunicação, é um dado unilateral e não pressupõe troca. Por sua vez, o processo de comunicação pressupõe um diálogo, uma troca (feedback) entre o emissor  da mensagem e o receptor da mesma.

Um bom comunicador não significa ser um bom orador, mas ser assertivo na comunicação de suas ideias. Dados publicados recentemente no The New York Times apontam que 89% dos empregadores consideram competência em comunicação um quesito fundamental para a contratação e retenção de um profissional.

Premissas da Comunicação Assertiva

• Efetividade: fala a coisa certa, na hora e lugar certo, para a pessoa certo, da maneira adequada.

• Somos responsáveis apenas pelos nossos sentimentos, não pelos comportamentos e escolhas dos outros = EU + AFIRMAÇÃO;

• As pessoas agem conforme suas experiências, crenças e valores, acumulados ao longo da vida;

• Ausência de julgamento prévio;

• Empatia;

• Escuta Ativa: Escutar é mais que ouvir. É preciso saber escutar ativamente;

• Uso consciente de poder de influência e persuasão;

• Saber dizer não.

Demonstre vontade, gana, propósito em contribuir e fazer algo maior e além do que a função em si demanda. Pesquise  sobre a empresa, a cultura, o mercado, produtos, concorrentes. Não fale mal de outros empregos ou líderes.

Avalie se realmente aquela empresa ou sua cultura tem a ver com seus valores

Prepare um script, um discurso vendedor e construtivo, com um pitch que demonstre confiança e alta auto estima, propósito, sentimento de dono ou empreendedor.

Prepare-se antes simulando a entrevista e pensando nos possíveis argumentos e contra argumentos caso haja objeções. Pense nos possíveis cenários favoráveis e não favoráveis, em como vai lidar com eles, inclusive com rejeição.

A meditação ou mindfulness são muito úteis para prepara sua mente e emocional, buscar seu centro e se empoderar com serenidade, assertividade e positividade, criando novas possibilidades e realidades.

Ricardo Keller

Consultor, Facilitador,

Coach & Terapeuta Holístico

ARQUITETURA  do  SER

Desenvolvimento Humano & Organizacional

Cel +55 11 9-4229-8181 / Skype: ricardo.kellersc   [email protected] br.linkedin.com/in/ricardokeller/ link


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