Menu

Comportamentos Cristalizados!

Atualizado dia 8/2/2015 9:46:07 AM em Almas Gêmeas
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Não raro identifico em pessoas que buscam o auxilio terapêutico uma manifestação discursiva de vontade que, no transcorrer do processo revela-se uma enorme imobilidade para a modificação dita tão desejada. É algo maior do que a incoerência entre o discurso e a ação. É a cristalização dos padrões interiores. A formação de cristais se deve a uma estrutura interna constante e imutável, onde o endurecimento e perda de mobilidade das moléculas caracterizam o mesmo, tornando-se de grande dureza.
No ser humano, uma das formas de se identificar essa ocorrência é quando a pessoa escuta tudo que lhe é dito, e quando no momento da ação, comporta-se como se nada houvesse sido dito e conversado, tendo sido inclusive aceito. É isso mesmo. O comportamento nega totalmente o trabalho antecedente. É como se não tivesse existido.
A primeira reação dos que estão ao lado do “cristalizado” é de perplexidade, reação esta que será substituída por indagações que revelam a incompreensão do que está acontecendo, respondidas com afirmações de que se quer o que foi combinado, e que volta a ser negado na próxima oportunidade. A irritabilidade se instala naqueles que os cercam. A impaciência se instala e a convivência vai se tornando cada vez mais difícil.
O “cristalizado” sofre, as pessoas que o cercam sofrem. Todos sofrem. O primeiro não entende bem o que acontece e chega a se sentir incompreendido pelos demais, pois acha que esta correspondendo a tudo que se propôs. Os demais passam a não mais a acreditar que o primeiro realmente quer mudar. O convívio é tenso e chega a se tornar insuportável.
Vencer o grau de dureza de um cristal exige altas temperaturas ou um impacto de grande poder destrutivo. Nem sempre o ser humano resiste a isso, podendo se desestruturar totalmente e não mais sabendo como se posicionar frente até as coisas mais simples de sua vida. Fatores internos geram neles uma negação inconsciente sobre tudo que acreditam poder mudar, daí o acharem que estão fazendo.
Mas há também situações onde a cristalização ocorre e de forma mais simples de se identificar: é a cristalização dos pensamentos. Mais fortes que os pensamentos fixos e nem são permitidos questionamentos pelos próprios portadores. É a não abertura de possibilidades.
Toda uma vida sem a permissão de se experimentar determinadas situações, nem mesmo sonhar com elas, faz com que as pessoas nem se permitam pensar nas possibilidades de. Há dias presenciei uma pessoa assombrar-se com sua possibilidade de fazer uma viagem a Europa e ver que poderia sim. “Eu nunca imaginei que isso poderia acontecer comigo!”, disse com muito espanto.
“Pensar fora da caixinha”, “pensar fora do quadrado” são expressões que significam muito mais do que simplesmente a primeira reflexão pode mostrar. Tente deixar fora todas as bases de conhecimento e vivência tidas para olhar uma situação. Veja se consegue observá-la por novos ângulos, mantendo a tranquilidade de quando o faz por meios conhecidos? A verbalização mais comum é “isso não é possível”, “desse jeito não dá”, etc.
Do comportamento ao pensamento cristalizado, esse último muito mais presente em nosso dia-a-dia, deve servir para refletirmos o quanto estamos tornando crenças que nos atrapalham em moléculas de cristais constantes e imutáveis.
Quando se tem o “choque” de percepção a respeito, é como se houvesse ocorrido uma grande combustão interna, favorecendo a desestruturação até então existente, dando lugar a uma maior maleabilidade que possibilita então novas descobertas e novos movimentos.
Verificar onde estão baseadas essas crenças e questionar incessantemente os porquês de suas defesas por nós abrem muitas possibilidades de respostas e, mais que isso, novos caminhos que podem ser seguidos.
Escolha algo que para você foi “sempre assim”. Coloque em um papel. Questione isso de todas as formas que imaginar. Observe suas respostas sem julgamentos. Verifique se continuará sendo “sempre assim”!

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 73


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa