Menu

Como Praticar a Caridade?

Atualizado dia 1/10/2008 5:06:22 PM em Autoconhecimento
por Vanessa Mazza Furquim


Facebook   E-mail   Whatsapp

Toda vez que ouvimos falar sobre caridade nos vem à mente imagens da caridade material, aquela em que se fazem doações para os menos afortunados. De fato, esta caridade é bastante válida, pois sana, mesmo que temporariamente, as dores do corpo.

Porém, as chagas da alma, aquelas mesmas que no final das contas irá causar as chagas do corpo, são as mais difíceis de curar e que recebem menos caridade moral.

E o que seria exatamente a caridade moral?

Para praticar a caridade material é necessário, mesmo na teoria, que se tenha um pouco de humildade, pois, se você for doar algo, inclusive um serviço à alguém, cheio de soberba, sua caridade será praticamente nula.

Então, para que a caridade moral seja efetiva, é preciso que o ego não esteja acima dos valores morais, tais como a ética, a compreensão, a tolerância e o respeito por outros seres humanos.

Na vida prática, isso significa evitar contendas desnecessárias em qualquer ambiente, no intuito de preservar a paz e o entendimento entre as pessoas, mesmo que isso signifique engolir o próprio orgulho ou não ter a palavra final em uma discussão.

Significa ouvir, com paciência, uma pessoa com qualquer tipo de desequilíbrio, sem ofendê-la ou fazê-la parecer ridícula com nossas correções ou conselhos.

Significa respeitar as diferentes opiniões, mesmo quando nos parecem absurdas.

Significa silenciarmos nossas crenças e pontos de vista, quando não formos solicitados, evitando assim, interferir na vida alheia, o que muitas vezes se torna pernicioso.

Significa, por fim, não fomentar conversas que depreciem os outros, simplesmente pelo prazer de vê-los em situações constrangedoras. Deixando assim, a cada um, a responsabilidade por seus próprios atos.

Dessa forma, existem inúmeras oportunidades de você praticar diariamente a caridade moral. Por isso, veja-a mais como uma atividade preventiva, que, praticada por todos e de forma constante, logo sanará a necessidade da caridade material.

Enquanto isso não acontece, pratique as duas, mas não se esqueça daquilo que é realmente essencial.

Acesse meu site: www.manik33.blogspot.com

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Vanessa Mazza Furquim   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa