Menu

Conectados com o mundo e desconectados de nós!

Atualizado dia 1/27/2020 12:12:05 AM em Autoconhecimento
por Carolina Marrocos


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que tanto me assusta aqui no presente, para que eu fique em qualquer lugar, que não seja o aqui e agora?

Sim, a tecnologia contribui para o nosso processo de conexão com o mundo e com nosso lado de "fora", porém, a tecnologia não é a grande vilã, quer ver? Responda 3 perguntinhas básicas;

1) O que você almoçou ontem?

2) Você se lembra qual a roupa que usou na sexta feira, durante o dia?

3) E qual foi seu jantar no sábado ?

Difícil lembrar, estamos falando de no máximo dois dias atrás, com certeza já passou por situações do tipo; será que desliguei o ferro de passar roupa? Desliguei o gás? Fechei a janela ou a porta? Isto aconteceu minutos atrás e já não me lembro.

Afinal porque isso acontece? A resposta é simples, não vivemos o presente, desenvolvemos nossas atividades cotidianas, mais na verdade não estamos no presente, a tarefa executada usa o nosso corpo que está 100% presente, porem nossa mente está em outro lugar, seja no que temos que fazer, ou naquele problema para resolver ou algo que ficou no passado.

O fato é que a falta da presença nos torna seres desconectados de nós mesmos, deixamos de perceber o que é básico, como os sinais que nosso corpo nos envia, avisando que algo não está bem, estamos muito longe do presente para perceber o que está dentro de nós.

A desconexão nos adoece, o corpo adoece a mente adoece, perdemos as respostas para questões simples, o que gosto e o que não gosto? Vivemos como mortos vivos, sem perceber que a cada dia, estou mais distante de mim mesmo. A ansiedade, a síndrome do pensamento acelerado, até mesmo depressão e suas variações, são consequências também da nossa desconexão.

Afinal, o que há de tão ruim aqui no presente, que necessito estar em qualquer lugar que não seja no aqui e agora? As respostas são muitas, um trabalho que você odeia, uma profissão escolhida que não era seu sonho, um casamento desmoronando, ou o simples fato que crescemos assim, de pai para filho não aprendemos sobre presença. Se a conexão não acontece por bem, de modo consciente, pode acontecer da pior forma, aprendemos as duras consequências da desconexão, seja através de uma doença grave ou um luto de uma pessoa querida, são momentos que voltamos para dentro de nós, e assim começamos a questionar o que é básico, será que estou fazendo o que me deixa feliz? Compensa o preço que estou pagando?

São perguntas inevitáveis quando uma situação grave acomete nossas vidas. Mesmos de forma dolorida, vai perceber que é simples, voltar a sua conexão, seus questionamentos nessas situações, levarão de forma natural, você estar mais presente e assim perceber aquele domingo de sol e sentir o quanto o seu corpo agradece por receber aquela temperatura quentinha, saborear aquele sorvete com o filho e se dar conta o quanto ele fica feliz, constatar o sorriso do seu pai e da sua mãe ou seus avós contando histórias do passado.

Simples assim, o presente se declara! Estar presente nos seus atos, vai te desenvolver na totalidade, você se torna uma pessoa mais intuitiva, consegue perceber pequenas alterações no ambiente, seja no trabalho ou em casa, os sinais de desconforto do corpo e mente poderão ser percebidos antes que o pior aconteça, já existem estudos que apontam que a intuição não está relacionado as questões místicas ou mágicas, são pessoas mais presentes de suas ações e unem em um processamento cerebral as suas vivências e experiências e o aqui e agora, de forma rápida, une as duas pontas, e assim se tornam pessoas mais intuitivas e assertivas em suas decisões.

A BBC, em 2018, abordou o assunto intuição; “Pesquisas sugerem que o cérebro é uma grande máquina de previsões, constantemente comparando a informação sensorial e as experiências atuais com o conhecimento depositado e as memórias de experiências passadas. Cientistas chamam isso de "estrutura de processamento preditivo". link Note no texto, “as experiências atuais”, só podemos perceber as experiências atuais se estamos presentes, se estamos aqui só de faz de conta, não vamos lembrar ou perceber tais experiências.

Deixo aqui algumas dicas, para que o seu dia tenha mais presença;

1) . Dedique momentos para estar de fato presente na ação, por exemplo; seu almoço; olhe para seu prato, veja as cores, sinta o peso do garfo, sinta o cheiro da comida, faça esse exercício, antes de começar o almoço e nas primeiras garfadas, com certeza depois de dois dias, ainda vai se lembrar o que você comeu. Pode fazer o mesmo exercício na hora do banho, quando estiver dirigindo, em uma reunião de trabalho, perceba o que o aqui e agora te mostra e desfrute do presente.

2) Pratique meditação, relaxamento, yoga, mindfulness, são técnicas que irão te ajudar a estar mais presente, e dessa forma perceber seu corpo e como consequência sua mente.

3) Espiritualidade, se conecte com o que você acredite, a oração, é uma das formas mais poderosas de estarmos presentes.

4) Exercícios de Gratidão, agradecer o que aconteceu no seu dia, fará você se lembrar dele e dos fatos e acontecimentos que gostaria de agradecer.

5) Nos momentos que se perceber, ansioso, ou com pensamentos acelerados, se retire do local e faça respirações profundas, perceba o movimento que seu corpo faz, o ar que sai pelas narinas, o movimento do seu tronco e da sua barriga, serão 30 segundos, para que você possa se conectar novamente.

No livro da “A morte é um dia que vale a pena viver”, a médica Ana Claudia Quintana, descreve; “ Estão ausentes da própria existência, e isso talvez seja a maior causa de arrependimento experimentado no fim da vida”.

A médica complementa; “ Não há espaço para falar sobre morte com pessoas que não estão vivas em suas vidas”.

Desejo que a partir de hoje, você estabeleça para sua vida a mais sagrada presença e que possa de fato voltar a viver e não apenas desfrutar do pobre e simples existir, tendo você, apenas você, a sua melhor companhia. Uma semana de muita presença!
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Carolina Marrocos   
Economista e Psicóloga, atuo como Diretora em uma área estratégica no segmento Educacional. Desenvolvimento em projetos comunitários, saúde e sociais como Psicóloga especializada em Psicóloga Transpessoal. Linkedin https://www.linkedin.com/in/carolina-da-silva-marrocos-de-andrade-3b7a471b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa