Menu

Como querer conhecer o outro, se não me conheço?

Atualizado dia 12/13/2021 8:18:11 PM em Autoconhecimento
por Tania Paupitz


Facebook   E-mail   Whatsapp

São as pequenas diferenças do dia a dia, especialmente, aquelas que não são bem toleradas por ambos ou, um dos parceiros, que acabam sendo motivo de desgaste, dentro de um relacionamento afetivo.

Pequenos gestos diários que, denotam a falta de gentileza, a indiferença sobre o que o outro pensa ou diz, as frases mal colocadas provocando desentendimentos, o desdém, a falta de compaixão, os comportamentos ríspidos ou agressivos, a amargura e a solidão que  aos poucos vai se instalando , acabam ocasionando uma especie de ruptura emocional e espiritual entre os parceiros, provocando o distanciamento  que, num estagio anterior  haviam firmado um  pacto de  construir uma relação baseada no respeito mutuo, na cumplicidade, na afetividade recíproca.

O fato é que temos uma tendência de acreditar que aquela pessoa que está ao nosso lado, é isenta de defeitos e falhas, da mesma forma como nos enxergamos:  pessoas boazinhas e cheias de boas intenções.

E, assim como no conto de fadas, vamos fantasiando, criando “castelos mágicos” que, com o passar dos anos,  vão pouco a pouco  desmoronando  esvaindo-se através dos tempos, trazendo-nos mágoas, ressentimentos, decepções e desilusões.

 Porém, a medida que o tempo  passa, a vida vai nos ensinando que assim como nós, “ninguém é perfeito” e, contos de fada, ainda fazem parte do nosso imaginário infantil.
Este despertamento, vai ocorrendo de maneira gradual, à medida que , vamos nos tornando pessoas mais autoconscientes  compreendendo que, seria uma pretensão nossa acreditar que conhecemos o outro, quando na verdade, sequer conhecemos a nós mesmos.

Li uma “charge” bastante interessante, que diz:
“Estou decepcionado com você!  Não! - Você está decepcionado com a IDEALIZAÇÃO que tinha por mim!”

Da mesma forma, diante do autoconhecimento aprendemos que:  “Julgar uma pessoa, não define quem ela e sim quem é você!"
Isto equivale dizer que é muito mais cômodo, apontarmos o dedo para o nosso vizinho, do que de fato, reconhecermos nossa própria escuridão.

Sócrates há 470 A.C., já passava uma receita bastante significativa para a nossa atualidade, dizendo que tudo o que vamos contar ou fazer para o outro, deve passar antes, pelo “Crivo das três Peneiras”.

A primeira peneira é a da VERDADE: – O que você vai falar do outro corresponde de fato a realidade intrínseca do mesmo? Ele é de fato como você o vê?

A segunda peneira é a da BONDADE – O que você vai dizer é uma coisa positiva? Ajuda aquela pessoa a melhorar-se?

A terceira peneira é a NECESSIDADE – É conveniente fazer comentários perniciosos a respeito do outro? Isso irá melhorar a relação, resolvera alguma coisa? Ou fara você sentir-se pior, mais desanimado, revoltado, infeliz...

A conclusão de Sócrates e, com certeza a nossa , pode ser utilizada nos dias atuais: "Se o que tens a dizer não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então esqueça o problema e não te deixes enredar por ele, já que não tem serventia para nada”.

Este pequeno exemplo de Sócrates com relação as três peneiras, deveria pautar todas as relações humanas: tanto na  área  afetiva, profissional e  social.  

Concluo que se todos cumprissem seu papel , vivenciando suas verdades internas de forma justa e verdadeira, viveríamos num  mundo mais  humano ,  com pessoas aptas a se conhecerem mais profundamente, exercitando de forma plena e consciente, a pratica da Aceitação, especialmente, em relação a tudo o que nos rodeia -  inclusive o outro.

Antes de julgar, lembremos de todos estes ensinamentos, bem como, do Evangelho de Cristo - Lucas 6, 39-40:

 “Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não percebes a trave que há no teu próprio olho?

Texto Revisado






 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 119


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 30 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas como Pissarro e Van Gogh. Cursos de Pintura para Pintura em Óleo ou acrílica sobre tela -iniciantes ou não. www.taniapaupitz.com.br wathsapp - 48 999723446
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa