auravide auravide

Como Praticar a Caridade?

por Vanessa Mazza Furquim

Publicado dia 10/1/2008 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Toda vez que ouvimos falar sobre caridade nos vem à mente imagens da caridade material, aquela em que se fazem doações para os menos afortunados. De fato, esta caridade é bastante válida, pois sana, mesmo que temporariamente, as dores do corpo.

Porém, as chagas da alma, aquelas mesmas que no final das contas irá causar as chagas do corpo, são as mais difíceis de curar e que recebem menos caridade moral.

E o que seria exatamente a caridade moral?

Para praticar a caridade material é necessário, mesmo na teoria, que se tenha um pouco de humildade, pois, se você for doar algo, inclusive um serviço à alguém, cheio de soberba, sua caridade será praticamente nula.

Então, para que a caridade moral seja efetiva, é preciso que o ego não esteja acima dos valores morais, tais como a ética, a compreensão, a tolerância e o respeito por outros seres humanos.

Na vida prática, isso significa evitar contendas desnecessárias em qualquer ambiente, no intuito de preservar a paz e o entendimento entre as pessoas, mesmo que isso signifique engolir o próprio orgulho ou não ter a palavra final em uma discussão.

Significa ouvir, com paciência, uma pessoa com qualquer tipo de desequilíbrio, sem ofendê-la ou fazê-la parecer ridícula com nossas correções ou conselhos.

Significa respeitar as diferentes opiniões, mesmo quando nos parecem absurdas.

Significa silenciarmos nossas crenças e pontos de vista, quando não formos solicitados, evitando assim, interferir na vida alheia, o que muitas vezes se torna pernicioso.

Significa, por fim, não fomentar conversas que depreciem os outros, simplesmente pelo prazer de vê-los em situações constrangedoras. Deixando assim, a cada um, a responsabilidade por seus próprios atos.

Dessa forma, existem inúmeras oportunidades de você praticar diariamente a caridade moral. Por isso, veja-a mais como uma atividade preventiva, que, praticada por todos e de forma constante, logo sanará a necessidade da caridade material.

Enquanto isso não acontece, pratique as duas, mas não se esqueça daquilo que é realmente essencial.

Acesse meu site: www.manik33.blogspot.com

Texto revisado por: Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16

foto-autor
Autor: Vanessa Mazza Furquim   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   


Veja também
artigo Treinando a não-mente
artigo Horário
artigo Ativação dos sentidos interiores
artigo Amigos extrafísicos

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa