Menu

Como ir além da consciência de vítima?

Atualizado dia 9/20/2015 8:10:20 PM em Autoconhecimento
por Isha Judd


Facebook   E-mail   Whatsapp

As circunstâncias que deram forma às nossas vidas são tão únicas e individuais como nossa personalidade - não há duas pessoas iguais. No entanto, nossa capacidade para crescer como indivíduos, para evoluir como pessoas mais compassivas, amorosas e conscientes, não depende do que nos tenha acontecido senão de nossa atitude diante dessas situações. Frente às dificuldades nos diminuímos ou crescemos? Resistimos ou usamos a situação para crescer?

Em última instância, há apenas duas atitudes que podemos tomar na vida: a atitude de vítima ou a de criador. A vítima não pode ver a beleza, a abundância nem a perfeição inerente de cada momento, porque tem uma ideia de como as coisas deveriam ser, uma ideia que inevitavelmente foi violada, uma ideia que está em desacordo com o que é. Este sentimento de inconformidade cria raiva -raiva ante a vida, ante Deus- mas se manifesta na vítima como passividade, peso depressivo, inércia e aparente falta de interesse, mostrando-se mais como tristeza que como raiva. Em última instância, representa o ódio e violência a si mesmo. É a rejeição suprema ao que é: violência à vida.

A única maneira de romper com este padrão de vitimismo é tomando o papel de criador. Um criador eleva sua criação, a vítima a critica. O criador vive em apreciação, uma vítima se queixa, sem assumir a responsabilidade. Estes são totalmente opostos. O criador abraça tudo o que lhe é apresentado. Responde a tudo com um sim, o que o permite viver uma vida em abundância. A vítima, por outro lado, está ressentida e negativa. Não pode ver a perfeição e beleza inerentes à vida, porque tem uma ideia rígida de como as coisas teriam que ser. Envolto em um manto de passividade fervente, transforma-se em ira suprema: a rejeição à existência, a negação ao que é.

Cada vez que olho minha vida com um não ou com uma ideia melhor de como as coisas deveriam ser, estou rejeitando a vida. Como não posso controlar o jogo, não jogarei. Não posso entender, assim não aceitarei. O extremo chega a ser a obsessão de um intelecto medroso; suas complicações drenam a alegria da vida. A consciência vive na unidade do coração. Quando se vive a partir do coração, não ficam mais perguntas. Quando você é o absoluto, a necessidade desesperada de entender desaparece, absorvido pela alegria plena do ser puro. O coração não quer nada mais quando encontrou o amor.

Como posso passar de vítima a criador? Focando-se na consciência, na profundidade silenciosa que se encontra dentro de todos nós, até converter-se em uma mente sem pensamentos. Por quê? Não há um porquê. Simplesmente é. Quando você notar que está resistindo ao que é, pensando que algo poderia ser melhor neste momento ou que algo é injusto, deixe-o ir. Relembre que quando flui, quando você se entrega, está sendo Deus. Quando está lutando, está sendo uma criança ressentida que não quer tomar responsabilidade. Nada poderia ser melhor neste momento, nada é injusto, porque Deus é tudo; você é Deus em tudo, Deus é alegria e tudo é sua criação.

*Confira a agenda de atividades do Sistema Isha no Brasil em Outubro clicando aqui

*Tire umas férias do ser, participe com Isha dos retiros especiais de uma semana no Centro Internacional para a Paz no Uruguai clicando aqui

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 44


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Isha Judd   
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa