Menu

Como o Feng Shui é aplicado?

Atualizado dia 10/18/2006 9:28:39 PM em Autoconhecimento
por Aline Mendes


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ao contrário do que costumamos ler em revistas esotéricas, o verdadeiro Feng Shui praticado na China há milênios, não se utiliza de objetos pré-determinados de cura como cristais, sinos, espelhos ou flautas. O Feng Shui Tradicional Chinês é muito mais versátil e pode se adequar perfeitamente às características de um ambiente ocidental contemporâneo.

O trabalho para equilibrar as energias do ambiente é feito com base na Teoria dos 5 Elementos, também utilizada pela Medicina Chinesa. Tudo o que existe, seja material ou apenas energia sutil, pode ser classificado em uma dessas cinco categorias energéticas: madeira, fogo, terra, metal e água. A cada elemento estão associadas formas, cores e materiais. Cada ambiente possui um tipo específico de energia sutil que interage com as energias do mundo físico. Quando as energias sutis presentes são nocivas usamos o elemento indicado como remédio para neutralizá-las. Em ambientes onde as energias sutis são benéficas utilizamos os elementos adequados para fortalecê-las.

O conceito de Yin-Yang também é de extrema importância no Feng Shui já que existem ambientes onde deve haver predomínio de energia yang-ativa - como locais de trabalho e salas de estar - e pode haver ambientes onde a energia yin-passiva é preferida - como quartos de dormir e consultórios médicos.

O Feng Shui pode ser utilizado com bom proveito em qualquer etapa da realização de uma nova construção. O ideal é que seu estudo seja feito concomitantemente ao primeiro estudo do projeto, quando são definidas a implantação no terreno, o formato da construção e a posição relativa dos cômodos dentro da construção, bem como as circulações internas. Todos estes aspectos de um projeto podem influenciar favoravelmente o potencial energético de uma construção se elaborados de acordo com o Feng Shui.

A segunda etapa recomendada para aplicação do Feng Shui seria durante uma reforma ou quando vai ser decorado um novo imóvel. Nesta etapa podem ser modificados o uso dos compartimentos, as cores dos ambientes e seus revestimentos de piso e parede, conforme a necessidade. Em imóveis já construídos e decorados pode-se realizar modificações na distribuição de móveis e objetos e suas cores, sempre se obtendo bons resultados.

Aline Mendes
Arquiteta formada pela FAU/UFRJ e coordenadora do Feng Shui Research Center Brasil
www.alinemendes.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Aline Mendes   
Aline Mendes · Terapia de Ambientes | arquitetura · interiores · feng shui · geobiologia | www.alinemendes.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa