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Comunicação só acontece quando um fala e o outro escuta.

Atualizado dia 10/31/2007 6:56:30 PM em Autoconhecimento
por Maria Alice Leonardi


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Para que haja uma boa comunicação verbal é preciso que aquele que está falando, o faça com desenvoltura, em alto e bom som, fluentemente, com segurança, simpatia, num português de fácil compreensão, mas nunca usando gírias, palavras estrangeiras. A mensagem deve chegar para aquele que ouve de maneira clara, inteligível e ele, então entende e a retém, ou seja, escuta.

Portanto, não basta uma pessoa ouvir o que a outra diz. Todos conhecem o ditado “ouviu por um ouvido, saiu pelo outro”, ou seja, só passou o som. Escutar neste caso é ouvir, entender, fixar. Assim haverá uma boa comunicação entre as pessoas.

Contudo, quem ouve, nem sempre foi educado para isso e não presta atenção, muitas vezes já tem até uma resposta pronta, sem escutar seu interlocutor. Mas, pior é a falta de atenção para com aquele que fala (orador), mesmo que ele não seja tão bom, porque nada há de pior na comunicação oral do que um ouvinte que tenha idéias pré-concebidas fazendo pré-julgamentos com arrogância, preconceito e falta de humildade. Isso vale também para o orador, mas para o ouvinte é muito pior.

Quem vai ouvir uma palestra, uma aula ou mesmo uma conversa, deve estar disposto a isso, tendo que estar com o espírito desarmado, sem idéias pré-concebidas sobre o tema ou sobre quem falará; não pode e nem deve, logo de início fazer um pré-julgamento do que será o discurso, porque certamente deixará de ter informações, esclarecimentos ou ensinamentos que lhe seriam úteis.

Numa comunicação estamos sempre aprendendo algo. E aprender é um ato de humildade, onde as pessoas tem que ter “mente e coração abertos” para tal empreitada, portanto estará sempre tirando algo de útil do que está escutando.

Por mais que você tenha conhecimento sobre o assunto, ou cultura geral, aquilo que está sendo falado deve ter um ponto de vista diferente ou algum outro conhecimento que você não tem, então é preciso estar receptivo para aprender. É preciso paciência e essa geração-computador não está tendo mais. Querem tudo na hora e acabam não fixando, pois cultura leva tempo para se adquirir.

Como ouvintes, jamais poderemos ser ansiosos, pois perderemos tudo que o orador preparou com tanto empenho e acabaremos não aprendendo nada. Estou sendo propositalmente redundante para que isso seja fixado.

A primeira regra da Oratória é – “Para saber falar é preciso ouvir” – repito, estar de mente e coração abertos para receber a mensagem. O orador realmente deve ser bom, se fazer entender, falar com clareza, início, meio e fim, dosando seus sentimentos quando fala, porque muitas vezes eles podem atrapalhar o discurso (que é o simples ato de falar) que sairá tumultuado. Ex: uma pessoa com muita raiva. Até para uma conversa é preciso que um só fale e o outro escute, não fique ansioso para falar junto ou já estar com a resposta pronta.

Existem pessoas que estão conversando, mas sua atenção está longe... Dia desses estava caminhando com meu personal e falava um assunto muito sério e ele abruptamente, se vira e diz: "Que flor será aquela?" E depois, "...mas você estava falando mesmo..." Conclusão: Cortou o assunto e demonstrou não estar prestando atenção, ou seja, só estava ouvindo o som da minha voz, mas não estava escutando.
É justamente assim que as brigas são geradas, os desentendimentos, porque as pessoas não se dão a atenção devida.

Realmente é preciso saber ouvir com muita atenção e isso aprendemos em casa e devemos ensinar nossos filhos, porque quando damos total atenção a quem nos fala, estaremos sempre ganhando alguma coisa para o nosso crescimento e seremos, certamente, adultos sem traumas.

Por Maria Alice de Andrade Leonardi
Advogada formada pela USP, Doutora em História pela PUC
Curso de Magistério em Oratória pela Faculdade de Harvard
Professora e diretora da Academia Atheniensee de Oratória
www.academiaoratoria.com

Texto revisado por Cris

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