Menu

Como lidar com a raiva? (Quero ser uma baixinha invocada!)

Atualizado dia 2/25/2015 10:05:12 PM em Autoconhecimento
por Patricia M. Barros


Facebook   E-mail   Whatsapp

Como qualquer outra pessoa, eu sempre quis ser amada. Isso me levou a evitar conflitos e acabei engolindo muitos “sapos”. É claro que isso não é saudável! Ser uma pessoa boa e amorosa é muito diferente de ser “boazinha”. Inclusive, em certas situações, é necessário falar para alguém que esta pessoa está agindo de maneira errada, não saudável. Isso faz parte de ser uma pessoa amorosa. Um bom amigo é aquele que também nos dá “broncas”, não é verdade?

Lidar com a raiva não é algo simples. Segundo Aristóteles, o ideal é expressar esta emoção em relação à pessoa certa, no momento certo e da maneira certa. Isso não é fácil, mas vale a pena tentar. Não é preciso ter uma atitude agressiva. O correto é expressar o que sentimos em vez de acusar a pessoa que nos aborreceu ou ofendeu. Claro que o ideal é evitar xingar ou qualquer outra atitude agressiva. Pode ser o suficiente dizer: “Não gostei do que você disse / fez”.

Há vários anos uma terapeuta disse que queria me dar instrumentos para me tornar uma “baixinha invocada”. Na época, isso não foi possível. Eu não tinha maturidade para chegar a este ponto. Mas hoje em dia, dependendo da situação, minhas atitudes podem ser muito diferentes daquelas do passado.

Certa vez o pessoal da faculdade tirou um “sarrinho” da minha cara. Na época, eu já tinha trinta anos e eles eram mais jovens do que eu, imaturos. Perguntaram qual era a minha altura. Eu respondi: “1,43 m”. Deram risada e alguém falou: “Coitada”. Na ocasião eu fiquei quieta, pois estava passando por uma fase difícil da minha vida. Hoje em dia eu responderia mais ou menos o seguinte: “Coitada por quê? Ser baixinha não atrapalhou em nada a minha vida. E o que importa na vida é aprender, evoluir como pessoa, fazer o bem!” Com estas palavras certamente eu teria calado aquelas pessoas.

Quando eu era criança me olhei no espelho e vi uma linda menina, com olhos verdes, pele e cabelos saudáveis, perfeitos, dentes que brilhavam como pérolas, nariz e orelhas pequenos, delicados... Os meus dentes da frente eram um pouco separados e grandes, mas nem por isso eu deixava de ser uma menina bonita. (Risadas) Bem, uma nuvem encobriu o meu olhar, passou pela minha mente que eu não podia me considerar bonita, pois era menor do que as outras crianças. Mas é claro que eu tenho o direito de me considerar bonita! Os padrões de beleza estão aí para que sejam questionados! É claro que todos nós somos bonitos, cada um a sua maneira!

É muito importante questionar a sociedade, que é doentia! Também não podemos deixar de lembrar que as opiniões da massa não devem ser levadas em consideração. É um chavão dizer que a massa é ignorante. Sim, é um chavão, mas também é verdadeiro. Podemos lembrar de vários eventos históricos que comprovam que a massa realmente é influenciável. Muitas pessoas deixam-se levar pelas mensagens que recebem, o que levou a vários eventos trágicos, lamentáveis...

A raiva pode ser um sentimento saudável, caso seja a reação a uma injustiça. É claro que é essencial canalizar esta emoção da melhor maneira possível. Falar, escrever sobre estes sentimentos é uma opção. Utilizar a raiva como combustível para ações positivas é o caminho correto!

Acredito que o melhor caminho é lidar com a raiva de uma maneira saudável e então deixar o sentimento ir, trilhar o caminho do perdão... Assim, torna-se mais leve lidar com certas situações e sentimentos... O amor é a resposta, já dizia John Lennon...


Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Patricia M. Barros   
Sou jornalista e advogada. Atualmente sou funcionária pública e estudante de psicologia e psicanálise. Sempre me interessei por questões que envolvem comportamento e o desenvolvimento pessoal. Espero contribuir um pouco para o bem-estar e felicidade de algumas pessoas!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa