Menu

Como você se nutre pela manhã?

Atualizado dia 10/21/2014 5:48:11 PM em Autoconhecimento
por Renata Kindle


Facebook   E-mail   Whatsapp

O despertador chama, um dia novo que começa. Banho às pressas, café preto em três minutos ou menos, uma passada rápida pelo espelho e pronto, chaves nas mãos e saímos para o trabalho, para a escola, para a ginástica, para a missa...

Errado!

O café da manhã é o primeiro agrado, o primeiro carinho que fazemos em nós mesmos. Nem vou dizer aqui das questões de ter que ser nutritivo, balanceado e coisa e tal; deixo isso realmente para os médicos e nutricionistas, mesmo porque não entendo nada daquelas tabelas nutricionais. Mas o café da manhã é a nossa primeira refeição depois de longas horas de sono, é um dos nossos primeiros atos conscientes do dia (pelo menos meu é). Merecemos um carinho quando acordamos!

Sentarmo-nos à mesa calmamente, sem celular, encher a xícara e realmente saboreá-la, comer uma fruta, um bolo, um pão, ovos mexidos... não importa do que você gosta, o bom é comer com calma, sentir os cheiros, as temperaturas, os paladares, as texturas.

Não importa muito como você foi dormir ontem, a maneira como você se levanta hoje faz toda a diferença em como você vai viver mais um dia da sua vida.

Parece pouco só um dia, né?! Mas não é não, eu nasci "ontem" e já conto quase quarenta! Eu descobri, depois de deixar muitos "só um dia" (que juntos somam anos), que o segredo que não nos contam é que não somos senhores do tempo, não há um meio de fazê-lo voltar. Por isso, cada dia perdido ou mal com apegos infantis a um passado imutável será para sempre, mais um dia perdido.

Um bom café da manhã nos acorda para a vida que acontece, motiva nosso trabalho ou a opção por procurarmos outro que mais nos realize, não só o trabalho mas também em outros, se não em todos os setores das nossas vidas. Um café da manhã degustado com toda a calma de que pudermos nos dispor freia nosso pensamento descontrolado, trazendo-o para um lado mais lógico que emocional. Pensar não é sentir e há momentos em que precisamos somente pensar, usar a razão para decidirmos impasses, para avaliarmos as perdas e os ganhos de cada escolha, o mais adequado o que já não me serve, os projetos, uma conversa que precisamos ter e ficamos só adiando e adiando, um pedido que nunca fazemos, outro que não atendemos, a matrícula em um curso novo, o início na prática de algum esporte...

Que os nossos cafés da manhã sejam um momento agradável do dia que se inicia, que ele nos abasteça o corpo mas não atropele o espírito. Que possamos saborear cada café da manhã como se fosse o último. Um dia, será mesmo o último!

Aproveitar o café da manhã (e o dia) não é o mesmo que não medir as consequências, mas traçar nossas metas nas áreas da vida e nos colocarmos em movimento para alcançarmos o que nos propusemos.

Um dia, estaremos velhos, daí nos sentaremos na varanda com uma xícara de chá a observamos o céu. Sob os olhos da lua, cada estrela será uma das nossas realizações, não deixe o seu céu vazio de estrelas, tenha estórias pra contar e que elas tragam comoção, que despertem suas emoções, que levem seu pensamento pelo tempo, que o façam sentir que a vida valeu a pena!


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Renata Kindle   
Psicóloga clínica e hospitalar (crianças, adolescentes, adultos, casais e família); autora de alguns textos e artigos. Desenvolvedora de um trabalho piloto sobre a atuação das emoções no corpo físico, que se realiza com grupos de oficinas terapêuticas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa