Menu

Como evitar a precipitação e realizar decisões assertivas em sua vida!

Atualizado dia 10/1/2006 5:51:30 PM em Autoconhecimento
por Paulo Valzacchi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Aprendemos que o conflito faz parte da própria natureza do ser humano. O difícil é entender como isso é possível. Um ser dotado de tanta racionalidade e possui também os conflitos? A única resposta mais ponderada é justamente entender que a própria mente é um poço interminável de perguntas, o que causa os nossos processos de indecisões e conflitos.

Mas parece que nos dias de hoje a indecisão tomou conta - decididamente - de muitas pessoas. A respeito disso lembro-me de minha época de criança, que ao chegar em uma loja de calçados, não havia a necessidade de muita decisão; afinal, havia poucos pares de tênis que podíamos escolher; assim era com a escova de dentes, o livro, a mochila e outras coisas; o que mais nos desafiava eram as cores. Mas, hoje, chegamos a uma dessas lojas modernas e realmente somos surpreendidos por uma rede de indecisões: são muitas e muitas marcas, cores, modelos, enfim, uma diversidade tremenda.

Assim é a mente humana: quanto mais simples melhor mas devido à grande diversidade de escolhas acabamos por entrar num redemoinho incrível de dúvidas e, ao final, mal sabemos solucionar uma simples questão.

Geralmente, pessoas que são muito indecisas começam seus projetos e não terminam. Talvez esse possa ser o seu comportamento, mas esteja certo de um detalhe: isso hoje é mais comum do que parece. Assim como não terminar projetos, existem as pessoas que empacam na vida, renunciam aos seus sonhos, se acomodam em determinadas situações, com medo de não saber lidar com elas ou com a variedade interminável de soluções.

Uma de minhas clientes, Mariana, é uma jovem casada há mais de 15 anos; casou-se jovem e foi ao meu consultório por um motivo: seu relacionamento estava indo de mal a pior.
Quando a questionei a respeito de como se relacionava, percebi que Mariana renunciava a tudo em sua vida e acabou por se acomodar a essa situação. Com medos e incertezas, Mariana começou a acreditar que colocar as coisas mal resolvidas debaixo do tapete iria ajudá-la. Mas não foi isso o que aconteceu, pois, nos relacionamentos, quando um cede demais, o outro parece que cria um certo poder e desestabiliza todo o relacionamento.

De um fato Mariana tinha razão: ela mesma havia criado esse sistema e agora não conseguia escapar dele. Chorando de soluçar, Mariana tirou de sua bolsa um lista das coisas que gostaria de fazer e até hoje não fez; entre elas coisas simples, mas que para minha cliente tinha um valor inestimável, como: dirigir, abrir uma conta no banco, ir sozinha a um shopping, fazer um curso, decidir o lugar onde jantar, comprar um sapato novo sozinha, decidir sobre seus gostos e hobbies.

No começo foi realmente difícil trabalhar tudo isso, pois esse comportamento era uma herança de seus pais; com uma mãe muito submissa às eloqüências de um pai alcoólatra, ela havia aprendido uma lição sem muito valor: que o melhor era sempre ceder, assim não haveria discussões, brigas intermináveis e mesmo agressões. Assim foi fundamentado o seu comportamento. Mas no decorrer de muitas observações percebi que existem dezenas de comportamentos que podem gerar dor, desconfiança extrema, medo, indecisão e muitos outros distúrbios em nossa maneira de interpretar a vida.

Mariana seguiu um processo profundo de recuperação de sua auto-estima e de seu poder de decidir, criou asas e percebeu que a liberdade podia ser vivida a dois, em um conjunto de harmonia e amor.

Sei que para muitas pessoas esse talvez seja o obstáculo que ronda a sua vida. O medo e a insegurança podem levar as pessoas a terem uma péssima imagem de si mesmas, retraírem-se e mal se relacionarem, por isso é urgente que se invista em conhecer os processos de origem e criar força para romper as barreiras.

Em nosso curso "Decidindo a sua Vida", que se encontra em nosso site, nós ofertamos dezenas de informações, questionários e ferramentas que possibilitam a criação de uma força para ultrapassar as barreiras impostas por nós mesmos e assim nos libertarmos das algemas ameaçadoras que nos impedem de viver uma vida melhor.

Você está convidado a uma visita especial ao nosso site para conhecer novas oportunidades de crescimento.

Veja nosso curso: "Decidindo a sua Vida".

Dr.Paulo Valzacchi
www.autoconhecimento.valzacchi.com.br
Biomédico, palestrante e professor, especialista em saúde emocional. É autor de uma série de CDs de autoconhecimento.
Este texto é um dos temas de suas palestras e cursos.
Contato: [email protected]
Os créditos acima sempre devem acompanhar o texto
-------
A U T O R I Z A Ç Ã O D E P U B L I C A Ç Ã O
O texto acima pode ser publicado gratuitamente como colaboração para
seu site, revista, jornal ou e-zone, desde que o conteúdo seja mantido na íntegra, inclusive os créditos do autor, que permanece com todos os direitos autorais.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Valzacchi   
Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa